Retirada de exames online pode evitar a exposição ao coronavírus

26 de maio de 2021

A retirada de exames online e modernização do setor radiológico facilitam políticas de segurança contra a Covid-19. Conheça essas e outras boas práticas aqui!

A retirada de exames online já era uma opção em muitas clínicas, hospitais e centros de diagnóstico e tornou-se ainda mais comum devido à pandemia da Covid-19 desde março de 2020.

A opção promove benefícios aos profissionais de saúde, pacientes e familiares, além da facilitação de processos gerenciais. Saiba mais a seguir!

Como a retirada de exames online contribui no combate à Covid-19?

No modelo de retirada de exames online o paciente vai à clínica ou hospital para realização do exame radiológico, no entanto, não há necessidade de retornar para buscar o resultado, pois pode acessar digitalmente o laudo com as conclusões do radiologista sem sair de casa.

Com isso, é necessário apenas um deslocamento do paciente à clínica, uma vez que ele não precisa ir um segundo dia apenas para retirada do laudo.

A redução dos deslocamentos, especialmente em ambientes médicos, é uma prática fundamental para controle da pandemia da Covid-19 e redução da exposição dos pacientes ao coronavírus.

Dessa forma, a retirada de exames online pode ser encarada como uma política adicional das instituições de saúde para garantir maior proteção aos profissionais da saúde e pacientes.

O modelo também apresenta vantagens gerenciais, pois reduz gastos relacionados à impressão dos laudos e procedimentos de retirada local que ocupam espaço, congestionam o ambiente e demandam precauções.

Para os profissionais da saúde há redução dos contatos com os pacientes, o que é positivo considerando que tal demanda não é fundamental à assistência médica. 

Portanto, a retirada de exames online reduz a circulação nos centros de saúde, promove o distanciamento social para pacientes e profissionais da saúde e facilita os procedimentos internos de segurança contra a Covid-19.

Em contrapartida, também facilita o acesso do paciente ao resultado dos exames e ainda melhora a experiência dele com a instituição.

Como modernizar a área de radiologia da clínica?

Para obter os benefícios com a retirada de exames online e melhora das políticas de prevenção à Covid-19 na instituição é essencial que gestores invistam na modernização do setor radiológico. Conheça algumas boas práticas a seguir.

Radiologia digital

A radiologia digital consiste na modernização dos equipamentos do setor para que não seja mais necessária a impressão dos exames radiológicos em chapas.

Com a opção digital, a imagem radiológica captada pelo equipamento é automaticamente transferida para um sistema de computador, permitindo alterações na nitidez e contraste, melhorando a qualidade da imagem e facilitando o diagnóstico.

Além dessa facilitação dos processos, a prática economiza insumos, pois as chapas e substâncias químicas usadas deixam de ser necessárias, e gera benefícios ambientais no longo prazo.

Telerradiologia

A telerradiologia consiste na emissão de laudos radiológicos a distância, de forma que o exame realizado localmente é laudado por um radiologista da empresa parceira que pode estar em outra cidade ou estado.

Na telerradiologia os processos são digitais e o laudo médico é devolvido ao centro solicitante pelo sistema, já ficando disponível na versão digital que facilita a retirada de exames online

Software de radiologia e gestão

O uso de sistemas digitais na radiologia e gestão em saúde é indicado para otimização dos processos. No caso do setor radiológico, o RIS – Sistema de Informação em Radiologia – garante a produtividade e qualidade das práticas.

Ainda é possível adotar sistemas ERP de gestão hospitalar que permite o controle de diferentes processos como compra de insumos, gestão de recursos humanos, agendamentos, pagamentos, financeiro e outros.

Software de voz para laudo

Uma das inovações na área de radiologia é o software de voz para laudo, que consiste em um sistema que permite que o radiologista dite os achados enquanto o sistema faz a transcrição automaticamente, tornando a rotina do profissional mais produtiva.

Além desse recurso, o sistema inclui facilidades adicionais como gestão de laudos, máscaras preferidas, alternância de abas, salvamento automático, armazenamento na nuvem e outros.

4 cuidados de clínicas e hospitais para reduzir a exposição ao coronavírus

A modernização do setor de radiologia com a adesão aos sistemas digitais e opção de retirada de exames online é fundamental para reduzir a exposição ao coronavírus, mas outras práticas também são importantes, como:

  • viabilizar, quando possível, a prestação de serviços a distância por meio da telemedicina, permitindo o  home office aos profissionais administrativos e em funções que podem ser desempenhadas à distância;
  • definir procedimentos e políticas seguras para recepção e atendimento aos pacientes;
  • conscientizar equipes e pacientes sobre a importância dos cuidados preventivos como distanciamento social, uso de máscara e higienização frequente das mãos;
  • disponibilizar uma infraestrutura favorável como com sinais no chão indicando o distanciamento mínimo, álcool em gel em pontos de circulação e limites de ocupação.

A união de políticas que reduzem a exposição da equipe ao coronavírus com a adoção de práticas modernas no setor de radiologia, como a retirada de exames online é essencial para contribuir no combate à pandemia da Covid-19.

Ver outros posts