Conheça as áreas da Radiologia e seus principais avanços

30 de maio de 2021

Conheça o software de voz para laudo, a telerradiologia e outros avanços que tornam a radiologia mais eficaz, amplia o acesso à saúde e melhora a produtividade.

A Radiologia médica é a especialidade na qual se utiliza a radiação e outros métodos para realização de exames de imagem que podem ter fins diagnósticos ou terapêuticos, como no caso da radiologia intervencionista. São diversos avanços nos últimos anos como telerradiologia, radiologia digital e software de voz para laudo.

Os avanços na área radiológica estão relacionados à maior qualidade da imagem dos exames, melhorando os diagnósticos, mas também à agilidade dos processos e produtividade dos radiologistas.

Atualmente, a radiologia é dividida em algumas áreas, sendo que todas elas apresentam avanços na saúde importantes para pacientes, médicos, profissionais de saúde e gestores. Confira a seguir! 

5 áreas da Radiologia e seus avanços

As áreas da Radiologia referem-se aos diferentes tipos de exames diagnósticos ou terapêuticos que podem ser realizados durante o acompanhamento médico.

1. Raios-x

O raios-x é o exame mais popular entre as áreas da radiologia, sendo amplamente usado no diagnóstico de fraturas ortopédicas, mas também na traumatologia, avaliação do pulmão, medicina do trabalho e mesmo para constatar condições como sinusite e pneumonia.

O principal avanço no raios-x consiste na radiologia digital, pela qual os equipamentos passaram a ser digitais, reduzindo a emissão de radiação a cada exame, melhorando a nitidez e qualidade das imagens e viabilizando práticas como a telerradiologia.

2. Mamografia

A mamografia é o principal exame para rastreamento precoce do câncer de mama, sendo que permite a visualização dos tecidos mamários para identificar calcificações, nódulos ou assimetrias.

O exame é indicado com intervalos anuais para pacientes acima de 40 anos ou com predisposição genética à patologia. Ele é realizado por um técnico e deve ser laudado pelo médico radiologista.

Entre as evoluções do exame está que atualmente o mamógrafo pode gerar imagens “tomográficas” no caso da tomossíntese, facilitando a identificação de alterações, além do mamógrafo digital que facilita a captação e melhora a nitidez da imagem.

3. Ressonância magnética

A ressonância magnética é uma área da Radiologia que permite obter imagens de alta definição e elevada precisão das estruturas e tecidos do corpo, consistindo em um importante avanço na medicina.

Devido às vantagens desse exame ele é usado em investigações de alta complexidade, como em caso de patologias neurológicas, mas pode ser indicado em outras áreas também, como oncologia, cardiologia e gastroenterologia.

4. Densitometria óssea

A densitometria óssea é a área da radiologia que se dedica à avaliação da massa óssea e a deterioração esquelética, sendo essencial para diagnóstico e acompanhamento de casos de osteoporose, por exemplo.

O exame de densitometria óssea utiliza um aparelho chamado DEXA (Densitometria por Raios-X de energia dupla) que permite a captação da imagem dos ossos de diferentes ângulos para melhorar o diagnóstico.

Devido à precisão do exame, ele demanda uma tecnologia computacional inovadora, além de experiência e qualificação dos técnicos responsáveis.

5. Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada, diferentemente do raios-x simples, permite uma investigação diagnóstica muito mais acurada dos tecidos moles do corpo, como o cérebro ou artérias, que não fazem parte do escopo de estudo da radiologia tradicional.

A tomografia é uma importante aliada em diferentes tipos de diagnóstico como de câncer, hérnias, do aparelho digestivo e outros.

Software de voz para laudo beneficia diferentes áreas da radiologia

Além dos avanços de cada área da Radiologia também é possível observar aprimoramentos que beneficiam todas as especialidades, como:

  • software de voz para laudo: tecnologia que permite que o radiologista responsável pela emissão do laudo possa ditar os achados ao sistema, reduzindo o tempo de digitação para a produção do texto e tornando os procedimentos mais rápidos e eficazes;
  • telerradiologia: viabiliza o laudo a distância, de forma que hospitais e clínicas possam contratar empresas especializadas na emissão de laudos, tornando o processo mais ágil e difundindo o acesso à saúde por meio das conexões digitais;
  • computação na nuvem: permite o armazenamento de dados em servidores externos que podem ser acessados pela internet,  viabilizando o acesso remoto dos dados e aumentando a mobilidade e flexibilidade do radiologista.

Portanto, são diferentes soluções que têm permitido o aprimoramento das diferentes áreas da radiologia. 

O software de voz para laudo, por exemplo, facilita o dia a dia do radiologista, aumentando a produtividade do profissional e impactando, inclusive, a qualidade do trabalho e da vida, pois será possível ter mais períodos de descanso.

As novas tecnologias que promovem a transformação digital na saúde são importantes aliadas na redução dos custos operacionais, mais qualidade dos processos, aumento da eficiência, produtividade e bem-estar aos profissionais de saúde.

Ver outros posts