Descubra quais os benefícios do laudo ditado

27 de janeiro de 2021

Benefícios do laudo ditado otimizam a rotina de trabalho do profissional, desburocratizando e agilizando processos. Entenda como funciona 

A tecnologia transformou processos em diferentes áreas da saúde, como prevenção, diagnóstico e tratamento, além de atividades técnicas, como a gestão hospitalar. Um dos destaques são os benefícios do laudo ditado aos profissionais do departamento de Radiologia.

Os exames radiológicos envolvem diversas etapas, como agendamento, execução por um técnico e posteriormente a análise da imagem para emissão do laudo médico por um especialista.

Todas essas áreas foram transformadas, com agendamentos online, equipamentos de radiologia digital e ferramentas para otimizar a emissão dos laudos médicos.

Pensando nessas inovações, apresentamos a seguir os benefícios do laudo ditado e como essa solução inteligente funciona.

7 benefícios do laudo ditado

Os benefícios do laudo ditado advém da capacidade da plataforma ou software em transformar palavras faladas para texto enquanto o médico especialista em radiologia avalia a imagem radiológica e descreve seus achados.

Dessa forma, é como se o profissional ditasse sua análise, mas a redação é automatizada pela ferramenta em vez de ser realizada por um digitador ou pelo próprio médico, o que exige mais tempo para execução.

Entenda melhor os benefícios do laudo ditado, como a solução influencia no desenvolvimento das tarefas médicas e também na própria qualidade de vida do profissional.

  1. Redução do tempo com garantia de qualidade

Como visto, a plataforma de reconhecimento de voz captura o áudio e faz a transcrição dos achados médicos no exame radiológico, de forma que, em vez de parar para redigir, o especialista pode apenas ditar as informações do laudo.

Essa solução reduz o tempo despendido para elaboração de um laudo médico sem prejuízos à qualidade do resultado, o que é fundamental dada a sensibilidade das informações na área médica que precisam ser exatas e confiáveis.

Dessa forma, parte da atividade de elaboração do laudo pode ser automatizada, o que faz diferença significativa na otimização da rotina profissional.

  1. Agilidade na rotina

A rotina de um médico especialista em radiologia envolve diversos processos ao longo do dia, incluindo atendimento, discussões de casos, estudos e questões mais burocráticas e técnicas, como preenchimento de documentos, emissão dos laudos e outras.

Para que o profissional tenha uma rotina mais satisfatória é sempre um desafio reduzir o tempo dedicado às atividades burocráticas, repetitivas e técnicas.

Entre os benefícios do laudo ditado está justamente esse ganho de tempo, pois o profissional poderá despender mais tempo em atividades como o atendimento, agilizando etapas manuais da rotina.

  1. Informações mais acessíveis

Dependendo da plataforma de laudo ditado usada, ela não é útil apenas na elaboração do diagnóstico em si, mas em toda a gestão de documentos, laudos e informações.

O especialista pode, por exemplo, falar o nome do paciente e o software faz uma busca no sistema encontrando o documento correspondente. Dessa forma, as informações ficam mais acessíveis, o que faz diferença na organização e tempo despendido para esse tipo de tarefa. Utilizar comandos através da voz para fazer pesquisas no sistema ou realizar ações.

  1. Desburocratização do processo

Muitos médicos têm modelos, máscaras e abas de diferentes laboratórios e hospitais nos quais trabalham, demandando tempo para encontrar o modelo correto de um exame para determinado local.

Na plataforma do Laudite, com o laudo ditado, há a desburocratização desses processos, pois as máscaras e abas ficam facilmente acessíveis, incluindo termos e expressões recorrentes nas análises.

  1. Mobilidade

Quando a plataforma de reconhecimento de voz para laudo ditado fica alocada na nuvem, todos os documentos, informações e processos ficam salvos em segurança em um servidor externo.

Essa solução garante que o profissional possa desenvolver as suas atividades, com toda a infraestrutura desejada, independentemente do local no qual se encontra, se na clínica, no hospital, em casa ou mesmo durante uma viagem.

  1. Padronização dos processos

O software de laudo ditado exige algumas entradas padrões para preenchimento dos campos de acordo com a estrutura do modelo específico, a depender do tipo de exame e instituição solicitante.

Devido esse aspecto, as informações que constam no laudo médico serão padronizadas e garantirão uma organização sistemática dos dados, o que facilita no arquivamento e recuperação de informações, como também na interpretação dos resultados.

  1. Organização de longo prazo

A organização de longo prazo é um aspecto central na vida do médico radiologista, pois evita erros, equívocos e perdas de documentos sensíveis, além de dificuldades para recuperar informações se necessário.

Essa organização de longo prazo facilita e otimiza a execução diária das atividades e também ameniza a carga de trabalho do profissional, garantindo mais tempo para atividades prazerosas, sejam relacionadas à profissão ou vida pessoal.

Como funciona o reconhecimento de voz inteligente?

A primeira etapa do laudo ditado é usar o recurso de reconhecimento de voz para captar a fala e transformá-la em texto escrito. No entanto, um software inteligente não pára nessa etapa.

O programa quebra o áudio em partes menores para identificar palavras específicas. Utilizando a tecnologia Natural Language Processing (NLP) é possível analisar as diferenças e criar perfis de voz.

Os perfis de voz consideram o vocabulário, entonação, pronúncia e outros elementos da fala do usuário para tornar o processo mais otimizado e inteligente.

Portanto, são diversos benefícios do laudo ditado, especialmente quando se utiliza uma solução completa que integra reconhecimento de voz com NLP, como a plataforma Laudite que foi desenvolvida pensando especificamente nas necessidades e demandas de profissionais de radiologia.

Ver outros posts