Microsoft compra Nuance, gigante da inteligência artificial
O mercado de tecnologia na saúde foi movimentado por aquisição bilionária. Conheça a opção brasileira de software de voz para laudo e suas vantagens.
Foi anunciada, no começo de abril, a aquisição da empresa de inteligência artificial Nuance pela Microsoft em uma transação bilionária relacionada ao uso de novas tecnologias no segmento da saúde que movimentou a área de software de voz para laudo.
Uma das principais soluções da Nuance é a tecnologia avançada de reconhecimento de voz, além de a empresa ter uma atuação estratégica no mercado de saúde dos Estados Unidos.
A seguir saiba mais sobre a Nuance e essa transação bilionária e também sobre o mercado brasileiro de software de voz para laudo no segmento da saúde.
Qual o impacto mercadológico da compra da Nuance pela Microsoft?
A aquisição da Nuance pela Microsoft está avaliada em US$19,7 bilhões, o que convertendo para o real alcança a soma de R$111 bilhões.
A tecnologia da Nuance foi desenvolvida com base principalmente em aplicações de inteligência artificial com foco no reconhecimento de voz.
A principal solução da marca consiste em uma aplicação que transcreve a fala e que utiliza inteligência artificial para se adaptar à voz do usuário, tornando-se cada vez mais assertivo e eficiente.
A tecnologia desenvolvida pela Nuance foi licenciada para diversas soluções do mercado que utilizam aplicações por voz, como a assistente digital da Apple, Siri.
Além disso, a Nuance tem uma atuação estratégica no mercado de saúde, pois conta com uma solução treinada especificamente com termos médicos em inglês. Por conta disso, as tecnologias da empresa são usadas por mais de 55% dos médicos e 77% dos hospitais nos Estados Unidos.
Qual solução de software de voz para laudo está disponível no mercado brasileiro?
Verifica-se assim o grande potencial mercadológico das novas tecnologias direcionadas à área da saúde. Uma das dúvidas de muitos usuários é se existem soluções do tipo no Brasil e a resposta é sim.
O Laudite é uma empresa brasileira que desenvolveu a plataforma Laudite que faz o reconhecimento de voz inteligente para laudos médicos.
Por meio da tecnologia, os radiologistas podem ditar seus achados nos exames radiológicos em vez de precisar escrever. A transcrição da fala é feita pela própria aplicação que reconhece termos médicos específicos.
O objetivo do Laudite é simplificar os processos relacionados à emissão dos laudos de exames radiológicos com o software de voz para laudo, de forma que a plataforma tem diferenciais como:
- reconhecimento de voz inteligente: compreensão detalhada das frases para transcrição no documento, evitando erros como frases sem sentido ou com termos faltando;
- autosave: salvamento automático dos arquivos que estão sendo editados, evitando a perda de laudos e necessidade de retrabalho;
- multiabas: permite que o radiologista trabalhe em diversas abas simultaneamente, agilizando a realização das tarefas;
- vocabulário médico: tecnologia treinada com termos médicos específicos, o que proporciona maior acurácia no entendimento da fala do especialista;
- computação em nuvem: tecnologia alocada na nuvem, garantindo a atualização automática dos recursos aos usuários, não demanda instalação e pode ser usada e acessada por diferentes dispositivos;
- inteligência artificial: integrados à plataforma, os algoritmos de inteligência artificial garantem mais fluidez e eficácia no reconhecimento de voz e aprimorando constante da aplicação;
- multiplataforma: plataformas compatíveis com sistema operacional Windows ou Mac para melhor atender à comunidade médica;
- comandos de voz: viabiliza solicitar ações por voz como formatação, cálculos, carregamento de máscaras e outras;
- alerta para erros previsíveis: a tecnologia identifica erros mais comuns, como frases não apagadas, e alerta sobre esses problemas, facilitando a revisão do laudo;
- modelos e autotextos: armazena as máscaras e também frases recorrentes para facilitar ao atendimento às exigências da instituição de saúde e emissão do laudo.
Portanto, o mercado brasileiro também conta com uma tecnologia como o software de voz para laudo que se diferencia pelo uso de recursos avançados, como inteligência artificial, e diversidade de funcionalidades.
Com a plataforma Laudite o radiologista ou residente tem maior facilidade para organizar, gerenciar e emitir os laudos, influenciando tanto no desenvolvimento diário das atividades, como na qualidade de vida do profissional.
O armazenamento de todos os recursos na nuvem é um importante aliado para manter históricos e evitar a perda de dados que podem comprometer tanto a produtividade do especialista como também suas atividades no longo prazo.
O software de voz para laudo Laudite utiliza uma tecnologia 100% pensada para as necessidades da área médica, o que é um importante diferencial para garantir facilidade no uso dos recursos, adequação às especificidades do setor e mais confiabilidade nos processos.
Ver outros posts