Laudo por voz: conheça os benefícios de emitir laudos ditados
Emissão de Laudo por voz pode contornar a alta demanda do mercado e evitar a sobrecarga do profissional. Saiba mais
Todos os dias médicos radiologistas elaboram laudos de exames. Sem nenhum tipo de automatização, esse serviço costuma levar tempo. Para isso, a emissão de Laudo utilizando reconhecimento voz tem colaborado intensamente..
A alta demanda de laudos pode sobrecarregar estes profissionais pois, além de estudar o exame, eles precisam escrever e depois revisar o conteúdo, além de estarem atentos à pontuação e linguagem utilizadas.
Com o recurso por voz, isso tudo tende a ser mais prático e organizado. Afinal, costumamos falar muito mais rápido do que escrevemos.
Neste artigo, você entenderá tudo sobre como os laudos ditados funcionam e seus benefícios para os profissionais da área. Boa leitura!
O que é a emissão de Laudo por voz
A importância dos laudos médicos é inquestionável, mas fazê-los com rapidez e agilidade pode ser ainda mais importante, tanto ao médico quanto ao paciente. Aí entra o recurso por voz.
A emissão de laudo por voz é, justamente, utilizar-se de um software de reconhecimento de fala para que você precise apenas ditar ao invés de escrever seus laudos.
O software de voz do Laudite pode emitir o laudo pela fala e conta com opções de salvamento automático, bem como revisão e formatação automatizadas.
Como emitir laudos radiológicos por reconhecimento de voz
Para emitir laudos radiológicos ditados é necessário utilizar um software de reconhecimento de voz, como o utilizado na plataforma Laudite. Geralmente, o processo funciona desta forma:
1 – o médico acessa o recurso na plataforma;
2 – seleciona o paciente e o exame a ser analisado;
3 – liga o microfone e dita suas observações, construindo seu relatório, enquanto o sistema vai escrevendo automaticamente;
4 – revisa o texto e o edita, se necessário;
5 – salva e encaminha o laudo para seu destino.
Principais benefícios da emissão de laudos por reconhecimento de fala
Com o uso do software, emitir os laudos ficou mais fácil. Para comprovar isso, listamos abaixo os principais benefícios:
Praticidade ao laudar
Sendo a sua única preocupação fazer seu relatório, o médico pode analisar o exame enquanto fala, sem pensar na pontuação, erros ortográficos ou de digitação.
Agilidade e otimização do tempo do médico radiologista
Maior praticidade significa melhor utilização do tempo. Laudos por voz otimizam as horas gastas com revisões e escritas e convertem em maior tempo disponível para realização de outras atividades.
Aumento da capacidade de atendimento do setor radiológico
Com o tempo otimizado, será possível aumentar também o número de atendimentos. Com a praticidade que o software de fala para laudo oferece, atender mais pacientes não será sinônimo de sobrecarga.
Padronização dos laudos
Com uma ferramenta de reconhecimento de fala, os laudos podem assumir um caráter padrão e evitar equívocos. Há ainda a opção de organizá-los por instituições, facilitando a manutenção dos padrões de cada local.
Qualidade
Laudos feitos com maior padronização e revisão contextual atribuem mais qualidade ao serviço. Além disso, o médico terá maior controle para gerenciar os laudos e reavaliar um exame a qualquer momento.
Ver outros posts