Como o laudo a distância tem aumentado a eficiência de clínicas e hospitais
Adoção do laudo a distância promove melhorias operacionais nas clínicas e hospitais, beneficiando ainda a equipe radiológica e os pacientes. Veja mais aqui!
O laudo a distância é uma opção cada vez mais comum em clínicas e hospitais devido aos benefícios identificados após a adoção desse tipo de serviço terceirizado altamente especializado.
Entender como funciona o laudo a distância e também quais as vantagens ele pode proporcionar à clínica e hospital é fundamental na avaliação dos gestores. Saiba mais a seguir.
O que é o laudo a distância?
No laudo a distância o processo de emissão de laudos radiológicos é dividido entre duas instituições:
- na clínica ou hospital: a instituição é responsável pela realização do exame radiológico no local, sendo conduzido por um técnico em radiologia e seguindo as diretrizes do Conselho Federal de Medicina (CFM) de acordo com o tipo de aparelho radiológico. Após a captação das imagens pela radiologia digital elas são encaminhadas à empresa parceira;
- na empresa de telerradiologia: por meio da telerradiologia (radiologia a distância) as solicitações de exames são encaminhadas aos especialistas que avaliam o exame pelo computador e emitem o laudo médico que é enviado novamente à clínica ou hospital pelo mesmo software.
Portanto, o laudo a distância consiste em um documento médico com os resultados de um exame que foi realizado localmente na clínica ou hospital e laudado por um médico radiologista de uma empresa de telerradiologia parceira.
A alteração refere-se aos procedimentos para emissão do laudo médico, sem comprometimento da qualidade ou validade desse documento.
Como o laudo a distância beneficia a eficiência de clínicas e hospitais?
A opção cada vez mais comum pelo laudo a distância deve-se aos benefícios que essa modalidade propicia às clínicas e hospitais, gerando vantagens aos gestores, profissionais da saúde e também pacientes.
Redução de custos
O primeiro benefício do laudo a distância e motivação para muitos gestores hospitalares é a redução de custos.
A economia ocorre pela menor necessidade de contratação de profissionais especializados, mas também por melhor gestão de folgas, plantões e escalas para colaboradores da área radiológica.
A terceirização de serviços também promove redução dos custos para manutenção da infraestrutura interna.
Agilidade na entrega
Os serviços de telerradiologia operam com uma agilidade elevada, sendo que algumas solicitações de emergência podem ter o retorno dentro de até uma hora, enquanto demandas rotineiras costumam ser atendidas em até 24 horas.
Essa rapidez na entrega dos laudos a distância na telerradiologia promove um melhor atendimento aos pacientes, evitando tempo maior de espera pelo diagnóstico o que, em alguns casos, pode influenciar até mesmo os prognósticos.
Profissionais especializados
Para muitas clínicas e hospitais é difícil manter no seu quadro de colaboradores profissionais altamente especializados, como radiologistas com especialização em neurologia, cardiologia e outras áreas.
Essa dificuldade deve-se a baixa demanda para esses tipos de exames especializados. No entanto, como a empresa de telerradiologia atende diferentes instituições de saúde há uma demanda aumentada por tais serviços.
Com isso, o laudo a distância viabiliza avaliações especializadas, o que melhora a interpretação das informações do exame, contribuindo para um diagnóstico mais detalhado.
Modernização da infraestrutura
Para início do atendimento com laudo a distância, dependendo da estrutura atual, é preciso que a clínica ou hospital faça um investimento inicial para sua modernização incluindo computadores, servidores ou computação em nuvem, equipamentos de radiologia digital e outros.
Otimização dos processos
Com a adoção do laudo a distância torna-se necessária a revisão dos processos da área radiológica, o que contribui na identificação e superação de gargalos operacionais.
Além disso, a modernização da infraestrutura e treinamento da equipe contribui na otimização dos processos.
Diversificação dos exames
Uma vez que pode contar com a telerradiologia, os gestores podem diversificar os exames realizados na clínica ou hospital, contando com a experiência de profissionais externos para a emissão dos laudos.
Dessa forma, pode-se ampliar o escopo de exames disponibilizados ao público, o que expande os serviços prestados e a lucratividade da instituição de saúde.
Mitigação dos atrasos
A redução e superação dos atrasos na entrega de exames é um desafio recorrente de clínicas e hospitais que operam, geralmente, no limite das suas capacidades.
Com o laudo a distância e a agilidade desse tipo de serviço torna-se possível zerar a fila de espera por exames radiológicos e também tornar a entrega mais ágil, mitigando atrasos ou tempo de espera elevado.
Portanto, são diversos os benefícios relacionados à adoção do laudo a distância em clínicas e hospitais. Tal opção tornou-se ainda mais comum em decorrência da pandemia da Covid-19, pois contribui na redução de deslocamentos, diminuição da circulação em ambientes médicos e aumenta a capacidade de atendimento da radiologia.
Dessa forma, são diferentes motivos para adotar os laudos a distância na clínica ou hospital, avaliando como esses benefícios impactam diretamente a operação da instituição.
Ver outros posts