Como melhorar o atendimento da sua clínica?

30 de agosto de 2021

A qualidade do atendimento da clínica pode ser aumentada com investimentos estratégicos, como o software de laudo, e práticas reconhecidas, como a humanização.

A melhora do atendimento da clínica médica depende de diferentes investimentos estratégicos para promover uma experiência mais satisfatória ao paciente, o que pode envolver desde a realização de treinamentos até adoção de software de laudo.

De fato, existem diversas oportunidades de melhorias para otimizar o atendimento da clínica. A definição de quais as prioridades da gestão deve ser feita considerando os objetivos da instituição e também os desafios atuais.

Ainda que algumas estratégias sejam determinantes para melhores resultados, uma avaliação personalizada às demandas de sua clínica é fundamental para definição das prioridades e revisão das operações atuais.

A seguir conheça 6 práticas que contribuem na melhora do atendimento da clínica e quais benefícios podem ser espetados.

1. Jornada do paciente

O mapeamento da jornada do paciente consiste em identificar todas as etapas desde o primeiro contato do paciente com a instituição até a finalização do tratamento.

Dessa forma, os gestores podem reconhecer quais passos são necessários para agendar consultas e exames, como é a recepção, atendimento, encaminhamento, tratamento, acompanhamento e outros.

Portanto, a jornada do paciente envolve todos os contatos dele com a clínica. Com isso, os gestores podem identificar quais processos são eficientes e quais podem ser otimizados.

A promoção de uma jornada do paciente satisfatória envolve conhecer as expectativas do paciente e responder a elas. Algumas práticas incluem:

  • recepção ágil e sem necessidade de repetir informações recorrentemente;
  • pontualidade no atendimento de consultas e exames, além de entrega de resultados;
  • informações claras e objetivas sobre o diagnóstico e o tratamento;
  • estabelecer um relacionamento com o paciente, como lembrando-o de agendar um retorno;
  • pedir avaliação do atendimento e absorver as críticas para melhorar o atendimento. 

Portanto, uma jornada do paciente relevante é pensada de ponta a ponta, de forma que ele siga um fluxo de processos previamente definidos e otimizados pelos gestores.

2. Treinamento

Para que a jornada do paciente funcione de forma eficiente é determinante que as equipes sejam qualificadas e treinadas.

O treinamento deve ser considerado para novos membros da equipe, mas também ocorre em intervalos regulares.

Entre os principais objetivos das qualificações está capacitar os colaboradores a usar adequadamente as ferramentas disponíveis, como software de laudo, software de gestão e outros.

No entanto, além dos equipamentos e sistemas, os treinamentos devem viabilizar um melhor domínio sobre os protocolos e processos da clínica, reduzindo o tempo de tomada de decisão e garantindo escolhas mais acertadas.

Por fim, o treinamento também é uma oportunidade para transmitir os valores da clínica ou hospital, como em relação à humanização do atendimento, o foco na experiência do paciente e outros.

Uma vez que os protocolos devem ser otimizados constantemente por meio de melhorias pontuais, os treinamentos devem ocorrer em intervalos regulares.

3. Automação de processos

A tecnologia deve ser vista como uma aliada que viabiliza a melhora do atendimento, inclusive por meio da automação.

A automação consiste em substituir tarefas manuais por operações digitais. A solução pode ser usada diretamente no atendimento, como por meio dos agendamentos sem interação com atendentes humanos.

Outra opção é a automação de processos administrativos e gerenciais. Um exemplo é a aprovação automática de solicitações junto ao plano de saúde, agilizando o tempo de resposta e beneficiando a experiência do paciente.

4. Humanização do atendimento

Atualmente, a humanização do atendimento é a abordagem prioritária de muitos centros de saúde uma vez que é cientificamente comprovado que promove benefícios à jornada do paciente e também influencia positivamente sua saúde.

O atendimento humanizado pressupõe que as necessidades dos pacientes sejam colocadas no centro dos protocolos, de forma a personalizar o suporte de acordo com as demandas individuais.

Dessa forma, as particularidades de cada caso são consideradas, respeitando as necessidades tanto do paciente, quanto dos familiares.

Um ambiente humanizado também é benéfico aos profissionais de saúde que tem um local de trabalho que permite um desenvolvimento ético, comprometido e de qualidade da profissão.

5. Infraestrutura

A infraestrutura é outro aspecto importante na qualidade do atendimento da clínica, uma vez que a falta de meios físicos compromete o exercício das funções de forma plena.

Portanto, gestores devem investir na manutenção predial do espaço, mas também na atualização de equipamentos, limpeza, conforto, acessibilidade e outras características físicas do local.

6. Modernização tecnológica

A modernização tecnológica é fundamental para que a clínica médica esteja mais apta a atender às novas demandas dos pacientes.

Entre os exemplos de investimentos está a radiologia digital, com equipamentos mais eficientes, com custos menores e mais qualidade na imagem radiográfica.

Outro investimento é o software de laudo que aumenta a produtividade do radiologista ao mesmo tempo em que colabora com a organização e qualidade das atividades diárias.

Dessa forma, melhorar o atendimento da clínica envolve diferentes investimentos e otimizações constantes para um espaço e uma operação mais eficientes. 

Ver outros posts