Por que investir em laudos a distância?
Entenda os benefícios e o futuro da realização de laudos a distância
A telemedicina faz com que o acesso a recursos de qualidade e especialistas altamente qualificados seja maior e mais difuso na sociedade. Entendemos melhor a necessidade e importância da telemedicina, nos últimos meses, pela necessidade do isolamento social. Dentro do espectro do que é considerado telemedicina está a realização de laudos a distância, de consultas médicas por vídeo chamada e a teleducação de pacientes e profissionais da área da saúde.
As vantagens deste tipo de atendimento são diversas, passando pela transposição de obstáculos geográficos, socioeconômicos e culturais. Além disso, pacientes se expõem a um menor risco de infecções hospitalares, não precisam se deslocar com condições graves pela cidade e reduz o tempo de espera. A telemedicina é o futuro dos atendimentos médicos e a tendência é que cada hospital e clínica médica busque por treinamentos, adaptações e investimentos nestas tecnologias.
Para os médicos os benefícios são igualmente vantajosos, já que existe uma grande facilidade em atender pacientes de todo o território nacional, receber treinamentos e participar de palestras de aperfeiçoamento, além de otimizar todas as suas tarefas diárias. Quando pensamos nos laudos a distância, a importância da telemedicina parece ser ainda mais palpável e significativa. Vamos entender mais sobre os benefícios, vantagens e regulamentação a seguir:
Como são emitidos os laudos a distância
O laudo a distância nada mais é do que a possibilidade real de um médico radiologista remoto avaliar e elaborar laudos de exames por meio da telemedicina. Já dá para imaginar as inúmeras vantagens relacionadas a este tipo específico de facilidade, não é? Pois bem. O principal resultado deste tipo de avanço médico-científico foi o de levar atendimento de qualidade para regiões que não possuíam profissionais qualificados ou infraestrutura suficiente.
Após a realização dos exames pelo paciente, o radiologista analisa e elabora o laudo e, em seguida, pode disponibilizar os resultados do exame, compartilhar as imagens, diagnósticos e informações na plataforma de laudos a distância. O médico especializado que pediu os exames, então, interpreta todas as informações compartilhadas e pode dar continuidade ao atendimento do seu paciente. Quais são os benefícios desta função?
As vantagens e benefícios são notórios e amplamente difundidos. A rotina clínica foi profundamente influenciada pela telemedicina e todas as pessoas que participam dos processos médicos se beneficiam dos laudos a distância. Com benefícios a curto e longo prazo, implementar inovações tecnológicas em hospitais e procedimentos médicos não são mais uma tendência para o futuro, mas para o presente.
A redução de custos é frequentemente tida como um dos principais benefícios dos laudos a distância, já que consegue suprir a necessidade de impressões de documentos, o espaço de armazenamento de dados, resultados e informações de pacientes, além de conseguir reduzir a necessidade de funcionários que antes trabalhavam apenas para a entrega e auxilio de desenvolvimento de laudos impressos.
O aumento da produtividade também é um dos fatores positivos quando se trata da incorporação de tecnologia em clínicas e hospitais. Ao contar com radiologistas que não estão fisicamente no hospital ou clínica, o profissional está exposto a menos distrações e pode focar no estudo dos casos.. Não existe perda de informação ou qualidade de diagnósticos, pelo contrário.
A importância na elaboração do laudo
Empresas de laudo a distância, como por exemplo a Telelaudo, estão contanto com . a plataforma do Laudite, para oferecer eficiência para seus radiologistas no momento da elaboração dos laudos. Através do uso de reconhecimento de voz, comando de voz e inteligência artificial, o Laudite permite que o radiologista laude mais rápido e com mais qualidade. As inovações permitem que haja um armazenamento inteligente de palavras que são consideradas exclusivas do vocabulário médico. Isso otimiza ainda mais o dia a dia, já que além de automatizados, o comando de voz poupa possíveis erros de escrita ou interpretação. Com o Laudite é possível, inclusive, salvar máscaras de laudos, criar pastas de classificações e realizar o armazenamento automático do trabalho realizado.
Esta tecnologia dos laudos a distância já é regulamentada por lei?
Sim, tanto no Brasil como ao redor do mundo! Existe, inclusive, um órgão regulamentador de telemedicina nos Estados Unidos chamado Associação Americana de Telemedicina (ATA) que abrange os sérvios de laudos a distância. No Brasil, a telemedicina já é oficialmente reconhecida pelos conselhos de medicina, no caso dos laudos a distância, pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.
Ver outros posts