Descubra como melhorar a produtividade em hospitais e clínicas

21 de dezembro de 2020

Promover um aumento da produtividade em hospitais e clínicas médicas é um dos principais objetivos de gestores e coordenadores da área. As consequências positivas de um atendimento otimizado e altamente produtivo são inúmeras. Da satisfação de pacientes e menos transtornos diários com filas e espera, a melhoria do bem estar dos profissionais envolvidos. Os desafios deste segmento profissional são muitos e cabe a todos um esforço conjunto para minimizá-los, aumentando a qualidade de trabalho e atendimento.

A área médica já costuma trabalhar sob pressão, mas a quantidade de trabalho e a dificuldade dos processos não deveriam ser um problema tão grande. A tecnologia e as inovações científicas dos últimos anos podem e devem ser utilizadas a favor da área médica. E já vem acontecendo, viu? As possibilidades são diversas e cada vez mais a medicina se encontra com a tecnologia para buscar otimizar atendimentos, melhorar diagnósticos e facilitar o trabalho de toda a cadeia médica.

A produtividade está diretamente relacionada à economia de tempo, à quantidade de atendimentos realizados diariamente e à melhoria da gestão das atividades cotidianas. Quanto mais tempo para realizar análises assertivas e desenvolver laudos de qualidade, melhor será o dia a dia de médicos radiologistas, por exemplo. Separamos algumas dicas e recursos que poderão melhorar a produtividade em hospitais e clínicas que já atuam no mercado. Acompanhe com a gente:

Dicas práticas para aumento de produtividade em hospitais e clínicas

1. Invista em tecnologia

A tecnologia pode estar atrelada a uma profunda diversidade de processos e atividades do nosso dia a dia, dentro e fora do ambiente de trabalho. Programas de gerenciamento em nuvem, centrais de armazenamento de dados dos pacientes e inteligência artificial em exames e diagnóstico são exemplos de como a tecnologia pode ajudar na produtividade em hospitais e clínicas médicas. Quando pensamos na radiologia, a otimização no desenvolvimento de laudos por voz é um dos destaques tecnológicos. A plataforma Laudite, por exemplo, possibilita que o radiologista realize os laudos por meio de um reconhecimento inteligente de voz que possui um dicionário técnico totalmente voltado às expressões médicas para gerar laudos eficientes e com rapidez.

 

2. Desenvolva indicadores de desempenho

Indicadores de desempenho são ótimos para mensurar a realidade do que acontece nas clínicas. Um sistema integrado de informações e armazenamento de dados pode resultar em indicadores de desempenho confiáveis e que auxiliarão nas análises e estudos de processos médicos. A gestão dos hospitais poderá, desta forma, distinguir se o problema está nos colaboradores ou se a infraestrutura local é que precisa ser atualizada, por exemplo. É preciso ter em mente, contudo, o contexto do trabalho realizado e o que a clínica oferece aos seus radiologistas e médicos.

 

3. A importância do treinamento da equipe

Não basta apenas investir em tecnologia e em inovação de processos se a equipe não conseguir utilizar o que está à sua disposição a seu favor. O treinamento de pessoas é metade do caminho quando pensamos em aumentar a produtividade em hospitais e clínicas. De recepcionistas a auxiliares e profissionais qualificados, a equipe precisa estar a par de todas as funcionalidades e opções de otimização de trabalho disponíveis no ambiente. Capacitar os colaboradores ocasiona em uma demora menor nos processos, na sabedoria de utilização do maquinário e no entendimento de como as plataformas podem ajudar no dia a dia de trabalho de cada colaborador específico.

 

4. Siga processos pré-definidos

Complementando a dica anterior, é importante que processos pré-definidos de atendimentos, exames e laudos sejam desenvolvidos e devidamente seguidos pela equipe médica e técnica. A complexidade existente na área da saúde precisa ser levada em consideração. Além disso, a urgência de pacientes e a velocidade demandada por todos causam pressões no processo que podem ser minimizadas. A dica está em instigar a comunicação interna e em documentar os métodos. A troca de experiências de membros da equipe ajuda na diminuição de erros ou dificuldades recorrentes. Quando pensamos na documentação de processos, por outro lado, temos em mente a acessibilidade dos profissionais envolvidos e a possibilidade de entender um passo a passo que foi pensado justamente para o aumento da produtividade em hospitais e clínicas médicas.

 

5. Padronize o tempo de atendimento

Não pense neste item como um modo de apressar o médico. A padronização do tempo de consultas busca evitar ao máximo que o profissional fique sobrecarregado e que o paciente não aguarde muito tempo para ser atendido. O ambiente médico e de exames já vem de um espaço de estresse e insegurança, a demora do atendimento pode aumentar os riscos da experiência não ser satisfatória para nenhum dos envolvidos no processo. Quando se têm um padrão de tempo nas consultas, tecnologia na realização de laudos e exames, eficácia no treinamento dos profissionais e um monitoramento de horários, a tendência é que tudo ocorra quase que de maneira ensaiada.

 

6. Ofereça serviços online

Grandes aliados da produtividade em hospitais e clínicas, serviços online auxiliam profundamente no fluxo de informações, pacientes e acesso a dados médicos. Plataformas que disponibilizam exames e diagnósticos online, agendamento de consultas pela internet e a possibilidade de laudos e análises por meio de inteligência artificial são meios de aumentar a produtividade e otimizar os processos médicos. Radiologistas, por exemplo, se beneficiam muito com serviços online e com uso de sistemas em nuvem, já que são diretamente afetados caso a tecnologia não seja utilizada a seu favor. A necessidade de diagnosticar, analisar e informar de maneira analógica não cabe mais no cotidiano destes profissionais.

Ver outros posts