7 tecnologias indispensáveis para qualquer clínica radiológica em 2024
As novas tecnologias digitais promovem eficiência, otimização e segurança à clínica radiológica. Conheça em quais investir em 2024
A modernização da clínica radiológica é um processo indispensável para garantir serviços mais eficientes aos pacientes e eficiência operacional em um cenário cada vez mais digital.
Os gestores da clínica radiológica precisam avaliar estrategicamente quais são as tecnologias mais necessárias que levam a resultados operacionais mais competitivos, seja com redução de gastos como capacidade de atendimento.
Quais as principais tecnologias para clínica radiológica em 2024?
As tecnologias voltadas à clínica radiológica são direcionadas à qualidade do serviço médico, automação de processos e maior organização das tarefas. Conheça quais são as 7 indispensáveis para investir em 2024.
1. Sistemas de Imagem Digital Avançada
O primeiro investimento indispensável para modernização da clínica radiológica é em Sistemas de Imagem Digital Avançada, como radiografia digital, ressonância magnética e tomografia computadorizada (TC) de última geração.
Eles aliam maior eficiência operacional em relação aos sistemas analógicos com elevada qualidade diagnóstica e melhor integração com novos sistemas digitais de radiologia.
2. Inteligência Artificial na interpretação de imagens
As clínicas radiológicas na vanguarda das novas tecnologias têm implementado, com sucesso, ferramentas de inteligência artificial (IA) para auxiliar em processos cotidianos.
A IA não é mais uma idealização utópica, mas tem aplicações cotidianas práticas na radiologia.
Um exemplo é a integração com sistemas de radiologia para interpretação de imagens radiológicas.
Os resultados incluem melhora da precisão diagnóstica, redução de tempo de emissão do laudo e eficiência operacional.
Veja também: Dicas para avaliação de produtividade clínica
3. Protocolos avançados por Ressonância Magnética (RM)
Com o rápido desenvolvimento tecnológico observa-se uma ampliação das possibilidades diagnósticas com equipamentos de última geração.
Um exemplo é a ressonância magnética funcional (fMRI) que permite explorar funções cerebrais específicas, como memória, linguagem e função motora, possibilidades anteriormente reservadas à tomografia computadorizada.
Da mesma forma, as técnicas de imagem de alta resolução contribuem diretamente na precisão diagnóstica e achados precoces.
4. Sistemas de Arquivamento e Compartilhamento de Imagens (PACS)
Os sistemas PACS não são novidade, mas com a digitalização dos processos na radiologia em geral, as funcionalidades da ferramenta tornam-se mais indispensáveis para organização e eficiência da clínica radiológica.
Os sistemas PACS mais avançados e modernos contribuem em atividades como o armazenamento, recuperação e compartilhamento eficiente de imagens radiológicas.
5. Reconhecimento de voz para laudo
Atualmente, os médicos radiologistas podem contar com ferramentas de reconhecimento de voz para laudo, com inteligência artificial e processamento de linguagem natural para otimizar o tempo.
Essas tecnologias são desenvolvidas considerando as especificidades da linguagem técnica da área radiológica, o que garante maior precisão, agilidade e confiabilidade na emissão de laudos radiológicos.
6. Telessaúde e Teleinterpretação
A soma de uma legislação específica e a modernização tecnológica viabilizaram que práticas de telessaúde e teleinterpretação fossem incorporadas na rotina dos profissionais e pacientes.
Atualmente, as plataformas de telessaúde e teleinterpretação oferecem mais segurança e agilidade ao permitir a comunicação remota entre radiologistas e outros profissionais de saúde.
7. Realidade Aumentada e Virtual na Radiologia
A Realidade Aumentada e Virtual tem sido aplicada às práticas radiológicas visando melhorar a visualização e o planejamento de procedimentos radiológicos.
Com isso, profissionais de saúde têm maior previsibilidade sobre procedimentos, o que também aumenta a segurança do paciente.
Assim, as tecnologias direcionadas à clínica radiológica garantem eficiência, otimização de processos e segurança na área da saúde, beneficiando profissionais de saúde, gestores e pacientes.
Ver outros posts