Segurança de dados em nuvem na saúde
A segurança de dados em laudos médicos é indispensável em um contexto no qual esses documentos são, cada vez mais, disponibilizados e armazenados em plataformas de saúde baseadas em nuvem. A tecnologia em nuvem tem sido uma aliada na promoção de serviços de saúde mais eficientes, modernos e ágeis, sendo a atenção à segurança dos dados ainda mais necessária, pois eles são classificados como sensíveis.
De acordo com a Global Markets Insights Inc., a computação em nuvem na área da saúde valerá US$ 55 bilhões até 2025. De fato, os benefícios da computação em nuvem na área da saúde aumentaram, pois ela está alinhada com as regras de conformidade do segmento, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Como funciona a computação em nuvem na saúde?
A computação em nuvem consiste em uma infraestrutura descentralizada de armazenamento de dados, serviços e processamento. Em uma infraestrutura local, por exemplo, há uma dependência em relação à localização e aos computadores específicos. Nesses casos, os dados só podem ser acessados no local, utilizando um modelo de intranet.
Entretanto, com a computação em nuvem, os dados são alocados em diversos servidores e acessados via internet. Isso permite que os dados possam ser acessados de qualquer lugar, o que é um grande benefício. Contudo, esse também é o principal risco do modelo, pois a segurança e a privacidade dos dados dependem da robustez das medidas de proteção adotadas pelos provedores de serviços em nuvem.
Na saúde, um uso da computação em nuvem tem sido a entrega de laudos médicos por voz, pelos quais os pacientes podem acessar seus resultados de casa, usando o computador ou celular.
Um benefício é que, por exemplo, o médico solicitante também pode acessar os resultados na plataforma de saúde baseada em nuvem e tomar medidas mais rapidamente, caso necessário.
Quais são as práticas de segurança de dados em laudos médicos?
As diferentes possibilidades de acesso fazem com que a segurança de dados em laudos médicos seja um tema prioritário na saúde para garantir plataformas seguras.
Tecnologias de segurança
Com o desenvolvimento tecnológico modernizaram-se também as soluções pensadas para prevenir ataques, vazamentos e roubos de dados pessoais.
As plataformas em nuvem utilizam um conjunto de diferentes tecnologias que se completam para promover segurança de dados, como:
- firewalls: usados para monitorar e controlar o tráfego de rede baseado em regras de segurança pré-estabelecidas;
- IDS/IPS: IDS (Intrusion Detection Systems) é usar para monitorar e alertar sobre atividades suspeitas, enquanto IPS (Intrusion Prevention Systems) é usado para detecção e prevenção de ataques;
- criptografia de dados: processo que converte informações legíveis em um formato codificado, tornando-as inacessíveis a usuários não autorizados;
- gerenciamento de identidade e acesso: restringe o conteúdo de cada usuário pode acessar na plataforma de acordo com o seu nível de autorização;
- blockchain: é uma tecnologia que registra as transações online de forma incorruptível para garantir segurança e transparência.
Essas são algumas das tecnologias de segurança da informação que protegem tanto contra vazamentos em ataques, como em mau uso da ferramenta.
Regulamentação de privacidade
Por outro lado, além de infraestruturas físicas e digitais voltadas à segurança, os pacientes e médicos que usam serviços digitais e plataformas de saúde têm proteções legais.
No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde 2020, exige processos rígidos de segurança para garantir a proteção de dados e privacidade.
Isso significa uma regulação de privacidade que previne contra o mau uso dos dados dos pacientes mesmo pela empresa que coletou essas informações, evitando alterações na finalidade de uso.
As plataformas de saúde baseadas em nuvem, como o Laudite, são estruturadas com diferentes níveis de segurança e operam em consonância com a LGPD para proteção de dados dos usuários.
Essas camadas de proteção aumentam a segurança de dados em laudos médicos conforme as orientações de diferentes instituições reguladoras.
Quer saber mais sobre como garantir a segurança dos dados em sua plataforma de saúde? Entre em contato com o Laudite e descubra as melhores práticas e soluções tecnológicas para proteger suas informações sensíveis.
Ver outros posts