Conheça a história da radiologia

12 de fevereiro de 2022

A história da radiologia tem mais de um século de momentos que foram responsáveis por transformar a forma como a Medicina é exercida atualmente.

Apesar da carga histórica, os avanços na radiologia continuam até os dias atuais, com transformações que garantem mais segurança, qualidade e profissionalismo às práticas dessa área. Saiba mais a seguir.

Momentos importantes na história da radiologia

A história da radiologia é marcada por diferentes momentos importantes e que foram verdadeiros divisores de água na área, na Medicina e na sociedade moderna.

 

Descoberta dos raios-X

Os raios-X foram descobertos pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen em 1895 e revolucionaram a prática médica na época.

Para testar suas teorias, o físico realizou a primeira radiografia na esposa, Anna Bertha Roentgen, em 22 de dezembro de 1895.

Para tal, a mão esquerda dela ficou exposta à radiação por cerca de 15 minutos e, após a revelação do filme, ele constatou que os ossos apareciam em cor branca e os tecidos moles menos densos.

Devido à sua curiosidade, Röntgen começou a testar os raios-X em diferentes objetos, incluindo uma espingarda, identificando um defeito de fabricação na parte interna.

Esse achado levou ao que hoje conhecemos como a radiologia industrial que utiliza o método para identificar a integridade de produtos.

No Brasil, as primeiras radiografias foram realizadas cerca de dois anos da descoberta de Röntgen. A primazia é disputada por vários pesquisadores: SILVA RAMOS, em São Paulo; FRANCISCO PEREIRA NEVES, no Rio de Janeiro; ALFREDO BRITO, na Bahia; e físicos do Pará. Como a história não relata dia e mês, conclui-se que as diferenças cronológicas sejam muito pequenas.

 

Descoberta do Rádio

A descoberta do rádio foi feita pelo casal Marie e Pierre Curie, em 1898, após anos de pesquisas e experimentos que os levaram a identificar o elemento radioativo.

Inicialmente, o potencial danoso da exposição excessiva à radiação era desconhecido.

Posteriormente, os achados do casal foram direcionados à medicina e responsáveis pelo surgimento da Radioterapia para tratamento de tumores.

 

Mamografia

Atualmente um dos principais exames de rotina das mulheres, a mamografia surgiu com as descobertas iniciais do cirurgião alemão Salomon sobre o uso da radiologia nas doenças da mama em 1913.

Entretanto, os avanços na área, com o mamógrafo, só vieram décadas mais tarde com as contribuições de Raul Leborgne, em 1951, sobre como os aparelhos de raios-X poderiam ser adaptados para realização dos exames de mama.

 

Ressonância magnética

Em 1952, receberam o prêmio Nobel de física os físicos Felix Bloch e Edward Mills Purcell devido às suas descobertas acerca do magnetismo nuclear, sendo o primeiro estudo sobre a ressonância magnética.

Apesar dos estudos terem sido iniciados na década de 1950, apenas na década de 1970 surgiu o equipamento com potencial de uso comercial em instituições de saúde de todo o mundo.

Atualmente, a ressonância magnética é um dos exames radiológicos mais completos, sendo solicitada para investigações complexas, como tumores ou doenças neurológicas.

 

Tomografia 

Outro momento épico da história da radiologia foi a invenção em 1972 da Tomografia Computadorizada, por Ambrose e Hounsfied. O método de imagem revolucionou a radiologia e é um dos principais exames de diagnóstico da medicina.

 

Radiologia digital

Os diferentes exames radiológicos foram beneficiados com o surgimento e consolidação da radiologia digital por meio da expansão do uso dos computadores.

Tais exames estão disponíveis atualmente na versão digital, como a tomografia computadorizada, a mamografia digital, a radiografia digital e a ressonância magnética para permitir imagens de maior qualidade e precisão.

A integração entre o computador e os aparelhos radiológicos, inicialmente, transformaram a forma como tais exames eram conduzidos, a exposição à radiação, a forma de revelação da imagem e também sua nitidez e qualidade.

Entretanto, nos anos mais recentes, outras novidades foram incorporadas à rotina na radiologia, como a telerradiologia, que permite a transmissão de exames e informações para emissão de laudos a distância.

Além disso, destacam-se os sistemas digitais para processamento, armazenamento e transferência das imagens radiológicas, como o RIS (Radiology Information System) e o PACS (Picture Archiving and Communication System).

Mais recentemente, outra transformação inclui o software de voz para laudo, que apesar de não mudar essencialmente como os exames são conduzidos, promove inovações no processo de emissão de laudos e otimiza a rotina dos médicos radiologistas.

Portanto, a história da radiologia, apesar de se concentrar frequentemente nas descobertas que promoveram profundas transformações na área, também é composta pelas novidades que chegam à área, especialmente com a incorporação de novas tecnologias.

Ver outros posts