Outubro Rosa: as inovações da radiologia na saúde da mulher

10 de outubro de 2020

Descubra as novidades que ajudam a saúde da mulher para prevenção e diagnósticos

A medicina vem se atualizando e inovando em uma velocidade muito grande. A internet, a tecnologia e a inteligência artificial são os pilares para essas inovações tão importantes e significativas. 

Os aperfeiçoamentos são gerais e a tecnologia é utilizada desde a realização de laudos médicos e atendimento, até nos exames e nos processos do dia a dia dos profissionais da saúde. 

No outubro rosa, o compartilhamento dessas inovações é focado na saúde da mulher e as possibilidades de tratamento e diagnóstico.

As campanhas realizadas pelo outubro rosa não são realizadas exclusivamente no Brasil. É um movimento internacional de conscientização e promoção de maior acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e redução da mortalidade pela doença. 

Muitos hospitais e clínicas focam seus esforços no décimo mês do ano para realizar eventos técnicos, debates e desenvolvimento de materiais explicativos e didáticos sobre o câncer de mama.

O movimento de prevenção começou em 1990 com a realização de um evento chamado “Corrida pela cura” em Nova Iorque, Estados Unidos. A intenção era angariar fundos para pesquisas e exames realizados pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. 

No Brasil, a primeira ação voltada para o tema aconteceu só em 2002, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista foi iluminado de rosa durante o dia, o que posteriormente daria o nome às ações. 

Entendendo o câncer de mama

Muito mais comum entre pessoas do sexo feminino, o tecido mamário também está presente no organismo masculino, representando apenas 1% do total de casos da doença. Estima-se que uma a cada 12 mulheres poderão desenvolver a doença até chegarem aos 90 anos, sendo mais comum entre 40 e 69 anos. 

A doença pode evoluir de formas distintas, às vezes a evolução é mais rápida e em outros casos ela pode ser bem mais lenta. A principal manifestação é um nódulo no seio que é bem parecido com um caroço. 

Mama avermelhada, inchaço, nódulos nas axilas ou no pescoço, alterações ou secreção nos mamilos também podem ser sintomas de manifestação do câncer de mama.

O diagnóstico e a prevenção

O autoexame periódico de toque e conhecer o próprio corpo são ótimas ações de diagnóstico precoce. O exame clínico deve ser realizado logo em seguida para realizar uma investigação mais profunda e com profissionais de saúde da mulher.

No entanto, o exame principal, pois tem a capacidade de diagnosticar a doença de forma bastante precoce e, com isso, permitir melhores resultados no tratamento, é a mamografia.

Sabia que 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados? Claro que nada relacionado às condições genéticas, mas é possível evitar alguns fatores cruciais de risco. 

Ações como evitar fumar após a menopausa, controlar o sobrepeso e evitar usar contraceptivos por muitos anos seguidos podem diminuir os riscos de desenvolver a doença. 

Exercícios físicos, boa alimentação e idas regulares ao médico são ótimos hábitos de prevenção não apenas para o câncer de mama e para a saúde da mulher, mas para toda e qualquer tipo de doença. Uma boa saúde é um conjunto de ações e cuidados que fazemos durante a vida.

As inovações da radiologia na saúde da mulher

Novas tecnologias servem para atualizar e melhorar a assertividade de técnicas médicas e radiológicas. Exames como os da tomossíntese (a tomografia das mamas) são profundamente influenciados pelas inovações tecnológicas. 

Atualizações como menores índices de radiação e imagens com uma resolução cada vez melhores garantem diagnósticos com alta precisão e eficiência. 

Em aparelhos mais modernos, as tomografias utilizam, inclusive, de dados tridimensionais e volumétricos extremamente sensíveis ao movimento, sendo possível registrar até os movimentos do coração enquanto o exame é feito.

Além de ser profundamente útil na saúde da mulher, as inovações da radiologia também permitem uma redução de custos nas etapas de diagnóstico e menos riscos à saúde geral, já que é sabido que a radiação possui efeitos colaterais. 

Outra questão relevante é a combinação de diferentes tecnologias em prol de um mesmo resultado. Toda ajuda é bem-vinda na hora de pensar em salvar vidas e na prevenção de doenças.

O Laudite e suas facilidades de diagnóstico

A plataforma do Laudite ajuda a otimizar ainda mais os processos de diagnóstico e realização de laudos de exames em todo o Brasil. O Outubro Rosa e a saúde da mulher estão intrinsecamente ligados aos nossos objetivos. 

É pensando na saúde das pessoas e no tempo gasto pelos médicos, radiologistas e profissionais da saúde que desenvolvemos uma plataforma intuitiva e didática.

Com o auxílio da inteligência artificial, de comandos de voz altamente sensíveis e atualizados, o Laudite é destaque entre as plataformas focadas à área da saúde. Com a utilização do conceito em nuvem, máscaras e autocorreção, os radiologistas podem passar menos tempo se preocupando em redigir laudos e mais em análises. 

Além de todas essas funcionalidades, o reconhecimento de voz utilizado pelo Laudite aceita inúmeros comandos especiais que facilitam muito todo o processo. 

É possível até fazer formatações e cálculos matemáticos na plataforma, por exemplo. Todas as particularidades do Laudite são pensadas para serem utilizadas na combinação de tecnologias tão importantes atualmente. 

Ver outros posts