O que é PACS e como isso pode ajudar sua clínica
Entender o que é o PACS e quais as vantagens dessa solução é fundamental para transformar e modernizar processos das clínicas gerando eficiência e produtividade.
É fundamental que gestores e profissionais de clínicas de imagem conheçam o que é o PACS, como esse sistema funciona e quais os benefícios promovidos pela solução.
A tecnologia é cada vez mais utilizada em instituições de saúde, gerando vantagens operacionais, de segurança e na eficiência dos processos. Entender esse novo contexto e inserir a clínica na era da transformação digital são aspectos essenciais para garantir vantagens competitivas e aumento da produtividade.
O que é e como funciona o PACS?
A sigla PACS significa Picture Archiving and Communication System, que pode ser traduzida como Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens. Trata-se de um software criado para atender as necessidades específicas de clínicas de diagnóstico por imagem.
O principal objetivo do PACS é realizar o armazenamento de exames de imagem, garantindo benefícios como a maior facilidade na comunicação entre instituições, mas não apenas isso.
Um PACS completo garante modernização dos diferentes processos relacionados à clínica de diagnóstico por imagem, como captura e geração de exames de imagem, diagnóstico, laudo, visualização de exames e o monitoramento das etapas do processo.
O funcionamento do PACS é simples, com uma operação que garante usabilidade de forma que mesmo profissionais sem amplo conhecimento em tecnologia conseguem executar as funções. O sistema é baseado em cinco etapas, são elas:
- Recebimento da imagem radiológica oriunda do equipamento de radiologia digital;
- Transmissão do equipamento ao servidor utilizando um protocolo de transferência que vai determinar o formato do arquivo, como DICOM, HL7, entre outros;
- Transmissão das informações para um banco de dados que pode estar alocado em um servidor na própria na clínica ou em uma estrutura externa utilizando computação em nuvem;
- Disponibilização dos dados para edição em plataformas locais offline ou em sistemas online que podem ser integrados à soluções de telemedicina ou telerradiologia, por exemplo;
- Disponibilidade para acesso e download por pacientes ou profissionais a partir de login e senha.
Portanto, o sistema PACS inclui todas as etapas necessárias desde a captura da imagem radiológica até a disponibilização do laudo e exame para um profissional da saúde ou paciente.
Quais os benefícios do PACS para clínicas?
O uso crescente do PACS deve-se aos benefícios desse sistema às clínicas que podem modernizar seus processos e obter as vantagens decorrentes dessa otimização. Veja a seguir os principais motivos para investir na solução.
Evita a perda de laudos e exames
Processos analógicos em clínicas de diagnóstico por imagem estão diretamente relacionados a maiores chances de perda de exames ou laudos, demandando a refação que é custosa à instituição e inconveniente ao paciente.
Também podem ocorrer danos aos documentos físicos, inviabilizando o uso ou a interpretação do conteúdo.
Otimização do diagnóstico
O sistema PACS funciona com imagens radiológicas de elevada qualidade, o que é determinante na assertividade da avaliação médica, refletindo-se em laudos mais completos, detalhados e corretos.
Aumenta a segurança
Apesar de muitas pessoas questionarem a segurança digital, já está comprovado que os sistemas PACS são mais seguros do que os modelos analógicos de organização de exames e laudos.
No PACS utiliza-se criptografia para proteção das informações e também o acesso é restrito às pessoas autorizadas mediante login e senha, minimizando chances de roubos ou vazamentos de dados sensíveis.
Melhora a produtividade
O PACS contribui na produtividade das equipes, pois facilita a emissão de laudos, acesso às informações, trocas entre profissionais, entre outras atividades rotineiras.
A maior agilidade nos processos é fundamental para uma equipe garantir uma maior produtividade, reduzir erros e também aumentar a satisfação do paciente com o serviço.
Integração com outros sistemas
O PACS pode ser integrado com outros sistemas de radiologia e gestão hospitalar, o que garante a padronização dos processos, agilidade e inteligência de negócio devido à centralização das informações.
Facilidade para transferência dos dados
Os exames e laudos do sistema PACS podem ser acessados por meio de dispositivos diversos, como tablet, smartphones e computadores, facilitando o acesso e transferência das informações.
Tal diferencial é essencial para profissionais da saúde que atuam em diferentes instituições e têm alta mobilidade durante a rotina de trabalho.
Redução de custos
Um dos principais objetivos dos gestores ao investir no PACS é a redução de custos, benefício que é obtido devido à visualização das imagens em tela, evitando gastos com filme, papel, químicos e manutenção de equipamentos de impressão.
Sustentabilidade
Todos os segmentos da sociedade precisam contribuir com a redução dos impactos ambientais decorrentes da atividade humana.
A impressão de exames radiológicos é extremamente crítica, pois além dos insumos tóxicos usados, o exame precisa de um descarte específico para reduzir as chances de contaminação do solo e meio ambiente.
Portanto, o PACS é um sistema completo desenvolvido com base nas necessidades identificadas em clínicas de diagnóstico por imagem, gerando benefícios que justificam esse investimento que gera ganhos imediatos e de longo prazo.