O que é o sistema PACS na radiologia?

10 de dezembro de 2021

O sistema PACS na radiologia pode ser considerado um divisor de águas nas práticas dessa especialidade, incluindo na interação entre instituições de saúde e no desenvolvimento da telemedicina.

O sistema PACS surgiu em um contexto de transformação digital na saúde para atender desafios relacionados à comunicação e padronização dos exames de diagnóstico. Entenda mais a seguir!

O que é o sistema PACS?

PACS significa Picture Archiving and Communication System ou Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens, em português, sendo um software para padronização e operação de processos específicos do setor radiológico.

O objetivo do PACS é centralizar o armazenamento de exames de imagem e viabilizar mais fluidez na comunicação e transferência de dados entre instituições de saúde.

Além disso, o PACS permite atualizar e modernizar processos no setor de radiologia da clínica, desde a captura da imagem radiológica até a emissão do laudo e disponibilização digital do resultado.

Como surgiu o PACS na radiologia?

A necessidade do PACS na radiologia surgiu muito antes do sistema em si. Na década de 1980 as diferentes instituições, incluindo de saúde, passavam pela primeira onda de digitalização dos processos devido à incipiente internet.

Com novas tecnologias e soluções surgiram os equipamentos para captura de imagens radiológicas e sistemas específicos para as demandas desse segmento.

No entanto, naquele período, cada fabricante seguia padrões próprios, de forma que os sistemas eram incompatíveis, inviabilizando a comunicação e troca entre instituições de saúde que operam com maquinário distinto.

Tais problemas limitavam o setor de saúde como um todo, restringiam as possibilidades dos profissionais, causavam prejuízos financeiros às instituições e geram transtornos aos pacientes, inclusive com a necessidade de refazer exames.

Esse contexto foi responsável pelo surgimento do padrão DICOM – Digital Imaging and Communications in Medicine. 

O padrão DICOM, criado em 1993, tinha como objetivo padronizar o armazenamento e comunicação digital de imagens obtidas por equipamentos de diagnóstico.

O DICOM inclui conjuntos de normas para compatibilidade dos formatos de imagem de diagnóstico, facilitando e sendo determinante no desenvolvimento do sistema PACS na radiologia.

Atualmente, o DICOM está em sua terceira versão e garante compatibilidade entre novos e antigos formatos, além de ser a base das comunicações e armazenamento que ocorre no sistema PACS.

Como funciona o sistema PACS?

O sistema PACS na radiologia tem diversas funções que colaboram nas atividades diárias desse departamento devido à modernização dos processos. Entre as etapas nas quais o software está baseado incluem-se:

  • captura da imagem de radiologia;
  • transmissão do conteúdo ao servidor utilizando protocolo para determinar o formato, como DICOM;
  • armazenamento das informações em servidor interno ou externo à instituição, podendo recorrer à computação em nuvem;
  • integração com outros sistemas, como de telemedicina e telerradiologia, para disponibilização simplificada dos dados;
  • disponibilidade para acesso e download mediante login e senha, facilitando a transferência entre profissionais e também acesso do paciente

O sistema PACS na radiologia promove facilidades em todas as etapas dos fluxos de processos do setor, desde a captura da imagem radiológica até a entrega do laudo ao paciente.

Conforme novas soluções surgem ou consolidam-se, como a telerradiologia, o sistema PACS mostra-se resiliente para atender novas demandas do setor radiológico, garantindo vantagens diversas às instituições de saúde, profissionais e pacientes.

Quais os benefícios do PACS para clínicas?

As funcionalidades do PACS são responsáveis por transformações profundas nas operações de clínicas e hospitais. Os principais benefícios destacados por gestores incluem: 

  • reduz casos de perda de laudos e exames devido à digitalização dos processos de captura, armazenamento e acesso;
  • aumenta a qualidade das imagens radiológicas, influenciando em diagnósticos mais confiáveis e precoces;
  • eleva os parâmetros de segurança operacional e digital da clínica ou hospital devido aos protocolos de proteção de dados dos fabricantes;
  • aumenta a produtividade das equipes de saúde devido à maior facilidade, simplificação e eficiência dos processos;
  • facilita o processo de transformação digital da clínica, incluindo a adesão a outros sistemas e softwares que podem ser integrados ao PACS, como de software de voz para laudo;
  • agiliza a transferência de dados entre profissionais de saúde e também instituições;
  • aumenta a mobilidade dos profissionais devido à possibilidade de acesso em diferentes dispositivos com acesso à internet;
  • reduz os custos operacionais do setor radiológico, como os necessários à impressão de exames de raios-x ou envio de documentação por papel;
  • viabiliza práticas mais sustentáveis devido à redução significativa no uso do papel.

Os benefícios do sistema PACS na radiologia motivam tanto à adesão dessa tecnologia por clínicas e hospitais como incentiva a modernização da saúde como um todo, resultando em ganhos para instituições, pacientes e profissionais da área.

Ver outros posts