O papel da IA na redução de erros em laudos – Laudite
Já, há mais de uma década, os softwares de laudos médicos têm ganhado sofisticação para melhor precisão e eficiência. Entretanto, os avanços recentes em Inteligência Artificial (IA) promoveram um salto inédito.
A Inteligência Artificial consiste no uso combinado de Big Data, capacidade de processamento computacional e algoritmos para gerar sistemas capazes de replicar processos humanos, como o aprendizado, a tomada de decisão e a criação.
Na Medicina, o uso da IA é crescente e está em consonância com os benefícios já alcançados, como minimizar erros, o que na saúde é crucial para salvar vidas.
Inteligência Artificial na saúde
As aplicações da Inteligência Artificial na saúde incluem desde atividades de gestão e administração das unidades até ganhos de eficiência na interpretação de exames e emissão de laudos médicos.
De fato, os usos da IA são inesgotáveis em diferentes segmentos, sendo que na saúde a tecnologia vai de encontro especialmente com valores como precisão e eficiência. Alguns dos ganhos incluem:
- otimização da tomada de decisão;
- redução de custos operacionais;
- melhor direcionamento de insumos;
- monitoramento de saúde em tempo real;
- escalabilidade de processos;
- maior eficiência no atendimento ao paciente;
- diagnósticos mais precoces e corretos.
Portanto, observa-se que a aplicação da Inteligência Artificial na saúde está alinhada com objetivos tanto na gerência, como ganho de eficiência e redução de custos, como também vai ao encontro dos interesses dos médicos (como com o aumento da produtividade) e dos pacientes (com a qualidade diagnóstica).
Softwares de laudos médicos: IA para redução de erros na radiologia
Ainda que a IA apresente benefícios amplos na saúde, a radiologia é uma das especialidades que melhor têm explorado o potencial da tecnologia.
Avanços importantes e significativos nas últimas décadas, como a radiologia digital, já garantiam benefícios como aumento da precisão diagnóstica devido à maior qualidade da imagem radiológica e exames mais nítidos e com menor emissão de radiação.
Mesmo com essas melhorias, erros de diagnóstico ainda são uma realidade na radiologia diagnóstica, especialmente em subespecialidades mais complexas, como a oncologia, e em casos de manifestação muito precoce.
É nesse sentido que softwares de laudos médicos treinados com Inteligência Artificial podem contribuir na avaliação médica.
Um software com IA voltado à radiologia diagnóstica é treinado com milhares de imagens radiológicas com diferentes tipos de diagnóstico, tornando-se expert em identificar cada alteração e associá-la a um diagnóstico.
Esses modelos usam estatísticas para que as leituras sejam cada vez mais precisas.
Quando chega para uso na clínica radiológica, os softwares para laudos com IA já foram extensivamente treinados para conseguir identificar possíveis alterações, mesmo em estágios precoces de doenças.
Mais um aspecto importante é que a Inteligência Artificial visa agregar ao trabalho do radiologista e não o substituir.
Isso significa que os softwares de laudos médicos com IA geram um relatório indicando a probabilidade de cada doença conforme os encontrados no exame radiológico, mas o médico radiologista revê essa indicação do sistema para emitir o laudo com sua avaliação médica.
Portanto, o papel da IA é contribuir na redução de erros no diagnóstico radiológico ao fazer indicações de aspectos a serem observados pelo médico responsável, reduzindo as chances de uma alteração passar despercebida ou de um falso-positivo que é igualmente grave na área médica.
Outra aplicação da IA que reduz erros em laudos é o reconhecimento de voz inteligente somado à revisão automatizada do laudo com Inteligência Artificial, o que permite identificar erros na escrita desse documento e corrigi-los antes de ser disponibilizado ao paciente.
Ver outros posts