O que é uma digitadora de laudos médicos?

10 de novembro de 2021

Saiba qual é a função da digitadora na radiologia, qual sua importância nas atribuições da área e veja como a tecnologia contribui na realização das tarefas

A digitadora na radiologia tem um papel fundamental para garantir o bom fluxo de trabalho na emissão dos laudos médicos, garantindo a organização e eficiência no setor radiológico.

A função de digitadora de laudos médicos não demanda formação específica na área da saúde, mas sim atributos como organização, agilidade e acompanhamento das inovações e tecnologias empregadas na área médica. Entenda mais a seguir.

Qual a importância da digitadora na radiologia?

A fluidez dos processos organizacionais no setor radiológico e em clínicas de diagnóstico e imagem depende diretamente da função de digitadora na radiologia.

Entenda a importância desse profissional a seguir e saiba como é sua rotina de trabalho, além de conhecer o que é uma digitadora de laudos médicos.

Digitar laudo médico

A digitadora na radiologia não faz a interpretação dos achados do exame radiológico, função desempenhada pelo médico radiologista com formação específica na área da saúde e, em muitos casos, com especialização de acordo com a região investigada e a suspeita diagnóstica.

A função principal da digitadora de laudos médicos é digitar e transcrever os achados informados pelo médico radiologista durante o exame.

Essa tarefa evita o acúmulo de laudos médicos a serem laudados posteriormente ao atendimento ao paciente, além de acelerar a entrega dos resultados.

 

Acompanhar exames

Em muitos casos, a digitadora na radiologia pode acompanhar a realização de exames médicos a fim de o laudo médico ser emitido durante o atendimento para garantir mais agilidade aos processos.

Dessa forma, apesar de não ter formação em saúde, a digitadora deve ser comprometida com o sigilo médico-paciente.

 

Organizar documentos

A organização dos documentos radiológicos tem um papel fundamental na estruturação dos processos e eficiência do setor de radiologia.

A função de digitadora na radiologia demanda um elevado senso de organização e categorização, de forma que a profissional é responsável pelas entradas dos laudos e também pelo correto direcionamento ou armazenamento de cada demanda.

Portanto, a digitadora de laudos médicos desempenha um papel central para garantir resultados mais satisfatórios nas operações e atividades cotidianas da área de radiologia. 

 

Como melhorar a tarefa de digitar laudos médicos?

Diferentes estratégias podem ser usadas para melhorar e facilitar a tarefa de digitar laudos médicos, garantindo operações mais fluidas e eficientes.

 

Padronização dos laudos

A padronização dos laudos radiológicos é um tema com amplo debate entre profissionais da área, mas que já é sabido que promove diferentes benefícios aos profissionais da saúde e também aos pacientes.

Essa prática facilita a emissão dos laudos, uma vez que as informações adicionadas são regulares e objetivas. Além disso, facilita a interpretação do resultado pelo médico solicitante.

Com essa opção, a função da digitadora na radiologia fica também simplificada. Algumas informações básicas que precisam constar no laudo médico incluem:

  • nome do paciente
  • dados do local no qual o exame foi realizado, como nome e endereço;
  • nome do médico solicitante;
  • data na qual o exame foi realizado;
  • motivos para realização do procedimento, como sintomas ou suspeita médica;
  • descrição detalhada do exame, incluindo conduta adota e técnicas, com uso de contraste;
  • hipótese diagnóstica;
  • informações extras importantes, como a idade do paciente, peso, altura, jejum e outras.

Portanto, também é função da digitadora de laudos médicos garantir que todas as informações essenciais constem no documento.

 

Processos claros

Outra estratégia que garante a maior agilidade e praticidade nas tarefas relacionadas à digitar os laudos radiológicos inclui a definição de processos claros e objetivos por parte da gestão hospitalar e dos diretores de departamento.

No caso da radiologia, por exemplo, é preciso estabelecer com clareza quais as informações essenciais no laudo médico, quais os fatores que indicam prioridade ao digitar o laudo, quem fará cada demanda e para quem ela será repassada após concluída, quais as etapas para emissão do laudo e outras.

Na área da saúde, a definição desses protocolos objetivos e claros é fundamental para garantir a qualidade do laudo médico e também a eficiência operacional que pode ser determinante no tratamento de um paciente.

 

Software de voz para laudo

Atualmente, a tarefa da digitadora na radiologia pode ser simplificada por meio do software de voz para laudo.

Com essa tecnologia, a profissional pode ditar os achados para que o sistema faça a transcrição automática, de forma que o laudo é emitido mais rápido, com elevada qualidade e preservando a saúde, uma vez que reduz os movimentos repetitivos associados à função e que estão associados a casos de LER e DORT.

O Laudite é um software de voz para laudo desenvolvido com inteligência artificial para garantir mais qualidade na transcrição dos achados, além de contar com vocabulário médico, evitando erros no documento.

Portanto, essa tecnologia pode contribuir em uma das funções da digitadora de laudos médicos, promovendo agilidade e produtividade às atividades.

Ver outros posts