Tecnologias que aumentam a eficiência na redação de laudos médicos – Laudite
Entenda a importância da tecnologia para os laudos médicos.
A tecnologia tem sido uma importante aliada à melhor prestação de serviços médicos, sendo que o emprego de inovações na redação de laudos tem garantido eficiência e qualidade nessa área.
Os laudos médicos são indispensáveis para a precisão do diagnóstico que se reflete em tratamentos mais oportunos às necessidades dos pacientes.
Portanto, a utilização de tecnologias na saúde e, em especial, à medicina diagnóstica tem contribuído para qualidade do suporte médico especializado.
Quais são as inovações na redação de laudos médicos?
A digitalização da saúde é um processo já estabelecido e que foi o ponto de partida para uma profunda transformação na Medicina para aumentar a eficiência, qualidade e confiabilidade das práticas.
A partir da revolução tecnológica e do avanço contínuo das soluções, mais inovações na redação de laudos médicos têm surgido e aprimorado as atividades relacionadas ao diagnóstico.
Sistemas integrados
Os sistemas integrados são tecnologias já estabelecidas que melhoraram a organização e fluxo de processos em clínicas, impactando positivamente o trabalho dos especialistas.
A radiologia foi uma das especialidades mais beneficiadas com sistemas integrados como o Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens ou PACS e o Sistema de Informação em Radiologia ou RIS.
O PACS é o sistema que armazena de forma centralizada todos os exames de imagem da clínica, enquanto o RIS é um sistema que reúne todas as informações, como agendamentos, cadastros e outros.
Computação em nuvem
A computação em nuvem é uma tecnologia que tem se estabelecido no setor de saúde nos últimos anos devido aos seus benefícios em termos de praticidade, eficiência e segurança.
Com a computação na nuvem os dados dos sistemas ficam armazenados em Data Centers remotos. Isso facilita o acesso aos dados de diferentes pontos geográficos ao mesmo tempo, o que aumenta a segurança da informação.
É por meio dessa tecnologia que, por exemplo, os pacientes podem acessar de casa ou até do celular os resultados dos laudos médicos.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia emergente, mas com um elevado potencial na área da saúde, que já tem usufruído de diversas inovações no dia a dia.
Especificamente para redação de laudos médicos, os médicos podem contar com sistemas dotados de IA para tarefas como formatação dos documentos, revisão inteligente e até sugestões visando tornar o texto mais claro, preciso e informativo para pacientes e colegas de profissão.
Na radiologia, softwares com Inteligência Artificial também já começam a ser usados para analisar exames a fim de contribuir com a avaliação médica especializada, fornecendo diagnósticos mais precisos.
Reconhecimento de voz
O reconhecimento de voz é uma tecnologia derivada da Inteligência Artificial, mais especificamente dos avanços na área de Processamento de Linguagem Natural (PLN).
O PLN é o ramo da IA que permite que a máquina compreenda a linguagem humana, de forma a viabilizar soluções como a transcrição automatizada de áudio e o ditado em tempo real.
Nos sistemas mais avançados para redação de laudos médicos, o especialista pode ditar os achados nos exames e o software faz a transcrição automatizada em tempo real.
A solução garante aumento da produtividade dos profissionais, uma vez que o ditado é uma opção mais ágil que a digitação.
As inovações na redação de laudos ainda se complementam, como o Laudite que fornece uma importante funcionalidade de reconhecimento de Voz e vem transformando a maneira como os profissionais de saúde emitem laudos médicos. Essa inovação permite a transcrição automática do discurso do médico em texto escrito, economizando tempo e aprimorando a eficiência na documentação de informações clínicas.
Saiba mais como funciona a tecnologia de reconhecimento de voz 2.0 do Laudite.
Ver outros posts