Laudo médico: uso da inteligência artificial para precisão e rapidez – Laudite

20 de maio de 2024

O uso da inteligência artificial em laudo médico já é uma realidade que exige que cada vez mais profissionais e clínicas se adaptem ao potencial transformador dessa nova tecnologia.

A inteligência artificial (IA) é entendida como uma tecnologia capaz de simular aspectos da inteligência humana, como o aprendizado, a análise de dados e a tomada de decisão estratégica.

Na saúde, as soluções dotadas de IA estão sendo integradas em diferentes níveis, desde processos gerenciais das clínicas e hospitais, até no suporte a tarefas cotidianas dos médicos, como a emissão de laudos.

Quais são os usos da inteligência artificial em laudo médico?

Os laudos médicos são essenciais para diagnósticos precisos que se refletem em tratamentos mais rápidos e adequados às necessidades do paciente.

Assim, é possível afirmar que a qualidade do laudo médico impacta tanto a saúde do paciente em si como o dispêndio de insumos e recursos da saúde em geral.

As aplicações da inteligência artificial em laudo médico têm propiciado ganhos relacionados a economia de tempo, precisão e eficiência.

Análise de exames

Os sistemas de inteligência artificial na saúde são treinados com milhões de dados para qualificar o modelo a determinada função.

Esse mecanismo é possível devido ao que se chama de aprendizado de máquina, sendo a capacidade do sistema de identificar padrões conforme o histórico de dados com o qual foi treinado.

Com isso, o sistema torna-se capaz de identificar alterações mínimas, o que contribui para diagnóstico precoce de doenças e redução de erros humanos.

A automatização na interpretação de dados médicos contribui para acelerar o processo de diagnóstico, mas é combinada com a avaliação do profissional especializado, garantindo uma dupla análise dos exames.

Gestão de processos

Um dos grandes potenciais das soluções com IA é na gestão de processos, melhorando o fluxo operacional da área da saúde para economizar tempo e recursos.

Na radiologia, por exemplo, os sistemas de inteligência artificial que fazem análise de exames podem ter aplicações para classificação de risco, priorizando para a avaliação humana aqueles exames com alterações potencialmente mais perigosas.

Dessa forma, casos mais críticos são priorizados para que o paciente tenha seu atendimento encaminhado em menos tempo, o que pode ser determinante para salvar vidas em quadros graves.

Redação de laudos médicos

Entre as aplicações da IA na emissão dos laudos médicos destacam-se as ferramentas voltadas à etapa de redação desses documentos.

Utilizando Processamento de Linguagem Natural (PLN), os sistemas conseguem compreender texto e áudio.

Essa solução é usada para aplicações como o reconhecimento de voz para laudo, na qual o especialista dita os achados no exame e o sistema faz a transcrição automatizada e em tempo real do texto, incluindo com comandos de voz para cálculos e medidas, por exemplo.

Da mesma forma, esses softwares são qualificados para revisão e edição de texto, informando automaticamente erros diversos no laudo, incluindo de digitação, de construção sintática, de concordância etc. minimizando os erros humanos.

Assim, o resultado da aplicação da inteligência artificial em laudo médico é a emissão de documentos mais precisos, claros e informativos, beneficiando tanto os profissionais quanto os pacientes.

 

Fique por dentro de todas as novidades, dicas e avanços da radiologia e área médica acessando nosso blog e aprofunde seus conhecimentos sobre inteligência artificial e laudos médicos.

Ver outros posts