Como trazer a Inteligência Artificial para hospital ou clínica?
Aplicações da inteligência artificial para hospital ou clínica são amplas. Entenda o que é, quais são os principais usos e como adotar a tecnologia
O uso da inteligência artificial para hospital ou clínica é cada vez mais comum conforme os ganhos da incorporação tecnológica ficam evidentes para profissionais da saúde, gestores e pacientes.
Apesar do aumento no uso da inteligência artificial (IA) em saúde, é muito comum que existam dúvidas sobre a tecnologia, suas aplicações e operacionalidade entre gestores e profissionais. Entenda mais a seguir.
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial é um ramo da ciência da computação que reúne software e hardware para criar equipamentos com capacidade de simular o raciocínio humano, fazendo ponderações e tomando decisões.
A IA atua em conjunto com o big data (grandes dados) que consiste na criação de extensos bancos de dados que permitem que o software identifique padrões e eventos e, a partir disso, possa fazer deliberações e tomar decisões mais acertadas.
Também existem subáreas dentro da inteligência artificial, como o aprendizado de máquina (machine learning), que permite o aprimoramento contínuo do software a partir das entradas, e o processamento de linguagem natural (PLN) que viabiliza interações mais realistas e eficientes entre máquinas e humanos.
Portanto, não é possível definir IA a partir de uma única solução ou ferramenta, visto que a tecnologia e suas divisões podem ser incorporadas a diferentes contextos.
Aplicação da Inteligência Artificial para hospital ou clínica
A versatilidade e aplicabilidade da tecnologia fez com que ela fosse incorporada em diferentes segmentos, incluindo indústria, setor público, educação, mobilidade, segurança e, claro, saúde.
A incorporação da inteligência artificial para hospital ou clínica depende, cada vez menos, de grandes infraestruturas ou poder financeiro que são mais restritos às grandes instituições.
Outro aspecto importante é que a diversidade de aplicações da IA também contribui na difusão da tecnologia por instituições de saúde. Conheça algumas das principais.
Assertividade nos diagnósticos
Instituições de saúde, empresas de tecnologias, health techs, universidades e outros têm atuado para que a IA seja usada na melhora dos diagnósticos.
Com isso, softwares são treinados com banco de dados para reconhecer padrões mínimos que indiquem a presença ou maior predisposição a diferentes patologias.
Na radiologia, essa tecnologia tem sido particularmente eficiente e não apenas como uma ideia para o futuro, mas com recursos já em uso, como softwares para avaliar dados quantitativos de exames, como tamanho, volume etc.
Eficiência logística e operacional
Os softwares de inteligência artificial para hospital ou clínica também são direcionados às atividades gerenciais, em especial à logística hospitalar e operação da instituição.
Um exemplo é o uso de farmácias inteligentes que fazem o monitoramento automatizado do estoque de cada medicação visando reduzir desperdícios, fraudes e desabastecimento.
Na questão operacional, tecnologias são usadas para acompanhar os quadros dos pacientes e ajudar na previsão de alta médica para otimizar a gestão de leitos, o que é particularmente importante em momentos críticos, como foi durante a pandemia da Covid-19.
Priorização de atendimentos
As tecnologias dotadas de IA também estão sendo usadas para triagem de pacientes e priorização de atendimentos, reduzindo tempo de espera de casos graves e a mortalidade.
Um exemplo é na área radiológica na qual uma pré-triagem realizada por software permite elencar a ordem de emissão do laudo pelo médico radiologista, que poderá encaminhar quadros urgentes em menos tempo.
Aumento da produtividade
A difusão das aplicações com IA na saúde também melhora a produtividade dos profissionais.
A tecnologia de software de voz para laudo, por exemplo, usa inteligência artificial e suas subáreas, aprendizado de máquina e PLN, para transcrever o conteúdo dos laudos, agilizando a emissão desses documentos e melhorando a gestão de tempo dos profissionais.
Como incorporar a tecnologia na área da saúde?
Apesar das vantagens da inteligência artificial para hospital ou clínica e suas múltiplas aplicações, gestores têm dúvidas de como trazer a IA para a realidade do dia a dia das instituições de saúde. Algumas recomendações incluem:
- capacitação da equipe para que os colaboradores compreendam as tecnologias que estão sendo incorporadas e como utilizá-las para gerar ganhos operacionais no dia a dia;
- definição dos processos para que eles reflitam as melhorias realizadas em infraestrutura e ferramentas, otimizando, de fato, as operações;
- melhora da infraestrutura por meio da adoção de maquinário condizente com o uso das novas tecnologias;
- métricas de monitoramento para mapear as melhorias efetivas da IA na instituição e identificar pontos de otimização.
Portanto, para trazer a inteligência artificial para hospital ou clínica é preciso definir um passo a passo, estruturando um cronograma para que as mudanças sejam graduais, mas efetivas em melhorar tanto a prática médica como a experiência de profissionais e pacientes.
Ver outros posts