Como melhorar os seus ditados no Laudite

Reconhecimento de voz médico: Como melhorar os seus ditados no Laudite?

30 de novembro de 2022

Software de reconhecimento de voz médico Laudite facilita tarefas do dia a dia, mas uso pode ser aprimorado com boas-práticas. Saiba mais! 

O Laudite é um software de reconhecimento de voz médico que permite ditar em vez de digitar os laudos radiológicos, o que facilita o dia a dia do médico radiologista.

Apesar de a ferramenta já contribuir enormemente para aumento da produtividade, organização dos laudos e eficiência, existem estratégias que permitem otimizar ainda mais o uso do recurso.

A seguir, conheça algumas dicas de como usar o software de voz para laudo para uma rotina mais tranquila e eficiente.

7 dicas para otimizar o uso do software de reconhecimento de voz médico

O principal objetivo de um software de reconhecimento de voz médico é tornar o dia a dia mais fácil, prático e ágil.

Esses benefícios podem ser ainda mais significativos quando associados às boas-práticas no uso dos recursos disponíveis. Confira!

1. Explore a ferramenta

A primeira recomendação é conhecer bem a ferramenta usada, pois é justamente na sua adaptação com ela que será possível conhecer e recorrer a recursos complexos, saindo do básico apenas para transcrever o ditado.

No caso do Laudite, você pode conhecer todas as funcionalidades do software por meio dos manuais de uso que explicam cada recurso disponibilizado.

Caso ainda fique com alguma dúvida, canais oficiais da ferramenta e de relacionamento com o cliente podem ser acionados.

O Laudite, por exemplo, tem diversas funcionalidades para além do reconhecimento de voz médico como máscaras, autosave, multi abas, autotextos preferidos, alerta de erros previsíveis, comando de voz, atalhos e outros.

Depois de conferir na teoria tudo o que a ferramenta pode fazer por você, a dica é também explorar o software e fazer testes para dominar esses recursos na prática e fazer um melhor uso diário da ferramenta.

2. Conheça seu microfone

O uso do Laudite não demanda nenhum microfone específico, mas é importante que o usuário conheça a opção selecionada para fazer um melhor uso da ferramenta.

Uma dica é a opção pelo headset, com microfones acoplados a fones de ouvido, o que garante manter as mãos livres durante o ditado e não compromete a saída de áudio uma vez que o software emite avisos sonoros durante o uso.  

Alguns recursos que podem ser úteis são selecionar um microfone com função antirruído, botão mute e avaliar a proximidade com a boca para garantir maior acurácia na transcrição e qualidade do áudio.  

3. Mantenha o ambiente silencioso

Mesmo com um equipamento antirruído é recomendado que o uso do software de reconhecimento de voz médico ocorra em um ambiente silencioso.

Barulhos e falas paralelas comprometem a acurácia da transcrição e também perturbam a organização das ideias para um ditado mais objetivo.

4. Organize as ideias

Ao começar a usar uma ferramenta de reconhecimento de voz médico para transcrição de áudios é comum não adaptar inicialmente a fala ao novo recurso.

Entretanto, a dica para otimizar o uso do software é tirar alguns minutos antes de começar a ditar o laudo para organizar as ideias na cabeça, estabelecendo a ordem de exposição das informações e as palavras-chaves que vão guiar o ditado.

5. Fale claramente

O software de voz para laudo é um aliado na melhora da comunicação verbal, afinal, a qualidade será superior se seguir alguns parâmetros, como:

  • falar claramente cada palavra;
  • ser objetivo evitando termos desnecessários nas frases;
  • falar num ritmo natural.

Apesar de inicialmente essa forma possa parecer estranha, é apenas uma questão de hábito que pode contribuir, inclusive, para uma comunicação mais clara e habilidosa em outros contextos.

6. Acompanhe atualizações do software

Todo software passa por atualizações frequentes para garantir segurança e funcionalidade.

Devido à mobilidade cloud do Laudite, o usuário não precisa reinstalar o software a cada atualização, que é automática. Entretanto, é indicado acompanhar as novidades na ferramenta.

Com o aprimoramento constante, novos recursos são disponibilizados e acompanhar as atualizações contribui para manter-se bem informado sobre as funcionalidades.

7. Utilize atalhos de voz

O Laudite disponibiliza uma série de atalhos de voz que ajudam a tornar o uso da ferramenta mais ágil e prático. Conhecer esses comandos contribui na melhor dos laudos e otimização do tempo. Alguns deles são:

  • transformar trechos em listas: “lista tipo 1” para pontos, “lista tipo 2” para traços, “lista tipo 3” para asterisco, “lista tipo 4” para números;
  • comando “apagar todo restante” para deletar todo o texto que estiver abaixo do cursor;
  • calcular volume por meio do comendo “calcular volume X por Y por Z”;
  • comando “incluir campo” para personalização do laudo conforme a necessidade do usuário.

O Laudite ainda inclui comandos matemáticos por voz para facilitar a exposição dos resultados na análise do exame.

As funções, atalhos e atualizações do software de reconhecimento de voz médico Laudite são sempre informadas aos usuários por meio das redes sociais. Siga o Laudite no Instagram e mantenha-se atualizado.

Ver outros posts