O que são health techs e quais suas influências na área da saúde?

18 de janeiro de 2021

Segmento de health tech está diretamente relacionado às transformações recentes no setor da saúde com melhoria de processos de diagnóstico, gestão e tratamento

De acordo com a pesquisa Global Health Care Outlook de 2015 realizada pela Deloitte, esse setor é avaliado globalmente em US$7.2 trilhões de dólares. Mas, afinal, o que são health techs?

A seguir entenda melhor do que se trata esse novo segmento e também como ele tem influenciado transformações na área da saúde.

O que são health techs?

Inicialmente vamos esclarecer o que é health tech: trata-se do setor que reúne startups da área da saúde.

As startups, de forma geral, são empresas inovadoras que investem em tecnologia para promover melhorias, otimização e eficiência nos setores nos quais atuam.

Na área de saúde, a proposta das health techs é melhorar os serviços, produtos e soluções a partir de novas tecnologias, promovendo transformações que influenciam atividades desde atividades administrativas, passando pelo cotidiano das equipes médicas e demais áreas, mas também a atenção aos pacientes.

Apesar de a dúvida sobre o que é health tech ainda ser comum, esse segmento já existe há mais de 10 anos, no entanto, tem ganhado visibilidade e expressividade diante de inovações tecnológicas mais disruptivas (que alteram padrões preestabelecidos) e difusão das soluções desenvolvidas.

Quais as transformações na saúde promovidas pelas health techs?

Um dos aspectos relevantes no segmento de health tech é que existem startups focadas em diferentes partes do atendimento e serviço em saúde, promovendo não apenas transformações pontuais em diagnóstico ou tratamento, por exemplo, mas impactando todo o ecossistema de saúde.

A seguir, conheça como algumas áreas da saúde estão sendo influenciadas pelas transformações promovidas pelas health techs.

Prevenção e diagnóstico

As inovações tecnológicas têm viabilizado a realização de exames mais completos e preventivos a partir, por exemplo, do sequenciamento do código genético e da probabilidade de desenvolver patologias.

Foi esse tipo de solução que fez com que a atriz Angelina Jolie realizasse uma mastectomia dupla após um exame genético revelar que ela tinha 87% de chances de desenvolver câncer de mama, doença que acometeu a mãe e a avó materna da atriz.

Além de exames genéticos, o uso de inteligência artificial para identificar indícios iniciais de doenças e viabilizar diagnóstico e tratamentos precoces também fazem parte desse grupo de soluções.

Incluem-se ainda na prevenção e diagnóstico soluções como o uso de wearables para monitoramento de sinais vitais, telemedicina para atendimento a distância e soluções educacionais em saúde para disseminação do conhecimento e informação.

Gestão hospitalar

Uma das áreas críticas da saúde é a gestão hospitalar ou clínica, pois envolvem tarefas administrativas, de recursos humanos, agendamentos, manutenção de equipamentos, reposição de insumos, entre outras.

A complexidade da gestão hospitalar por muito tempo fez com que a área da saúde sofresse de desperdícios e perdas devido à dificuldade de controle centralizado de todos os processos.

Atualmente, as soluções de health tech também são voltadas à gestão hospitalar para viabilizar otimização dos processos, redução dos desperdícios de custos e ganhos de eficiência.

Para atender tal demanda atualmente estão disponíveis no mercado softwares de gestão que permitem controlar e monitorar em um único painel todas as atividades da complexa rotina hospitalar, o que influencia nos recursos, mas especialmente na qualidade e agilidade do atendimento aos pacientes.

Tratamento

Na área de tratamento de saúde, as health techs têm transformado diversos processos a partir de tecnologias como a inteligência artificial, robótica, Big Data e nanotecnologia, por exemplo.

Uma das principais inovações na área é a possibilidade de cirurgias robóticas, nas quais robôs são controlados por médicos cirurgiões que podem ou não estar presentes no local da operação, garantindo mais precisão nos processos cirúrgicos.

Destaca-se também o uso de nanotecnologias para soluções de drug delivery, por exemplo, na qual os medicamentos usados em tratamentos conseguem chegar mais precisamente na região acometida.

Otimização de processos

Por fim, as inovações das startups em tecnologia também têm viabilizado a otimização de processos diversos na rotina hospitalar.

Um exemplo são os prontuários eletrônicos que concentram as informações do paciente em um único local de forma segura e com acesso ágil pela equipe médica. Tecnologias como o blockchain evitam erros e alterações no preenchimento das informações.

Outra solução é o reconhecimento por voz, como na plataforma Laudite. A tecnologia facilita a elaboração de laudos médicos sendo que os profissionais podem ditar seus achados para o software e evitar tarefas manuais de formatação, redação e revisão gramatical dos laudos.

Esse tipo de solução reduz o tempo demandado pelos especialistas em atividades repetitivas, garantindo mais tempo para um atendimento médico de excelência e dedicação aos pacientes. 

Portanto, entender o que é e quem são as health techs e as contribuições dessa área para os serviços de saúde é essencial para compreender as transformações promovidas no setor da saúde nos últimos anos.

Ver outros posts