5 dicas para otimizar seu tempo usando o Laudite

12 de agosto de 2022

O Laudite é um software de reconhecimento de voz para laudo que tem como objetivo otimizar as tarefas relacionadas à emissão de laudos radiológicos.

Criado com tecnologia brasileira, o Laudite se diferencia pelo vocabulário médico em português, o que garante elevada acurácia na transcrição dos conteúdos ditados. 

Como funciona o Laudite?

O Laudite é uma ferramenta que conta com Inteligência Artificial (IA) para promover uma experiência de uso fácil, otimizada e moderna ao usuário.

Utilizam-se algumas soluções da IA como aprendizado de máquina e Processamento de Linguagem Natural (PLN) para que o software melhore constantemente conforme as preferências do usuário e tenha uma comunicação mais fluida, sendo capaz de entender expressões variadas e sotaques.

A base da operação da tecnologia é seu reconhecimento de voz, assim o médico radiologista pode ditar os achados clínicos do exame enquanto a ferramenta faz a transcrição em tempo real para o documento.

Além dessa função primordial do Laudite, existem outras funcionalidades que garantem a otimização do tempo do profissional e facilidade no uso da ferramenta.

Entre os recursos que garantem mais praticidade no dia a dia destacam-se:

  • armazenamento em nuvem com função auto save e mobilidade entre diferentes dispositivos;
  • opção multi abas viabilizando trabalhar em mais de um laudo simultaneamente;
  • autotextos, com trechos e frases usados com recorrência disponíveis por comando;
  • função para revisão que identifica de forma automatizada erros comuns e previsíveis;
  • armazenamento dos diferentes modelos de máscaras usados pelo profissional de acordo com tipo de exame e instituição atendida.

Outro recurso do Laudite são os comandos, que podem ser ativados por voz, facilitando as operações do dia a dia. 

Conhecer os comandos mais usados e práticos da ferramenta é fundamental para um uso otimizado, com aumento da produtividade e melhor direcionamento do tempo.

5 comandos do Laudite para otimizar seu tempo

Os comandos do Laudite são funcionalidades básicas da ferramenta que podem ser acionadas por voz, de forma a não interromper o fluxo do ditado e concentração do profissional no exame que está sendo laudado.

Conheça algumas dessas opções para o melhor domínio da ferramenta de laudo que ajudarão na rotina:

1. Criar listas

As listas são muito úteis para organizar e elencar elementos do laudo, sendo um recurso comum na emissão desse tipo de documento.

Com o Laudite é possível transformar trechos do conteúdo do laudo em listas usando diferentes comandos de acordo com o tipo de layout almejado. São eles: 

  • lista tipo 1 – para pontos;
  • lista tipo 2 – para traços;
  • lista tipo 3 – para asterisco;
  • lista tipo 4 – para números.

2. Apagar todo o restante

Outra função que ajuda na produtividade do dia a dia é o comando “apagar todo restante”, pelo qual a ferramenta vai deletar todo o conteúdo que estiver abaixo do cursor quando a solicitação for realizada.

Esse tipo de recurso é importante para evitar erros no laudo ao mesmo tempo em que facilita o uso de estruturas pré-definidas de laudos anteriores, agilizando a emissão do documento.

3. Calcular volume 

Na área radiológica, diversos diagnósticos e monitoramento do quadro dos pacientes demandam cálculos durante a emissão do laudo.

Abarcando essa demanda comum dos radiologistas, o Laudite conta com uma função específica pela qual é possível automatizar o cálculo do volume.

Na ferramenta, o comando de voz “calcular volume X por Y por Z” permite obter esses valores sem a necessidade de usar calculadora para desempenhar a tarefa.

4. Incluir campo 

O comando “incluir campo” foi uma demanda solicitada pelos usuários do Laudite resultando em uma atualização na plataforma para contemplar essa nova função.

Para aqueles que usam o campo de edição nas máscaras, o incluir campo garante mais agilidade para incorporar trechos nos laudos.

5. Comandos matemáticos 

Como visto, os comandos matemáticos são importantes na emissão de laudos radiológicos tanto para auxiliar na avaliação do quadro de um paciente, confirmando ou não as hipóteses diagnósticas, como para acompanhamento de longo prazo.

Nesse sentido, o Laudite disponibiliza alguns comandos para quadros específicos como cálculos matemáticos que ajudam na avaliação da função renal, esteatose e redução vertebral.

Com esses recursos, o uso diário do Laudite para laudar exames radiológicos torna-se mais intuitivo, prático e eficiente.

Como consequência das diferentes funções da ferramenta, há um ganho direto na produtividade do radiologista devido à otimização do tempo.

Aprender a usar a ferramenta e dominar os diferentes recursos disponibilizados é um passo importante na incorporação do Laudite na rotina do setor radiológico e também na prática profissional.

Ver outros posts