Como integrar a digitação por voz no dia a dia

Ferramenta de digitação por voz: saiba onde a tecnologia é bem-vinda no dia a dia

29 de abril de 2024

Saiba como as ferramentas de digitação por voz estão sendo incorporadas a diferentes atividades profissionais e até no estudo

 

A ferramenta de digitação por voz já é uma tecnologia integrada no dia a dia de estudo e trabalho.

A ferramenta funciona como um ditado, sendo que o conteúdo narrado é transcrito em tempo real para o aplicativo de texto usado.

Com a Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina essas ferramentas estão cada vez mais completas e eficazes.

Como a ferramenta de digitação por voz pode ser usada no dia a dia?

Selecionamos a seguir alguns dos principais usos da ferramenta de digitação por voz para fins de estudo e trabalho, mas as aplicações são muito mais amplas.

Um aspecto importante é que a digitação por voz também é uma opção que torna o uso das tecnologias digitais mais acessíveis para várias pessoas, como aqueles que possuem alguma deficiência visual, pessoas com baixo letramento digital e pessoas com deficiência motora.

Estudo e pesquisa

As aplicações da ferramenta de digitação por voz para estudo e pesquisa são diversas e ajudam a tornar a rotina de estudos mais produtiva.

Alguns usos incluem a criação de resumos e fichamentos mais rapidamente, realização de simulados, redação e outros que ajudam na preparação para provas e trabalhos.

Produção de conteúdo

Atualmente, profissionais de diferentes áreas são também produtores de conteúdo na internet, como atuando nas redes sociais para consolidar a carreira.

Com a digitação por voz é possível reduzir o tempo dedicado à produção desses conteúdos, facilitando a rotina de presença profissionais nas redes sociais, por exemplo.

Redação de e-mails

Para alguns profissionais a redação de e-mails é uma tarefa onerosa do dia a dia, pois consome mais tempo que o desejado e leva até ao atraso das outras atividades previstas para o dia.

A possibilidade de digitação por voz de e-mails reduz o tempo diário dedicado à tarefa, garantindo mais agilidade e reduzindo a aversão à atividade, o que contribui, inclusive, para comunicações mais relevantes, claras e significativas.

Atividades cadastrais

Há muito potencial para explorar a ferramenta de digitação por voz e uma delas é facilitar atividades de cadastro, por exemplo.

Seja em locais com atendimento presencial ou no telefone, a ferramenta permite automatizar essa tarefa, o que otimiza a experiência do cliente e agiliza a capacidade de atendimento.

Em postos presenciais, por exemplo, como clínicas, o paciente pode passar as informações por voz, sendo transcritas pela ferramenta e adicionadas à ficha cadastral.

Emissão de laudos médicos

Uma das principais aplicações atuais é na área médica e, nesse segmento, destaca-se o uso para emissão de laudos médicos.

Nesse caso, por exemplo, o médico radiologista pode ditar os achados dos exames radiológicos, sendo que o sistema faz a transcrição automatizada e inteligente em tempo real.

Sistemas específicos para atender as especificidades da linguagem técnica da área médica foram desenvolvidos visto o elevado ganho de produtividade, tempo e eficiência.

Além disso, os sistemas de digitação por voz para laudo, por exemplo, incluem máscaras para adição das informações conforme o tipo de exame.

São recursos avançados de salvamento automático na nuvem, revisão, formatação, identificação inteligente de erros e outros que visam otimizar o tempo do profissional de saúde, deixando-o livre para tarefas mais nobres de sua função.

Portanto, a ferramenta de digitação por voz já está em diferentes segmentos e com aplicações diversas para propiciar eficiência e ganhos de produtividade para profissionais variados. 

 

Ver outros posts