5 maneiras de otimizar o atendimento na sua clínica
Saiba como otimizar o atendimento na clínica com passos simples, mas que viabilizam a melhora da experiência do paciente
Otimizar o atendimento na clínica é um objetivo comum de muitos gestores que encontram-se sem ideias de como melhorar tanto a qualidade quanto a eficiência dos serviços prestados.
De fato, atualmente, a qualidade do atendimento médico, desde a recepção até a alta, é uma questão indispensável à capacidade da clínica de reter e fidelizar pacientes.
As pessoas almejam experiências mais personalizadas e, ao mesmo tempo, eficientes. No caso da saúde, deve-se adicionar ainda a humanização do suporte. A seguir, saiba como alcançar tais resultados.
5 práticas para otimizar o atendimento na clínica
Quando o assunto é otimizar o atendimento na clínica muitos gestores pensam em inovar ou colocar em prática ideias mirabolantes.
Entretanto, fazer o básico com excelência pode ser o suficiente para um atendimento de qualidade e que atraia e retenha pacientes. Confira como.
1. Definição de políticas e valores
Muitos gestores de saúde não se atentam a essa prática que está alinhada à base da clínica.
A estruturação de políticas e valores direcionam toda a estratégia e processos da clínica, pois determinam o que será priorizado pelos gestores e equipes e qual imagem será transmitida aos pacientes.
Assim, trata-se de um primeiro passo. Atualmente, a humanização da saúde é um tema em voga, mas a forma como ela será incorporada aos processos é muito particular, demandando estratégia e clareza por parte da gestão.
2. Processos claros
Com valores definidos, a etapa seguinte é garantir que o fluxo de processos estabelecido reproduza esses elementos em todas as etapas do atendimento ao paciente.
Além de alinhamento com os valores, a definição de processos claros é importante para mitigar erros operacionais no dia a dia, com os profissionais tendo clareza sobre como devem agir e atender os pacientes em cada contexto.
3. Seleção e treinamento das equipes
Muito se fala sobre o treinamento das equipes para otimizar o atendimento na clínica, o que, de fato, é importante.
Entretanto, destaca-se também a importância da etapa de seleção da equipe, que deve viabilizar a contratação de profissionais que compartilhem dos valores da clínica.
Com isso, os processos deixam de ser mecânicos e tornam-se mais naturais e fluídos, impactando positivamente a experiência do paciente.
4. Infraestrutura adequada
Pode não parecer, mas o layout do espaço, como da recepção, sala de espera e consultórios influencia não apenas a satisfação do paciente com o ambiente, como afeta a eficiência dos atendimentos.
Os espaços devem ser pensados considerando o fluxo médio de pessoas e serem estruturados de forma a facilitar o suporte aos pacientes.
5. Modernização das ferramentas
Para otimizar o atendimento na clínica é preciso fazer investimentos estratégicos e conscientes em ferramentas e tecnologias.
Elas são sim aliadas a melhora da eficiência e qualidade dos processos, mas desde que façam sentido na operação da clínica.
Um exemplo é o software de voz para laudo, ferramenta que gera ganhos de eficiência na hora de emitir laudos radiológicos.
Assim, a otimização do atendimento é viável com passos simples, desde que haja um alinhamento estratégico com os objetivos da clínica.
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