O que é o laudo estruturado?

30 de outubro de 2021

O laudo estruturado é uma proposta recente com diversas contribuições na literatura médica especializada que explicam seus benefícios tanto para os profissionais da saúde como para os pacientes.

De fato, a lógica do laudo estruturado apresenta vantagens quando comparado ao modelo de laudo livre, no qual as informações centrais do diagnóstico estão presentes, mas em ordem menos intuitiva e padronizada. Entenda melhor a seguir!

O que é e quais os benefícios do laudo estruturado?

O laudo estruturado consiste em um modelo de laudo radiológico no qual a ordem das informações é padronizada, promovendo maior facilidade tanto na emissão do documento, como na leitura por parte do médico solicitante.

No laudo padronizado cada conjunto de informações é selecionado dentro de uma árvore de decisões em cascata, sendo que o fator condicionante influencia as opções seguintes. 

Por exemplo, ao iniciar o modelo, o médico radiológico seleciona os dados básicos do exame, como método de imagem, especialidade e área do corpo.

A partir disso, o laudo estruturado abre-se em um menu com as patologias que podem ser associadas ao exame analisado e às alterações possíveis.

Após selecionar uma nova camada de informações, outro menu indica os itens seguintes do laudo estruturado, considerando os protocolos mais recentes da investigação em andamento.

Com isso, as opções vão se afunilando para resultar em um laudo com informações sequenciais mais completas, encadeadas em lógica e que apresentam uma conclusão clara e objetiva.

O relatório final, portanto, é um modelo padronizado, inclusive com frases fixas e uma ordem de apresentação das informações mais intuitiva e natural para os radiologistas.

Essa opção resulta em uma série de vantagens na área radiológica quando comparada com o modelo livre de emissão do laudo médico, como:

  • mais agilidade e eficiência na emissão do laudo radiológico dada a predefinição da ordem de apresentação das informações;
  • modelo comprovadamente eficiente e lógico para elencar as informações com reconhecimento da comunidade médica;
  • padronização dos modelos de laudo radiológico, garantindo maior agilidade em consultas ao histórico do paciente;
  • maior praticidade na leitura do laudo estruturado pelo médico solicitante, poupando tempo na interpretação final;
  • viabilidade de um diagnóstico mais eficiente e correto e em menor prazo, beneficiando a experiência do paciente que obtém um encaminhamento mais rápido para o tratamento. 

Portanto, o laudo estruturado apresenta benefícios para a prática atual da profissão, mas também gera ganhos de longo prazo devido à padronização, o que facilita a reconstituição do histórico médico do paciente futuramente.

O laudo estruturado funciona para diferentes exames radiológicos, radiografia, ultrassom, mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Como o Laudite contribui na emissão do laudo radiológico?

O laudo estruturado na radiologia apresenta vantagens aos profissionais, mas além da padronização e ordem das informações, é possível associá-lo a outra facilidade, o software de reconhecimento de voz para laudo.

O Laudite, principal software de reconhecimento de voz para laudo, é uma solução que pode ser integrada para ditar os achados médicos durante a emissão do laudo estruturado.

Com isso, o médico radiologista otimiza duplamente a execução das tarefas diárias, primeiro pela praticidade do Laudite ditando as informações e em segundo pela agilidade do laudo estruturado que já tem o modelo e opções preestabelecidas.

A união desses recursos faz com que o médico tenha diversos ganhos na rotina da profissão, como:

  • aumento da produtividade;
  • maior organização no fluxo de trabalho;
  • auxílio na tomada de decisão no momento da interpretação do exame radiológico;
  • mais harmonia no trabalho e relacionamento com colegas;
  • redução de solicitações para retrabalho;
  • mais agilidade no atendimento às demandas.

Além da função principal do Laudite, que é o reconhecimento de voz inteligente que permite ditar os achados do exame para que o sistema faça a transcrição automática do conteúdo, o software ainda conta com ferramentas adicionais.

As funções de multi-abas e salvamento automático, por exemplo, permite que o trabalho não seja perdido e o profissional possa alternar entre demandas para agilizar sua prática.

Os comandos de voz, como para cálculos dos dados do exame, reduzem as pausas e permitem selecionar opções com maior praticidade.

No caso do laudo estruturado, com o Laudite é possível ditar as seleções de cada camada do menu, resultando em um laudo completo e de alta qualidade sem precisar digitar nenhum trecho, pois as frases são pré-definidas para tornar o relatório final mais padronizado e objetivo.

O Laudite ainda permite salvar máscaras e frases mais usadas e alerta para erros previsíveis dentro do conteúdo do laudo, evitando erros e tornando a emissão mais ágil.

As tecnologias atuais, como o Laudite, são desenvolvidas com recursos de ponta como inteligência artificial, processamento de linguagem natural (PLN) e aprendizado de máquina para garantir um funcionamento fluido e intuitivo.

Ao unir a ferramenta com um protocolo objetivo e eficiente, como o laudo estruturado garante-se mais facilidade, produtividade e praticidade ao trabalho diário do médico radiologista.

Ver outros posts