Aumentando a produtividade da equipe radiológica local
Conheça práticas para aumento da eficiência e produtividade da equipe de radiologia local que também beneficiam os pacientes
A produtividade da equipe de radiologia local é indispensável para o bom desempenho da clínica mesmo quando há uma operação híbrida com serviços de telerradiologia, por exemplo.
Um dos principais papéis dos gestores em radiologia é atuar em prol da otimização de processos e modernização da operação, visando ganhos de produtividade da equipe.
Organização do fluxo de trabalho da radiologia local
O mapeamento e organização do fluxo de trabalho da equipe de radiologia local é um primeiro passo para qualquer proposta de otimização e melhoria.
A partir dessa etapa é possível conhecer o passo a passo das operações clínicas e administrativas, o que permite identificar possibilidades de melhoria, como a reformulação de processos com gargalos operacionais, ou seja, que comprometem a eficiência e produtividade.
Além disso, a clareza dos processos reduz erros de operação e facilita a tomada de decisão dos profissionais durante as demandas do dia a dia da clínica.
Realização de treinamentos
Os treinamentos podem ser de diferentes tipos, como técnicos, operacionais e até voltados à cultura da clínica.
O objetivo é tornar os processos mais claros para os profissionais ou aprimorar suas habilidades e competências para lidar com os pacientes, equipamentos e ferramentas.
A realização regular de treinamentos amplia a eficiência para execução dos processos, impactando diretamente a produtividade da equipe de radiologia local.
Adoção de indicadores de desempenho
Muitos profissionais são avessos à implementação de indicadores de desempenho, pois os veem como uma forma de cobrança da gestão.
A definição de bons indicadores, entretanto, pode agregar tanto aos gestores quanto aos profissionais, uma vez que fornece clareza sobre quais processos estão sendo acompanhados e com qual finalidade.
Os bons indicadores são aqueles que agregam à estratégia operacional da clínica e fornecem inteligência para melhora das atividades.
Gestão de pessoas humanizada
Como outras áreas dentro da saúde, a radiologia também apresenta uma alta demanda para os profissionais, como com plantões.
A humanização da gestão da saúde em recursos humanos garante que as necessidades profissionais e pessoais dos profissionais sejam atendidas, o que se reflete em uma equipe mais comprometida e retenção de talentos.
O reflexo dessa prática pode ser observado tanto no clima organizacional como na própria produtividade da equipe.
Implementação do sistema de laudo
Além dos aspectos operacionais e administrativos, a tecnologia em diagnóstico é uma importante aliada no aumento da produtividade da equipe de radiologia local.
Um exemplo é a radiologia digital, agregando em qualidade das imagens radiológicas, redução da exposição à radiação e outros benefícios.
Atualmente, o sistema de laudo por voz que permite que o profissional dite as informações dos exames radiológicos com transcrição em tempo real pela ferramenta é outra solução para aumentar a eficiência e a produtividade.
A ferramenta de reconhecimento de voz para laudo treinada com vocabulário médico apresenta elevada acurácia, minimizando erros comuns em sistemas genéricos de digitação por voz.
Além disso, recursos adicionais como máscaras, frases preferidas, comandos de voz, salvamento automático na nuvem e outros garantem a organização da gestão da emissão de laudos, simplificando e otimizando a rotina de trabalho do radiologista.
A integração das estratégias de aumento da produtividade da equipe de radiologia local, portanto, é benéfica tanto para profissionais e gestores, como impactam diretamente na melhor experiência do paciente com a clínica radiológica.
Ver outros posts