Como aumentar o resultado da sua clínica?
O aumento do resultado depende da junção de práticas mais recorrentes, como ampliação dos serviços, com as otimizações, como na produtividade do radiologista.
As estratégias para aumentar o resultado da clínica são um tema de constante interesse de gestores. Algumas opções são muito comuns, como a ampliação dos serviços, mas há também soluções menos óbvias, como investir na produtividade do radiologista e outros profissionais.
A definição de quais as estratégias são mais relevantes à clínica no momento vai depender de um estudo detalhado da saúde financeira e operacional do negócio, mas também considerando os objetivos de longo prazo.
Um aspecto importante é que as práticas para aumentar a receita da clínica dificilmente poderão ser incorporadas simultaneamente, sendo necessário sempre definir prioridades. Confira as principais recomendações a seguir!
Modernizar a infraestrutura
A modernização da infraestrutura da clínica é um primeiro aspecto a ser considerado se o objetivo é torná-la mais lucrativa no curto e longo prazo.
A estrutura predial deve ser considerada aqui, como os investimentos para reforma e manutenção. Para retenção dos pacientes e satisfação dos profissionais é importante que a clínica tenha um ambiente agradável, considerando pintura, elétrica, hidráulica etc.
Além disso, a infraestrutura também consiste nos equipamentos usados, o que pode demandar uma modernização para elevar a qualidade dos serviços prestados e também melhorar a produtividade do radiologista e outros profissionais.
Um exemplo é a adoção da radiologia digital em vez da analógica, que demanda insumos para impressão das imagens radiológicas, o que reduz a qualidade dos exames ao mesmo tempo em que aumenta os custos operacionais da área.
Reestruturar e otimizar processos
A revisão dos processos é, muitas vezes, desconsiderada pelos gestores como algo que pode potencializar a lucratividade da clínica médica, mas os resultados podem ser transformados em diferentes aspectos.
A otimização dos processos permite que as equipes consigam desempenhar as mesmas funções usando menos insumos e em menos tempo, o que representa uma diminuição dos desperdícios somada a um aumento da produtividade do radiologista e outros profissionais.
Essa mudança deve focar na identificação de gargalos em procedimentos reconhecidamente ineficientes, o que pode ser mapeado considerando indícios como: custos operacionais elevados, profissionais estressados, pacientes insatisfeitos, erros recorrentes e outros.
Além disso, deve-se focar na melhora constante mesmo de processos que funcionam, uma vez que a estagnação leva à obsolescência das práticas.
Automatizar atividades
As novas tecnologias são aliadas na lucratividade da clínica médica, uma vez que permitem otimizar e automatizar diferentes processos.
Um exemplo: em vez de uma equipe de agendamento com diversos equipamentos para viabilizar essa função, é possível adotar um software para agendamento online pelo qual o paciente pode agendar, reagendar ou cancelar uma consulta ou exame sem interação com o atendente.
Qualificar a equipe
A qualificação da equipe é fundamental e deve considerar os diferentes departamentos da clínica, desde as funções administrativas, até recepção e atendimento médico em si. Esse tipo de investimento gera benefícios como:
- mais clareza sobre os protocolos de atendimento, reduzindo o tempo para tomada de decisão e evitando erros que comprometem a segurança e eficiência do ambiente médico;
- mais assertividade na comunicação e direcionamento dos pacientes, melhorando a experiência deles no atendimento, o que influencia a satisfação e retenção;
- melhor domínio dos equipamentos e tecnologias disponíveis, contribuindo na produtividade do radiologista e de outros profissionais.
Portanto, a qualificação da equipe resulta em transformações qualitativas e quantitativas na capacidade de atendimento da clínica.
Ampliar os serviços disponíveis
Quando os gestores observarem que os processos são ágeis, eficientes e seguros, é o momento de estudar oportunidades de ampliação dos serviços disponíveis para aumentar as receitas da clínica.
Por exemplo, se a instituição já detém um departamento de radiologia, uma opção é ampliar a variedade de exames radiológicos oferecidos ao público, o que permitirá usufruir de espaços, profissionais e infraestruturas já existentes.
Um erro comum é pensar na ampliação como primeira opção para aumento da lucratividade antes de melhorar os serviços já oferecidos. Essa alternativa tende a ser ineficaz no longo prazo, elevando custos sem necessariamente aumentar a margem.
Adotar estratégias de marketing
Atualmente, as estratégias de marketing são fundamentais à atração de novos pacientes, mas também fidelização daqueles que já são atendidos.
Entre as práticas de marketing que podem ser incorporadas visando melhores resultados incluem:
- presença nos canais digitais, como site próprio e redes sociais;
- produção de conteúdos informativos aos pacientes;
- uso de canais de atendimento mais dinâmicos, como WhatsApp;
- lembretes de consultas e retornos.
Um aspecto relevante é que a estratégia de marketing pode começar menor e crescer conforme os resultados. É importante, entretanto, que ela seja alinhada aos valores e objetivos da clínica.
Investir na produtividade do radiologista
A produtividade do radiologista é um aspecto-chave no aumento da receita da clínica, pois permite tanto que o profissional faça mais em menos tempo, como que tenha mais satisfação e motivação do radiologista com a atividade.
O aumento da produtividade não se trata de sobrecarregar o profissional demandando mais do que ele é capaz de fazer, mas de entregar as ferramentas necessárias para que haja dinamismo, organização e praticidade no exercício das atividades rotineiras.
Um exemplo é o software de voz para laudo que permite que o médico radiologista dite os achados enquanto o sistema inteligente faz a transcrição.
Um bom software de voz deve ser familiarizado com a linguagem técnica da radiologia, evitando erros de interpretação, e ter funções adicionais para contribuir na organização do profissional, fazendo com que ele ganhe tempo no dia a dia.
Portanto, investir na produtividade do radiologista somada a outras boas-práticas permite que a clínica aumente a receita ao mesmo tempo em que fornece uma experiência mais satisfatória aos profissionais e pacientes.
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