O que é RIS?
O Sistema RIS oferece diversos benefícios às clínicas radiológicas devido às funcionalidades que otimizam e organizam os fluxos de processos. Conheça mais aqui!
O RIS – Radiology Information System, traduzido como Sistema de Informação em Radiologia – é uma tecnologia com diversas funcionalidades desenvolvidas pensando nas necessidades clínicas e centros de diagnóstico por imagem.
O objetivo do RIS é atender demandas relacionadas à organização e planejamento das atividades, estruturando processos de forma mais produtiva e com qualidade.
Com o uso da tecnologia, diferentes etapas do fluxo de trabalho da clínica radiológica podem ser automatizadas, o que promove processos mais ágeis e redução dos erros operacionais.
A seguir entenda quais os recursos desse sistema e como ele pode trazer vantagens à operação de centros de radiologia.
Quais os recursos do RIS?
O RIS permite a centralização das informações e processos radiológicos, podendo ser integrado com outras ferramentas como PACS, central de laudos e software de voz para laudos.
Uma das vantagens dessa solução é que ela pode ser personalizada às necessidades da clínica, de forma a operar com recursos condizentes com a realidade da instituição.
Portanto, o RIS é dotado de diversos recursos que precisam ser conhecidos pelos gestores e profissionais da saúde antes dessa opção ser incorporada. Conheça a seguir!
- agendamento: organiza os processos de agendamento de horários de exames, avaliando inclusive pormenores como conflitos, a falta de autorização por parte do convênio, liberando o horário;
- recepção: devido à integração com a agenda permite a otimização do atendimento, como organizando a ordem de chamada em painéis;
- rastreabilidade do atendimento: os documentos e a agendamentos podem ser consultados por médicos que têm acesso fácil ao histórico do paciente, laudos e acessos, evitando a perda de informações;
- módulo de laudos: pode ser integrado com software de reconhecimento de voz para ditar os laudos, garantindo mais agilidade aos médicos radiologistas e também organização das demandas;
- controle financeiro: o RIS tem recursos para gerenciar as demandas financeiras da clínica, como honorários médicos, controle de cobranças, recebimentos, convênios e glosas;
- entrega de exames online: recurso para que pacientes ou médicos possam acessar os laudos radiológicos de qualquer dispositivo 24 horas por dia, facilitando a devolutiva dos exames e garantindo agilidade nesses processos.
É fundamental que ao escolher o sistema RIS mais adequado às clínicas e centros de diagnóstico por imagem os gestores considerem quais são as necessidades mapeadas e se as funcionalidades da solução atende essas demandas.
Também é possível adquirir ferramentas adicionais, avaliando se elas podem ser integradas com a solução escolhida.
Quais as vantagens para as clínicas radiológicas?
As clínicas radiológicas e centros de diagnóstico podem observar uma série de benefícios relacionados à adoção do RIS.
Conhecê-los, previamente, é fundamental para analisar se a tecnologia atende às demandas identificadas. A seguir, conheça as principais vantagens do RIS.
Atualização das informações em tempo real
Um aspecto crítico nas instituições de saúde não é apenas cadastrar as informações, mas mantê-las atualizadas para reduzir o tempo de resposta.
O RIS permite esse controle ao automatizar tarefas. Após um cancelamento de exame, por exemplo, imediatamente o profissional já pode ver que existe um tempo ocioso que fica disponível para novos agendamentos.
Essa atualização também é importante para que gestores avaliem o desempenho das equipes com base em dados confiáveis.
Fácil acesso às informações
Com o fluxo automatizado de informações do RIS na radiologia é possível ter mais agilidade e qualidade na tomada de decisão que passa a ser baseada na situação real da operação.
As informações de agenda, atendimento, emissão de laudos e devolução dos exames aos pacientes são automatizadas garantindo processos rápidos e facilmente consultados pelos gestores.
Pesquisa rápida de histórico
Todos os processos operados por intermédio do RIS ficam armazenados, o que permite que a equipe e médico responsável possam acessar informações sempre que necessário.
Apenas com um dado simples, como o CPF do paciente, é possível buscar todo o histórico dele evitando que perdas de laudos e exames prejudiquem o monitoramento dos quadros, o que beneficia a emissão de diagnósticos e também no tratamento.
Aumento de produtividade
Os recursos do RIS facilitam, automatizam e organizam os fluxos da clínica radiológica, resultando em profissionais mais produtivos e redução dos erros operacionais.
Dessa forma, há ganhos de produtividade em todos os departamentos, e não apenas no atendimento radiológico em si, contribuindo para uma instituição com melhor desempenho e satisfação, tanto da equipe quanto dos pacientes.
Redução das taxas de no-show
As taxas no-show consistem no período de ociosidade de um equipamento ou profissional, como quando um exame radiológico deixa de ser realizado pois o paciente não veio à clínica .
Com o RIS o agendamento é automatizado e logo após um cancelamento o horário é disponibilizado para os demais pacientes, de forma a reduzir os períodos de ociosidade e evitar demora do atendimento.
Além disso, a ferramenta pode contar com módulos de confirmação de exames e pré-autorização pelo convênio, reduzindo problemas na gestão do tempo.
Segurança dos dados
Processos analógicos ou descentralizados são mais suscetíveis a erros e equívocos que reduzem a segurança dos dados dos pacientes.
Por se tratar de uma área sensível, ter processos e tecnologias que garantam a proteção de dados, minimizando riscos de vazamentos, é determinante para a longevidade do negócio.
Verifica-se assim que o RIS garante uma série de benefícios às clínicas e centros de radiologia devido aos recursos disponibilizados. Conhecendo tais diferenciais, os gestores podem tomar decisões mais acertadas e conscientes sobre o investimento na solução.