Como impulsionar sua clínica com inteligência artificial?

25 de março de 2024

Conheça quais são as possibilidades de otimização em uma clínica com inteligência artificial e como a tecnologia está sendo usada na saúde

A clínica com inteligência artificial é mais produtiva, automatizada, eficiente e lucrativa, mas processo de adoção desse ser estratégico.

A Inteligência Artificial (IA) já está sendo empregada em tarefas rotineiras na área da saúde, como gestão e administração de clínicas, interpretação de imagens radiológicas e análise preditiva.

Assim, o setor da saúde tem sido pioneiro na incorporação de tecnologias com IA e os gestores devem estar atentos aos potenciais das novas soluções. Entenda mais a seguir.

Identificação de processos a serem otimizados

O primeiro passo para investir acertadamente em IA é ser capaz de identificar os processos que podem ser otimizados com as ferramentas disponíveis no mercado atualmente.

Um levantamento deve incluir as principais necessidades e oportunidades de melhoria na clínica e também um estudo das soluções voltadas às clínicas com inteligência artificial.

Um exemplo é o potencial de otimização da elaboração de laudos radiológicos por meio de ferramentas de reconhecimento de voz para laudo.

Esse tipo de software usa inteligência artificial para agilizar a etapa de emissão de laudos radiológicos ao viabilizar a transcrição automatizada e inteligente dos conteúdos ditados.

Portanto, existem diversas possibilidades para investir na clínica com inteligência artificial e um passo indispensável é a análise estratégica das oportunidades mais relevantes.

Agendamento e gestão de consultas

Atualmente, um dos usos da IA na saúde é otimizar as etapas de agendamento e gestão de consultas.

As ferramentas permitem o agendamento por autoatendimento e também contam com funções de lembrete, cancelamento e remarcação aumentando a autonomia do paciente.

Assim, os resultados para clínica com inteligência artificial na gestão de consultas e exames incluem a redução de filas, evitar atrasos e melhorar a experiência do paciente.

Automatização de tarefas administrativas

A eficiência nas tarefas administrativas é fundamental para a consolidação da clínica. 

Muitas dessas tarefas podem ser automatizadas com ferramentas de IA, como o processamento de faturas, gerenciamento de documentos e atualizações de prontuários eletrônicos.

Dessa forma, a equipe consegue atuar com elevada produtividade e eficiência sem redução da qualidade do atendimento prestado ao paciente.

Interpretação avançada de imagens e diagnósticos

Na área da radiologia, a inteligência artificial tem sido usada para dar suporte às decisões médicas e um exemplo é a interpretação avançada de imagens e diagnósticos.

Sistemas automatizados com IA conseguem ler e interpretar exames radiológicos para auxiliar na elaboração do laudo, o que resulta em menor tempo de espera dos diagnósticos e aumento da precisão.

Análise preditiva para gestão de estoque e recursos

Ao integrar um sistema com IA na gestão da clínica, é possível contar com análises preditivas para gerenciar estoques e recursos.

A tecnologia faz a análise do histórico da clínica, considerando consultas, exames, estoques, compras etc. e consegue prever a necessidade dos recursos por período, personalizando de acordo com sazonalidades, consultas agendadas e até cancelamentos.

Ao considerar todas essas variáveis em tempo real, a tecnologia entrega análises mais precisas. Os resultados para clínica com inteligência artificial incluem:

  • gestão e controle eficientes do estoque de medicamentos;
  • melhor redirecionamento de recursos;
  • otimização no uso de equipamentos e recursos humanos;
  • diminuição de desperdícios;
  • redução dos custos operacionais.

Verifica-se assim que o investimento em inteligência artificial apresenta um elevado potencial às clínicas, gerando vantagens operacionais, financeiras e até mesmo no relacionamento com o paciente.

Ver outros posts