Trabalho remoto na saúde: a importância da acessibilidade
A pandemia global acelerou a transição para o trabalho remoto na saúde, tornando-se uma demanda emergente. Entre 2020 e 2022, com o cenário pandêmico, o setor de saúde enfrentou diversos desafios para se adequar às necessidades dos pacientes e para mitigar o impacto em sua estrutura. Esse movimento evidenciou a necessidade de tecnologias que viabilizem o acesso seguro e eficiente aos dados médicos.
A acessibilidade dos dados médicos é fundamental para aprimorar o atendimento ao paciente e a operação das instituições de saúde, mas é necessário estar atento às oportunidades e desafios dessas soluções. A implementação da tecnologia na saúde, durante esse período, foi um marco significativo e imprescindível.
Quais são os benefícios do trabalho remoto na saúde?
O trabalho remoto na saúde visa uma atuação geograficamente fragmentada dos profissionais, mas sem perda da coerência do tratamento e suporte ao paciente.
Nesse sentido, o trabalho remoto apresenta benefícios a operações em clínicas e hospitais, como:
- facilita a coordenação do cuidado ao paciente ao viabilizar várias frentes de atenção simultâneas de profissionais diferentes;
- suporta a tomada de decisão clínica rápida e eficiente ao agregar informações em tempo real;
- promove melhor colaboração entre os profissionais de saúde com práticas como segunda opinião e visão multidisciplinar das necessidades do paciente.
Portanto, a tecnologia para gestão de saúde é viabilizadora de vantagens que impactam positivamente todos os envolvidos, com novas oportunidades a serem exploradas graças a acessibilidade dos dados médicos.
Acessibilidade dos dados médicos: oportunidades e desafios
A tecnologia de computação em nuvem foi a principal viabilizadora de uma infraestrutura digital que reduzisse a dependência das operações de saúde ocorridas exclusivamente no ambiente clínico e hospitalar.
Por meio da internet, os dados e documentos médicos passaram a ser acessíveis de qualquer lugar e por meio de dispositivos variados, como o celular, tablet e computador.
Com isso, os profissionais de saúde não estão mais presos fisicamente à clínica ou hospital para poder prestar atendimento aos pacientes.
Esse novo cenário é particularmente vantajoso para pacientes que têm demandas recorrentes, como em tratamento oncológico, com doenças crônicas ou em emergências.
Desafios de segurança e treinamento no uso de tecnologias de saúde
Apesar dos benefícios, os desafios referentes à segurança não devem ser minimizados. É indispensável que as plataformas de saúde forneçam sistemas robustos em segurança da informação com tecnologias como o firewall, criptografia, gerenciamento de identidade e acesso e outras.
Por fim e igualmente importante, um desafio é quanto à qualificação das equipes de saúde e pacientes para melhor uso das ferramentas digitais, a fim de tornar o uso mais seguro e eficiente.
A viabilização do trabalho remoto na saúde é apenas uma das oportunidades associadas à acessibilidade de dados.
O Laudite, plataforma na nuvem para elaboração de laudos radiológicos por meio de reconhecimento de voz otimizado, utiliza das vantagens da tecnologia para um sistema mais acessível e flexível aos profissionais da saúde com salvaguardas à proteção de dados e segurança da informação.
Ver outros posts