Como evitar erros na gestão de serviços em radiologia?
Saiba como mapear erros na gestão de serviços radiológicos e mitigar esses problemas por meio do investimento em estratégias confiáveis de modernização.
O objetivo dos gestores é sempre buscar soluções que permitam mitigar e evitar erros na gestão de serviços de radiologia, uma vez que eles comprometem o diagnóstico dos pacientes, confiabilidade da clínica e qualidade do atendimento.
De fato, a otimização de processos nos serviços de radiologia precisa ser constante, ora para minimizar os erros de gestão e operação, mas também para promover melhorias contínuas nas atividades desempenhadas, em um mercado cada vez menos tolerante com amadorismo.
Dessa forma, a atuação dos gestores deve ser focada tanto em evitar erros, como também em alcançar avanços. Confira a seguir dicas relacionadas com essas propostas.
7 dicas para evitar erros na gestão de serviços de radiologia
Para evitar erros na gestão de serviços de radiologia é importante que se desenvolva uma estratégia própria, considerando inicialmente o cenário da clínica ou hospital e como é possível melhorar.
Com isso, a solução sempre dependerá dos principais problemas mapeados, garantindo uma abordagem mais personalizada e qualificada aos desafios identificados.
Apesar dessa necessidade de personalização, a seguir apresentamos algumas dicas para evitar erros na gestão de serviços de radiologia baseadas em problemas comuns e frequentes nesse setor.
1. Investir em qualificação das equipes
A qualificação das equipes do setor de radiologia deve ser constante, considerando técnicos em radiologia, médicos radiologistas, recepcionistas, enfermeiros e outros profissionais.
Além da formação básica, a clínica ou hospital podem investir em programas próprios de qualificação, como cursos, workshops, palestras etc.
Nesse tipo de formação o foco não é tanto as habilidades básicas da área, devendo ser focada nos processos específicos da instituição e oportunidades de melhoria identificadas, mas também avanços identificados no exercício da profissão.
2. Estabelecer processos fluídos e claros
A qualidade, fluidez e clareza dos processos são determinantes para evitar erros na gestão de serviços de radiologia, pois muitos dos problemas associados à área devem-se a ineficiência e gargalos operacionais.
Dessa forma, os gestores devem mapear como ocorre cada etapa do atendimento, emissão do laudo, devolução ao paciente e retorno médico, verificando pontos para otimização nos procedimentos adotados.
Além de agilizar e aumentar a eficiência dos processos, esse passo é importante para a padronização, evitando falhas e erros.
3. Fazer treinamento com os novos contratados
O momento mais propício para um profissional ser instruído sobre suas obrigações e processos de atendimento em saúde é quando ele é contratado e está mais receptivo a compreender as especificidades da instituição.
Dessa forma, um programa de treinamento para contratados permite já estabelecer desde o início quais são os valores e missão institucionais, como é a cultura organizacional, quais as funções e como elas devem ser executadas.
4. Atentar-se à segurança digital
Atualmente muitos processos são digitalizados, como agendamento de exames, envio de exames e laudos, entrega de exames, compras de insumos, entre outros.
Por conta da digitalização da operação em clínicas e hospitais é fundamental que os gestores invistam em segurança digital para minimizar erros e falhas decorrentes de problemas tecnológicos, como invasões, vazamentos ou mesmo desatualização de um software.
5. Investir para melhorar a imagem radiológica
Um problema recorrente nos processos dos serviços em radiologia deve-se à necessidade de repetição de exames, o que reduz a produtividade da clínica e aumenta a exposição do paciente à radiação.
Por conta disso, a clínica ou hospital deve ter um compromisso com a melhora da imagem radiológica, especialmente quando os pedidos para refazer algo, ou erros de diagnósticos, apresentam taxas elevadas.
Algumas abordagens para melhorar esse aspecto é investir em equipamentos digitais e também qualificar o técnico em radiologia para posicionamento correto do paciente.
6. Valorizar o relacionamento com o paciente
Para evitar erros na gestão de serviços de radiologia é importante valorizar e priorizar o relacionamento com o paciente, o que acontece por meio de um atendimento mais humanizado e eficiente.
Por exemplo, informar o paciente sobre o tempo para entrega do laudo radiológico e, especialmente, cumprir o prazo. Isso depende de uma avaliação confiável sobre o fluxo de laudos e exames e comprometimento da equipe para atender os períodos indicados.
7. Investir na modernização dos processos
A modernização dos processos na área da saúde impacta diferentes departamentos, incluindo os serviços em radiologia.
A tecnologia tem contribuído para tornar os processos mais ágeis, eficientes, confiáveis e seguros. Um exemplo disso é o software de reconhecimento de voz para emissão do laudo radiológico.
Por meio dessa tecnologia, o médico radiologista pode ditar seus achados ao sistema que faz a transcrição em texto, além de recursos adicionais para máscaras, revisões, formatações e outros.
Tal ferramenta torna o processo de laudar um exame mais rápido e eficiente, melhorando a produtividade do profissional ao mesmo tempo em que garante uma elevada qualidade do laudo. Com o tempo mais disponível, o médico pode se dedicar a outras tarefas importantes, como por exemplo, relacionamento com pacientes e médicos solicitantes.
Portanto, para evitar erros na gestão de serviços de radiologia é importante que os gestores avaliem as especificidades da clínica ou hospital, mas principalmente, estejam abertos a uma abordagem múltipla, garantindo otimizações em várias frentes.