Como funciona o reconhecimento de voz para laudos?

8 de novembro de 2020

Fique por dentro da ferramenta de reconhecimento de voz para laudos

Um dos maiores diferenciais garantidos pela plataforma Laudite é o reconhecimento de voz para laudos. Isso promove uma profunda facilidade no dia a dia de radiologistas que precisam fazer inúmeros laudos diariamente. Nada mais prático do que ir ditando as análises e resultados para que a ferramenta, automaticamente, encaixe as informações nas suas máscaras e abas.

Nosso objetivo é justamente esse: otimizar a vida de radiologistas, médicos e profissionais da área da saúde. Toda a plataforma Laudite foi desenvolvida e planejada para esta finalidade. O reconhecimento de voz inteligente exclusivo permite uma série de ações que garantem autonomia, dinamismo e simplicidade. Você sabe como acontece o reconhecimento de voz? Separamos algumas informações que vão te fazer entender um pouco mais deste processo, acompanhe com a gente:

Como funciona esta tecnologia?

Basicamente, o reconhecimento de voz é uma tecnologia que permite captar a fala das pessoas e transformá-las em um texto escrito. O programa que permite este tipo de transcrição capta a fala do usuário e quebra este áudio em pequenas partes individuais. Isso permite que cada uma dessas partes seja analisada uma a uma por algoritmos que conseguem identificar palavras específicas em cada som registrado. 

O processo utiliza uma tecnologia chamada Natural Languege Processing (NLP) e divide o áudio captado em partes menores. Depois dessa divisão, essas partes são convertidas em um formato digital e só aí é que a análise das palavras é realizada. Para isso, inúmeros elementos são levados em consideração. Essa tecnologia possibilita a criação dos chamados “perfis de voz” identificando a entonação da voz, o vocabulário, as diferentes pronúncias e, dependendo do nível de tecnologia, até sotaques e mudanças de humor. 

É possível um software aprender linguagens?

Não só é possível como realmente aprendem! Você sabia que esta técnica usa uma tecnologia muito parecida com os processos de aprendizagem do nosso cérebro no período da infância? Pois é. Quando somos crianças o que facilita muito a nossa aprendizagem é ouvir os adultos a nossa volta conversarem. Com o tempo, vamos entendendo que esses sons representam coisas diferentes uns dos outros. A inteligência artificial envolvida no reconhecimento de voz para laudos, por exemplo, funciona assim.

Os algoritmos de alta precisão assimilam, ao longo do tempo, o que cada som captado representa para serem transcritos e transformados em um texto legível. Quando uma determinada plataforma é muito utilizada por uma mesma pessoa, é possível criar padrões de fala que vão facilitando o processo de reconhecimento e deixando-o mais preciso. É aí que entra novamente a inteligência artificial.

Falar em inteligência artificial é falar em um software que combina enormes quantidade de dados e algoritmos que o fazem aprender quase que automaticamente com modelos e informações. Em outras palavras, a inteligência artificial é capaz de reconhecer termos, expressões, pronúncias e palavras-chaves que são ditas durante as falas.

A adesão desta tecnologia em empresas 

A automação de processos e a inteligência artificial vêm tomando um espaço muito grande em empresas de atendimento e negócios tecnológicos. Suas inúmeras funções e a eficácia de ações do software garante benefícios em diversos aspectos. Dentre os principais benefícios do reconhecimento de voz, a agilidade no atendimento, a transcrição automática de dados e a identificação e tradução de informações estão entre os mais procurados pelas empresas.

A segurança também possui uma importância muito grande na procura por reconhecimento de voz. Isso porque dependendo do negócio, alguns softwares conseguem realizar a biometria da voz das pessoas para que seja possível evitar fraudes nos atendimentos.

Como acontece o reconhecimento de voz para laudos?

Depois que entendemos a importância e como funcionam esse tipo de software, o reconhecimento de voz para laudos do Laudite acontece de forma muito similar. A alta acurácia na compreensão das palavras e os algoritmos utilizados permitem que o radiologista faça seus laudos com segurança, rapidez e qualidade.

Desenvolvemos um sistema de vocabulário médico que é reconhecido como o mais acurado do mercado brasileiro. Isso se dá porque ao realizarmos estudos para colocar o software em prática, fizemos um banco de dados extenso com termos específicos do contexto da medicina atual. Com o reconhecimento de voz para laudos da nossa plataforma é possível formatar, carregar máscaras, fazer cálculos e criar análises apenas pelo uso de comandos de voz.

Utilizando de inteligência artificial, o Laudite adequa automaticamente textos ditados, o que evita aqueles erros no reconhecimento de frases e a transcrição sem sentido de informações, palavras e termos radiológicos. Todo esse planejamento e cadastrados de comandos especiais faz com que a ferramenta seja muito mais assertiva e abrangente. É possível navegar pelo laudo com facilidade, saber o CID e avaliar informações de um jeito rápido e simples. Tudo isso e muito mais apenas com comandos de voz! Incrível, né?

Conheça o Laudite

Fundada em 2019, o Laudite é o jeito mais rápido, eficaz e qualificado para a realização de laudos médicos. A plataforma faz com que você esqueça de vez a demora da digitação de informações e transforme seu dia a dia no mais funcional e prático possível. Com o Laudite você consegue trabalhar de qualquer lugar já que nossa plataforma é 100%  em nuvem, permitindo acessar suas máscaras, autotextos e laudos anteriores de qualquer lugar do mundo! Se você tem internet, você tem o Laudite à sua disposição.

Nossos serviços são indicados para qualquer profissional da área médica que precise desenvolver e produzir laudos. Entre em contato conosco e faça um teste com a nossa plataforma para otimizar suas funções cotidianas e ter mais tempo para fazer análises mais eficazes. 

Ver outros posts