Como o armazenamento na nuvem garante a segurança dos laudos?

29 de janeiro de 2021

Armazenamento na nuvem de laudos é tendência que garante mais agilidade, eficiência e qualidade nos processos relacionados à área radiológica

O armazenamento na nuvem de laudos é uma tendência na área médica já reconhecida por gestores e profissionais da saúde, no entanto, muitas pessoas ainda não compreendem quais os benefícios que justificam essa modernização.

Entender como funciona a computação em nuvem é essencial para que esse investimento seja realizado com consciência, entendendo as vantagens de transformar a operação, qualificar as equipes e otimizar os processos. Confira a seguir!

Como funciona o armazenamento na nuvem de laudos?

A computação em nuvem é um serviço baseado na internet que permite a utilização de recursos de tecnologia da informação (TI) sob demanda, como armazenamento, redes e aplicações (softwares).

Esses recursos ficam alocados e são gerenciados externamente, pelo prestador do serviço, sendo mantidos em ambientes compartilhados que são acessados pela internet.

Na área da saúde, isso significa basicamente que o hospital ou clínica contrata uma empresa externa para prestar serviços de TI sob demanda para, por exemplo, o armazenamento na nuvem de laudos.

Cada usuário, que podem ser médicos, técnicos ou enfermeiros terão acesso a um espaço específico, com documentos exclusivos ou compartilhados, a depender do caso.

O acesso também pode ser de aplicações, como, por exemplo, um software de reconhecimento de voz que, apesar de poder ser usado por todos os médicos radiologistas simultaneamente, tem caixas de armazenamento separadas.

Portanto, o armazenamento na nuvem de laudos consiste basicamente em manter os documentos em um servidor externo ao hospital ou clínica, sem hardware físico, numa arquitetura de infraestrutura tecnológica específica,  mas com acesso contínuo da equipe.

Quais os benefícios armazenamento na nuvem de laudos?

O crescimento da adesão ao armazenamento na nuvem na área da saúde, incluindo os laudos médicos, mas não apenas, deve-se aos extensos benefícios da solução.

Segurança

No armazenamento em nuvem, a segurança da informação é garantida pelo fornecedor da tecnologia que é responsável por fazer as atualizações e investimentos em novas soluções para garantir a proteção de dados, redundância, evitando vazamentos ou acessos indevidos.

Algumas tecnologias atuais utilizadas incluem a criptografia dos dados, Firewall, backup, softwares inteligentes que vasculham a rede à procura de ameaças, entre outros.

Outro fator que aumenta a segurança dos laudos armazenados em nuvem inclui a rede distribuída, pois os servidores não ficam no mesmo local. Um servidor no próprio hospital, por exemplo, pode ser danificado por incêndios, erros de manutenção e outros fatores.

Eficiência operacional

Entre os benefícios do armazenamento na nuvem de laudos destaca-se a eficiência operacional, pois os processos são mais ágeis e com disponibilidade ininterrupta. 

Isso significa que um médico pode finalizar um laudo e já compartilhar com um colega para ouvir uma segunda opinião. As imagens também podem ser avaliadas por times que não necessariamente precisam estar no mesmo espaço físico.

A eficiência também se deve à maior facilidade para buscar e encontrar documentos específicos, utilizando termos-chave ou tags de classificação, independente do local físico em que a pessoa que busca está.

Escalabilidade

Um dos benefícios da computação em nuvem é que as soluções são sob demanda, o que permite a flexibilidade de contratar soluções de acordo com as necessidades da instituição.

Por exemplo, ao expandir rapidamente os serviços de radiologia, o hospital pode ampliar sua capacidade de armazenamento, sem necessidade de investimento em infraestrutura local, o que elevaria os custos e tempo da implementação.

Redução dos custos

O armazenamento local tem como uma das principais características os altos custos para adoção e manutenção, ficando suscetíveis a perdas que causariam um “apagão” em todo o histórico da instituição.

O armazenamento na nuvem de laudos reduz esses custos de arquivamento e minimiza os riscos.

Também há diminuição do consumo de insumos, como papeis, tinta para impressão, pastas, energia elétrica e outros.

Mobilidade

Como visto, o armazenamento na nuvem caracteriza-se por ser uma solução de um fornecedor externo que opera pela internet, o que significa que é acessível por qualquer dispositivo ou usuário autorizado com conexão à internet.

Esse diferencial faz com que médicos e outros profissionais possam atuar de diferentes locais acessando seus documentos e arquivos sem prejuízos à experiência, o que garante agilidade e flexibilidade aos processos.

Tecnologia já está em uso

Apesar de muitas pessoas ainda desconhecerem como funciona a tecnologia e seus benefícios, o armazenamento na nuvem de laudos já está em uso.

Uma das soluções mais conhecidas é o PACS – Picture Archiving and Communication System – traduzido como Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens.

Esse software executa os processos anteriormente mencionados, auxiliando nos fluxos de trabalho que vão desde a aquisição do exame até o diagnóstico, incluindo a emissão do laudo e o monitoramento.

Apesar dos receios relacionados à segurança dos laudos, a experiência demonstra que o PACS e outros sistemas de armazenamento na nuvem de laudos garantem mais proteção às informações do que os modelos antigos, como servidor local, CDs, pen drive e outros.

Portanto, a modernização dos processos por meio de tecnologias como o armazenamento em nuvem, reconhecimento de voz, inteligência artificial e outras já é uma realidade consolidada na área da saúde.

Ver outros posts