Reconhecimento de voz para laudo funciona?

10 de julho de 2021

Software de reconhecimento de voz para laudo deve ser desenvolvido com foco nas particularidades da área médica. Veja aqui como o Laudite fez isso!

O reconhecimento de voz para laudo é uma nova tecnologia que instiga profissionais que buscam uma rotina mais produtiva e tranquila, mas muitos ainda têm receios sobre como a solução funciona, se é segura e eficiente.

Dessa forma, antes de começar a usar o software de reconhecimento de voz para laudo é importante saber como ele é estruturado para o universo da saúde e também como pode contribuir nas atividades do radiologista. Confira!

Como funciona o reconhecimento de voz para laudo?

O funcionamento do software de reconhecimento de voz para laudo vai depender primordialmente da confiabilidade da empresa desenvolvedora, como se ela tem experiência e dados, para alimentar o modelo e também pós-processamento focado em terminologias médicas..

Dessa forma, esse é o primeiro critério a ser avaliado pelo profissional que está em busca de um software de laudo para adotar na sua rotina. 

O Laudite atende essa especificidade uma vez que a startup foi fundada por médicos radiologistas que buscavam simplificar a função de elaborar laudos junto com um time de profissionais de TI. 

Considerando esse background, vamos focar em como funciona e as particularidades do desenvolvimento do software de reconhecimento de voz para laudo do Laudite.

Reconhecimento de voz inteligente

A ferramenta do Laudite conta com o uso de NLP (processamento de linguagem natural), um ramo da Inteligência Artificial (IA) que permite a compreensão da linguagem pela máquina.

Dessa forma, a solução apresenta elevada acurácia na compreensão da fala e diferencia-se pelo aprendizado de máquina contínuo, o que indica que a tecnologia ficará cada vez mais eficaz conforme o uso. 

No Laudite o texto ditado é adequado de forma automatizada, o que evita que o laudo fique com frases sem sentido.

Vocabulário médico

Na fase de desenvolvimento do Laudite, além do vocabulário tradicional, o software inteligente foi ensinado com vocabulário médico, o que significa alta precisão na identificação de termos específicos da prática radiológica.

Essa atenção é fundamental na área da saúde que utiliza um amplo vocabulário técnico e que, quando usado um software genérico e sem essa preocupação com a área, gera correções equivocadas que comprometem a qualidade do laudo.

Devido ao vocabulário médico há menos chances de erros no conteúdo do laudo, uma vez que os termos ditados, mesmo que extremamente técnicos, são reconhecidos individualmente e no contexto da frase.

Inteligência artificial

Devido à inteligência artificial usada no desenvolvimento do Laudite, o software de reconhecimento de voz para laudo é mais preciso e permite que o radiologista dite seus achados com mais rapidez e fluidez.

Dessa forma, não é necessário parar em cada trecho para verificar se a ferramenta fez a transcrição correta, tornando a atividade mais fluida, rápida e eficiente.

Comandos de voz

Além da funcionalidade de ditar o conteúdo dos laudos radiológicos, o Laudite permite comandos de voz no próprio uso da ferramenta, de forma que o profissional consiga acionar várias funções sem precisar navegar no aplicativo.

Entre as funções que podem ser realizadas por meio do comando de voz incluem: formatação, carregamento de máscaras, cálculos entre outras.

Além desses elementos, o Laudite ainda tem outras funcionalidades úteis aos radiologistas, como recurso multi abas, salvamento automático, modelos de máscaras, autotextos mais usados, alerta para erros comuns e outros.

Quando a solução é indicada?

O Laudite foi desenvolvido considerando as necessidades diárias do radiologista, especialmente para aqueles que atendem diferentes clínicas, hospitais ou centros médicos.

Dessa forma, o software é recomendado para qualquer profissional de radiologia que tenha como função a emissão de laudos radiológicos.

Além disso, a solução é cada vez mais usada por residentes de Medicina que, com o software, conseguem organizar as demandas, ter uma rotina mais produtiva e reduzir os erros nos laudos radiológicos.

O Laudite também pode ser adquirido pelas próprias clínicas e centros diagnósticos que estão passando por um processo de reformulação dos procedimentos e buscam por ferramentas que aumentam a produtividade e organização na rotina da área de radiologia.

Quais os benefícios do software de voz para laudo?

Existem diversos benefícios propiciados pelo software de voz para laudo que motivam a modernização das práticas do radiologista, como:

  • redução de erros nos laudos decorrente de programas inadequados ao linguajar técnico da área médica;
  • diminuição do tempo para emissão dos laudos médicos devido à maior facilidade de ditar os laudos quando comparado à necessidade de redigi-los;
  • facilidade para finalização, como formatação e correção;
  • redução de equívocos com máscaras de diferentes instituições, comprometendo as entregas e confiabilidade do trabalho do radiologista;
  • redução de dores e desconfortos físicos decorrentes de uma rotina com muitas atividades de digitação;
  • aumento da produtividade do radiologista com mais tempo livre para atividades como atendimentos e aprimoramento profissional;
  • aumento da qualidade de vida do profissional ou estudante, resultando em maior satisfação e motivação.

Portanto, tecnologias que facilitam a rotina profissional, como o Laudite faz no caso das atividades do radiologista, não afetam apenas o desenvolvimento das funções no trabalho, mas diferentes componentes da vida.

Dessa forma, os benefícios obtidos pelas instituições de saúde também são alcançados pelos profissionais no nível individual, contribuindo diretamente no seu dia a dia.

Ver outros posts