ChatGPT na saúde: veja as aplicações no setor

15 de janeiro de 2023

O mecanismo de modelo de linguagem tem sido palco de discussões devido a sua eficiência, mas será que poderemos utilizar o ChatGPT na saúde? Descubra!

Dadas como tendência para o futuro, as inteligências artificiais (IAs) podem ser uma saída para modernizar vários setores. Como um desses recursos, o ChatGPT na saúde pode trazer muita inovação.

Mas, afinal, o que é ChatGPT? E quais as suas vantagens para a saúde? Acompanhe este post até o final e saiba tudo sobre essa tecnologia e seu futuro. Boa leitura!

O que é o ChatGPT

Primeiramente, é necessário definir do que se trata essa ferramenta. Basicamente, ChatGPT é um modelo de linguagem, criado e treinado pela OpenAI, capaz de produzir textos e gerar informações de maneira otimizada.

É como se o usuário pudesse conversar com um computador, podendo lhe fazer perguntas ou pedidos. O interessante dessa ferramenta é a eficácia das informações que ela traz, em tom de diálogo. 

Também é notável no ChatGPT como ele assimila conteúdos já apresentados e contextualiza melhor suas respostas. Ou seja, ele vai entendendo as ideias do usuário para responder de forma mais clara e relevante.

Aliás, você realmente sabe como o uso de tecnologias como essa pode mudar a rotina na área da saúde? Isso vai muito além de agilidade e praticidade. Vale conferir!

Como o ChatGPT funciona 

Com a técnica de machine learning (aprendizado de máquina), a OpenAI treinou essa ferramenta para associar milhões de textos de formas distintas e responder, de maneira coerente, ao comando do usuário.

Ao ser apresentado a uma grande quantidade de textos da internet, o ChatGPT pôde associar cada palavra a uma probabilidade maior ou menor de ser usada em determinado contexto do diálogo. 

Resumidamente, o ChatGPT foi aprendendo, através de feedbacks dados pelos desenvolvedores, como utilizar seu amplo conjunto de dados de textos, para escolher as palavras que respondem às perguntas do usuário.

Poderemos utilizar o ChatGPT na saúde?

Sim. O ChatGPT poderá transformar a saúde, visto que esse modelo de linguagem pode interagir com qualquer pessoa e tirar alguma dúvida ou dar alguma orientação para direcioná-la da melhor maneira.

Desta forma, destacam-se como algumas possibilidades para utilização do ChatGPT na saúde:

  • geração de resumos de artigos científicos (e outros documentos relacionados à saúde) para ajudar os profissionais da área;
  • auxílio aos médicos na interpretação de exames de imagens e outros tipos de testes;
  • Identificação de padrões e tendências em diferentes casos para ajudar a encontrar novos tratamentos e alternativas;
  • chatbot para responder perguntas dos pacientes sobre cuidados com a saúde.

Considerando que este é um recurso que vem sendo desenvolvido desde 2019, há, ainda, muitas possibilidades de torná-lo melhor e aumentar a quantidade de tarefas que o ChatGPT conseguirá realizar.

Aprendizado de máquina na saúde

Aprendizado de máquina, ou machine learning, foi a técnica utilizada para treinar o ChatGPT no seu desenvolvimento. Mais especificamente, o aprendizado supervisionado. E ele também pode ser trazido para a saúde.

No caso dos softwares de reconhecimento de voz para laudos médicos, ele pode atuar, por exemplo, em:

  • treinamento de modelos de reconhecimento de fala;
  • padronização de termos para facilitar a compreensão e interpretação;
  • correção automática de erros.

Agora que você descobriu o que é e como pode ser utilizado o ChatGPT na saúde, você pode, ainda, aprender como trazer a Inteligência Artificial para hospital ou clínica, e se projetar melhor para o futuro da tecnologia. Vai ficar para trás nessa?

 

Ver outros posts