8 tecnologias inovadoras na área da saúde
As tecnologias inovadoras na área da saúde operam em diferentes frentes, como prevenção, diagnóstico e tratamento, incluindo soluções em inteligência artificial e software de reconhecimento de voz para laudo, por exemplo.
Os benefícios dessas soluções são variados, incluindo redução de custos, eficiência operacional, maior acessibilidade aos serviços de saúde, automação de processos, monitoramento de pacientes a distância, aumento da produtividade dos profissionais, ganhos de qualidade e outros.
A seguir, conheça 8 tecnologias inovadoras da área da saúde e como elas podem transformar os processos médicos.
1. Inteligência artificial
A inteligência artificial já tem diferentes aplicações na área da saúde, como por exemplo, na pré-avaliação de exames radiológicos em busca do diagnóstico precoce de patologias.
Além do uso clínico em si, a tecnologia permite um aumento do conhecimento dos profissionais. Softwares de aprendizado de máquina, por exemplo, podem identificar pacientes com tendência ao transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) de acordo com o perfil.
Na área oncológica, o uso da IA para detecção precoce de patologias tem viabilizado diagnósticos em menos tempo, o que contribui nas chances de recuperação de pacientes.
2. Impressoras 3D
A impressão 3D tem diferentes aplicações na área da saúde, sendo usada, por exemplo, na confecção de próteses com alto nível de detalhamento, órgãos e tecidos humanos.
No campo da educação em Medicina, a tecnologia também pode agregar ao viabilizar materiais para estudo mais detalhados e realistas.
3. Telemedicina
A telemedicina é um campo promissor e fundamental na ampliação do acesso aos serviços de saúde e que está diretamente relacionada às inovações tecnológicas.
Na telemedicina práticas como consulta, educação, diagnóstico e monitoramento são possíveis a distância, evitando a falta de acesso decorrente da limitação da infraestrutura local.
Faz parte da telemedicina, por exemplo, a telerradiologia, na qual exames radiológicos realizados localmente na clínica ou hospital são laudados a distância por um radiologista que recebe e envia a documentação referente ao laudo por um software específico.
4. Cirurgias robóticas
As cirurgias robóticas são outra tendência entre as inovações em saúde, uma vez que aumentam o nível de precisão e detalhamento dos procedimentos, tornando as técnicas, mesmo as complexas, menos invasivas.
Dessa forma, pacientes e médicos são beneficiados por protocolos mais ágeis e eficientes que garantem uma cirurgia com menos riscos de complicações e uma recuperação mais rápida e com maior conveniência ao paciente.
Na cirurgia robótica une-se o desenvolvimento tecnológico de ponta com a qualificação dos cirurgiões que manuseiam os equipamentos.
5. Prontuário eletrônico
O prontuário eletrônico é uma das tecnologias em saúde que mais crescem nos últimos anos devido aos diferentes benefícios que proporciona à operação da clínica ou hospital.
Por meio do prontuário eletrônico os dados relacionados ao atendimento, diagnóstico e tratamento do paciente ficam disponíveis em formato digital para toda a equipe com agilidade e segurança.
Além das rápidas atualizações dos dados que podem ser acessados remotamente, a solução também extingue a necessidade de arquivos físicos que são custosos, menos eficientes e menos seguros ao sigilo médico.
6. Big Data
O Big Data consiste no uso de grandes conjuntos de dados para fornecer inteligência às operações das instituições de saúde e também nos protocolos médicos.
Com a formação de bancos de dados integrados, os gestores conseguem ter uma visão mais completa e realista sobre a operação, como tempo de atendimento, tempo de internação, disponibilidade de leitos, patologias mais comuns, entre outras.
Em maior escala, o Big Data é usado para fornecer inteligência às secretarias e ministérios, viabilizando uma gestão da saúde mais acertada e condizente com as necessidades.
7. Internet das Coisas
A Internet das Coisas (IoT) consiste em dispositivos conectados à internet. Uma das formas que essa solução foi difundida foi por meio dos dispositivos vestíveis, como relógios inteligentes.
Eles fazem o monitoramento contínuo de sinais vitais e podem contribuir para que o paciente tenha uma participação mais ativa no próprio tratamento, além de viabilizar o acompanhamento médico à distância.
Os dispositivos também podem ser usados na própria infraestrutura hospitalar contribuindo em diferentes operações organizacionais.
8. Software de reconhecimento de voz para laudo
O software de voz para laudo, como do Laudite, é uma tecnologia que permite que médicos radiologistas emitam laudos ditando os achados para o sistema que faz a transcrição dos resultados.
A tecnologia tem diferentes funcionalidades para contribuir na tarefa de emissão dos laudos, como autosave, multiabas, máscaras preferidas, frases mais usadas e outras.
Com inteligência artificial, aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, o software de reconhecimento de voz para laudo aumenta a produtividade dos médicos radiologistas e simplifica a emissão de laudos.
Portanto, diferentes tecnologias inovadoras podem ser usadas no dia a dia da saúde para promover mais eficiência, qualidade dos processos, produtividade aos profissionais, redução de custos e ampliação do atendimento.
O software de voz para laudo como as demais tecnologias já transformam a área da saúde com expectativas promissoras para o futuro da área.
Ver outros posts