Modelo de laudo radiológico: conheça a importância

24 de dezembro de 2022

Saiba por quais motivos investir no modelo de laudo radiológico padronizado e como aumentar a eficiência e qualidade nessa área

O modelo de laudo radiológico adotado na clínica impacta os profissionais de radiologia, médicos solicitantes e também os pacientes.

A não adoção de nenhum modelo, deixando a estrutura do laudo livre para cada radiologista pode, por sua vez, comprometer a eficiência dos processos e mesmo a clareza das informações. Entenda mais a seguir.

Qual a importância do modelo de laudo radiológico?

O modelo de laudo radiológico padronizado na clínica é uma decisão a ser tomada pela gestão conforme identifica a importância e benefícios dessa prática. Entre os motivos destacam-se:

  • produtividade: o modelo de laudo ajuda na eficiência na hora da interpretação e emissão, o que afeta diretamente a produtividade dos radiologistas que sabem exatamente em que focar;
  • legibilidade: laudos padronizados garantem melhor legibilidade das informações tanto para os demais profissionais da saúde, especialmente o médico solicitante, como para os pacientes que também devem ser considerados;
  • qualidade: com a padronização dos laudos fica mais viável para a gestão garantir a qualidade dos documentos radiológicos emitidos, uma vez que todas as informações centrais serão expostas com clareza e objetividade.

Portanto, se a clínica radiológica ainda não conta com um modelo de laudo para cada tipo de exame de imagem, é importante que gestores, junto à equipe de radiologistas, considerem a padronização.

Como otimizar a emissão de laudos?

Existem diferentes formas de promover a otimização na etapa de emissão dos laudos radiológicos. Conheça as principais a seguir.

Laudo estruturado

A primeira recomendação é adotar o modelo de laudo estruturado, que consiste em definir tanto quais são as informações inseridas no laudo, como a própria ordenação delas.

Um exemplo muito comum é: informações do paciente, método de condução do exame, descrição dos achados e hipótese diagnóstica.

Outras informações podem ser priorizadas a depender do tipo de exame radiológico, bem como do público-alvo prioritário da clínica. Assim, o modelo de laudo pode ser estabelecido conforme faz mais sentido à equipe.

Software de emissão de laudo

Atualmente, uma das principais formas de otimizar a emissão de laudos radiológicos é contar com um software que tenha essa finalidade.

O software de emissão de laudo permite criar uma biblioteca de modelos e máscaras de laudos, de acordo com o tipo de exame e instituição solicitante.

Com isso, o radiologista sabe quais informações serão priorizadas e a disposição apresentada, o que impacta diretamente na produtividade do profissional, mas também na qualidade e legibilidade do laudo.

Outro aspecto relevante é não despender tempo para formatar cada laudo, uma vez que ele já é pré-formato conforme o modelo de laudo padronizado.

Há ainda a opção do software de voz para laudo que, além de funcionalidades acerca de máscaras, formação e edição dos laudos, ainda permite que o radiologista dite os achados no exame.

Com esse conjunto de recursos há ganhos significativos na operacionalização do setor radiológico com benefícios para além da incorporação do modelo de laudo estruturado.

Assim, os gestores de saúde, conhecendo os recursos disponíveis na área, podem investir em práticas, processos e ferramentas que garantam essas melhorias nas atividades da instituição.

Ver outros posts