A importância da humanização no setor de radiologia
A humanização na radiologia segue tendência da área da saúde, mas formulação e implementação dependem da ponderação das especificidades do departamento.
A humanização na radiologia consiste no ato de humanizar o atendimento em saúde, tornando-o mais empático e próximo às necessidades do paciente e seus familiares.
O debate sobre humanização na saúde é amplo, mas apresenta desafios específicos nas diferentes áreas, como no setor de radiologia, que tem um contato diferente com o paciente em relação às áreas de recepção e clínica.
Pensar nas especificidades de cada departamento e como torná-lo mais humano é fundamental para uma transformação profunda na área da saúde.
Qual a importância da humanização na radiologia?
Apesar dos amplos debates sobre a humanização na saúde, a área de radiologia sempre passou por desafios para inserir-se nessas construções, visto que o profissional desse setor frequentemente está mais próximo do equipamento do que dos pacientes.
No entanto, todo o contato humano, ainda que breve, pode ser marcado pela empatia e humanização, de forma que mesmo técnicos em radiologia e médicos radiologistas devem estar inseridos na construção de uma saúde mais humana.
Estudos já verificaram os benefícios da humanização até mesmo nos tratamentos, uma vez que o paciente sente-se mais confortável, acolhido e tranquilo quando o atendimento é realizado com base nos princípios da humanização médica.
O objetivo da humanização é que todos os contatos, com recepcionistas, médicos, enfermeiros e técnicos, sejam empáticos, portanto, com o profissional ouvindo e dando atenção ao paciente e suas necessidades.
Isso significa, por exemplo, melhorar a comunicação para explicar melhor a patologia e o tratamento, disponibilizando-se para dúvidas, acalmando, entre outros cuidados.
Por exemplo, na enfermaria a humanização pode ser vista no profissional que explica ao paciente o que está fazendo, qual medicamento e para que está ministrando.
Na radiologia pode ser vista como o cuidado para posicionar o paciente no equipamento de raios-x, especialmente se ele apresentar alguma limitação física ou dor que torna essa ação simples mais desafiadora para ele, assim como explicar com cuidado quais próximos passos do exame, tempo que vai levar, o que o paciente deve esperar, entre outros.
Portanto, a humanização na radiologia e nas demais áreas da saúde consiste na construção de relacionamentos mais saudáveis durante o atendimento, o que se reflete em mais qualidade do suporte médico aos pacientes, mas também aos profissionais da saúde.
Um ambiente humano e empático é mais saudável, especialmente nos aspectos emocionais e psicológicos, para todos os frequentadores, promovendo melhorias também na qualidade de vida das equipes.
Como tornar o setor de radiologia mais humano?
A humanização na radiologia apresenta diversos benefícios aos profissionais, gestores e, claro, pacientes e seus familiares. Apesar disso, muitas instituições médicas têm dificuldade de estruturar essa transformação.
Educação
O primeiro passo para tornar o setor de radiologia mais humano é a educação dos profissionais contratados. Nem sempre os cursos de formação, seja de médicos, técnicos, enfermeiros e outros, contam com módulos sobre atendimento humanizado.
Por conta disso, é importante que a clínica ou hospital desenvolvam iniciativas educacionais para qualificar suas equipes nesse tipo de abordagem, o que pode ocorrer por meio de cursos, treinamentos, palestras, workshops e outros.
Processos
Não adianta ter uma equipe comprometida com a humanização do atendimento em radiologia se os processos não refletem essa preocupação com o bem-estar do paciente.
Dessa forma, deve-se investigar os fluxos dos processos para garantir que eles sejam fluídos, humanos, respeitando as individualidades de cada pessoa.
Um exemplo é estabelecer um processo, antes da realização do exame radiológico, no qual o profissional explica como o exame é feito e os motivos.
Outro exemplo é ter laudos radiológicos claros, com redação que possa ser compreendida por colegas e pacientes, processo que pode ser facilitado, por exemplo, com a adoção de um software de voz para laudos.
Atenção ao ambiente
Outro elemento importante no atendimento humanizado é o ambiente e os detalhes. Por exemplo, disponibilizar água aos pacientes, manter o local higienizado e ter uma disposição favorável às pessoas com mobilidade reduzida.
Esses aspectos fazem muita diferença quando, por exemplo, uma pessoa com deficiência visual entra no ambiente e percebe que ele foi pensado também às suas necessidades.
Modernização tecnológica
A tecnologia é uma aliada da humanização dos processos na saúde, podendo facilitar a comunicação entre pacientes e equipe médica, agilizando processos, reduzindo situações inconvenientes, como tempo de espera.
Dessa forma, a estruturação de processos utilizando a tecnologia e que compactuam com a humanização é essencial para que a clínica ou hospital siga em uma direção favorável à transformação.
Cultura hospitalar
A junção entre educação, processos e ambientes mais humanos é eficiente quando se estabelece uma cultura hospitalar favorável à humanização do atendimento.
A cultura organizacional de uma instituição é, muitas vezes, mais forte que os próprios processos estabelecidos, de forma que é imprescindível que esse elemento esteja presente em uma estratégia para tornar o setor de radiologia mais humano.
A humanização na radiologia não é apenas uma tendência, mas uma necessidade urgente já identificada por gestores, de forma que as clínicas e hospitais devem começar a investir em estratégias acertadas nessa direção.