Como a inteligência artificial tem ajudado na elaboração de laudos?

Como a inteligência artificial tem ajudado na elaboração de laudos?

20 de novembro de 2021

Software de voz para laudo é um dos exemplos do uso da inteligência artificial na radiologia. Conheça outras aplicações e saiba como a tecnologia funciona!

A inteligência artificial tem sido cada vez mais empregada em soluções do dia a dia da área da saúde, como no caso do software de voz para laudo que promove praticidade e agilidade nas funções do médico radiologista.

Os benefícios e aplicações da inteligência artificial (IA) na área da radiologia refletem um cenário crescente de uso dessa tecnologia em diferentes soluções cotidianas. 

A seguir entenda como a IA funciona, como ela está sendo empregada na medicina e quais seus usos no software de voz para laudo.

Como funciona a inteligência artificial?

A inteligência artificial faz parte da área de computação e consiste no desenvolvimento de máquinas, como softwares e robôs, capazes de interpretar dados, aprender com eles e usar esse conhecimento para realizar tarefas específicas.

Por meio da IA, o objetivo é que máquinas tenham capacidade de analisar, raciocinar, aprender e tomar decisões racionais com base nos dados de entrada.

Para que um sistema de inteligência artificial funcione ele depende de diferentes tecnologias, como:

  • modelo de dados: softwares com capacidade para processar, categorizar e analisar dados;
  • Big Data: disponibilidade de grandes quantidades de dados;
  • processamento: elevada capacidade de processamento para transformar os dados de entrada em aprendizado.

Além desses fatores que embasam a IA, ela pode ser compreendida a partir de diferentes tecnologias, como:

  • machine learning: um dos pilares da IA é o chamado aprendizado de nome, que como sugere o nome, dita a capacidade do sistema de processar os dados e identificar padrões;
  • deep learning: consiste na capacidade de aprendizado profundo, tornando o processo de compreensão dos dados mais complexo e acertado;
  • processamento de linguagem natural (PLN): trata-se da tecnologia que permite que os sistemas digitais compreendam as nuances da comunicação humana, extraindo mais conhecimento do conjunto de dados disponibilizados.

Portanto, a inteligência artificial é um tecnologia complexa e que envolve uma série de tecnologias secundárias para que seja viável e, principalmente, aplicável no dia a dia.

Como a inteligência artificial tem sido usada na área da saúde?

As aplicações da inteligência artificial na área da saúde são vastas e já têm transformado a experiência de pacientes, mas também as atividades gerenciais e operacionais, incluindo dos profissionais da saúde. Entre os usos destacam-se:

  • diagnóstico precoce: a inteligência artificial tem sido empregada na interpretação de exames e análise de históricos para verificar tanto a tendência de pacientes a desenvolverem determinadas patologias como também no diagnóstico precoce, aumentando as chances de resposta satisfatória ao tratamento;
  • personalização: a IA contribui no desenvolvimento de sistemas que permitem personalizar a assistência médica ao paciente. Unida ao mapeamento genético, por exemplo, é possível descobrir quais medicamentos apresentam uma melhor resposta;
  • inteligência operacional: atividades gerenciais e operacionais também estão sendo transformadas, como por meio de tecnologias com IA que permitem reduzir o desperdício no uso de insumos, mas também em tarefas de recepção e acompanhamento médico;
  • monitoramento: atividades relacionadas ao monitoramento dos pacientes também são modernizadas com a IA, como por meio de sistemas inteligentes para identificar alterações sutis, mas relevantes, nos sinais vitais.

As aplicações da inteligência artificial na saúde, portanto, vão desde o pré-atendimento até soluções modernas de cirurgia e tratamento.

Software de voz para laudo: IA na elaboração de laudos

Entre as soluções na saúde que empregam a inteligência artificial está o software de voz para laudos que transforma o processo de elaboração de laudos do setor radiológico.

A ferramenta funciona permitindo que o conteúdo do laudo médico seja ditado pelo radiologista em vez de digitado devido ao sistema de reconhecimento de voz inteligente.

Nesse caso, a inteligência artificial é a base da tecnologia do software de voz para laudo, pois permite funcionalidades como:

  • aprendizado de máquina baseado em dicionário médico para garantir maior acurácia da ferramenta;
  • processamento de linguagem natural para que a tecnologia compreenda as nuances da comunicação humana e seja capaz de minimizar erros na transcrição dos laudos;
  • personalização da ferramenta que, conforme o uso, é aprimorada para os usos específicos do radiologista, promovendo uma experiência de uso mais completa.

Portanto, a inteligência artificial no software de voz para laudo é essencial para que a ferramenta tenha as funcionalidades necessárias para agilizar as atividades do radiologista. 

Outras soluções modernas também são usadas na ferramenta para aplicações adicionais como revisão e formatação do laudo, comandos de voz, computação em nuvem para alocação externa e mobilidade, multi abas e outras.

O software de voz para laudo é apenas uma das novas tecnologias com uso de inteligência artificial na área da saúde demonstrando o grande potencial de transformação e melhorias baseadas nessas novas soluções.

Ver outros posts