Variações dos Campos de Edição #
Campos de Edição podem variar das seguintes formas
- Com texto ou sem texto
- Padrão, Facultativo ou de Revisão Obrigatória
Campos com texto e sem texto #
Um Campo de Edição pode ser incorporado em sua máscara com ou sem texto em seu interior. Por exemplo:
- Campo de edição padrão sem texto:
- “Volume do ovário direito: [<>].
- Campo de edição padrão com texto:
- “Fígado com morfologia e dimensões normais. [<Não há evidências de lesões focais>].
No caso de campos com texto, você pode deixá-los como estão e os caracteres “[<” e “>]” presentes no início e no final da frase serão deletados ao finalizar o laudo, preservando somente o conteúdo da frase no destino final.
Tipos de Campos de Edição #
Existem três tipos de Campos de Edição
- [<Padrão>]
- Em campos do tipo Padrão com texto a frase padrão do campo é automaticamente inserida quando o laudo é finalizado
- [<Facultativo>?]
- Em campos do tipo Facultativo com texto a frase padrão do campo é automaticamente excluída quando o laudo é finalizado
- [<Revisão Obrigatória>!]
- Campos do tipo Revisão obrigatória são como campos do tipo Padrão, porém impedem a finalização do laudo até que ele seja preenchido, incluído ou excluído.
Quando usar cada tipo de Campo de Edição #
Campos de Edição Padrão #
É comum que tenhamos que preencher informações intrínsecas ao tipo de exame, como uso de contraste, medidas e indicação clínica e outras informações que fazem parte do tipo de exame que estamos laudando. São informações que temos que preencher ou alterar para cada laudo dado.
Preencher manualmente várias informações, no entanto, pode tomar bastante tempo. É aí que está o benefício em utiliza Campos de Edição Padrão, pois nos permite ir direto para tais pontos e já preencher os dados necessários.
Ex.: [<>] x [<>] x [<>]
Também podemos utilizar um campo em uma palavra ou frase do modelo que alteramos com alguma frequência, mas nem sempre, como a frase que relata a presença ou ausência de contraste.
Ex.: imagens obtidas [<antes e após>] a administração intravenosa de meio de contraste iodado.
No caso acima, quando houver contraste, basta navegar até o campo e ditar ou digitar a palavra “sem”.
Você também pode demarcar uma frase que costuma, por vezes, remover do seu laudo.
Assim, sempre que quiser deletar a frase, basta navegar até o campo e deletá-lo dizendo “deletar texto” ou pressionando a tecla del.
Campos de Edição Facultativos #
Algumas vezes gostamos de colocar, já na máscara, frases patológicas muito comuns, por exemplo, “retificação da coluna lombar”, “focos de hipersinal em T2 relacionados microangiopatia”
Mas remover manualmente essas frases patológicas quando nos deparamos com exames completamente normais é muito demorado.
Para essas situações temos os Campos de Edição Facultativos.
Para transformar um campo de edição em facultativo temos de adicionar dentro do delimitador final uma interrogação.
Ex.: [pode ter um título<algum texto padrão>?]
Neste tipo de Campo de Edição, se clicarmos no botão de gerar texto final (CTRL + ALT + C) todo o campo de busca será removido (inclusive o seu texto padrão, se houver).
Para preservar a frase no relatório final você pode navegar até o campo utilizando o comando “próximo campo”, e para incluí-lo, utilizar o comando “incluir campo”. Caso você prefira utilizar o teclado basta remover a interrogação daqueles Campos de Edição Facultativos que são pertinentes no exame atual.
Campo de Edição de Revisão Obrigatória #
Os Campos de Edição de Revisão Obrigatória além de permitirem uma rápida navegação pode ainda ser usado para chamar a atenção do usuário para revisar obrigatoriamente, a cada laudo, uma frase específica da nossa máscara.
Bons exemplos destas situações seriam a frase da vesícula biliar, ou sobre o contraste das máscaras. Locais que sempre temos que revisar com muito cuidado para evitar erros.
Para essas situações temos os Campos de Edição de Revisão Obrigatória.
Para adicionar um campo de edição revisão temos de adicionar dentro do delimitador final uma exclamação.
Ex.: [pode ter um título<algum texto padrão>!]
Para preservar a frase no relatório final você pode navegar até o campo utilizando o comando “próximo campo”, e para incluí-lo, utilizar o comando “incluir campo”. Caso você prefira utilizar o teclado basta remover a exclamação daqueles Campos de Edição obrigatório que são pertinentes no exame atual.
Se não for removida a exclamação do campo de busca, ao clicar em “gerar texto final”, o usuário receberá um aviso que ainda há frases a revisar não copiando o texto no clipboard até que remova todas as exclamações dos Campos de Edição de revisão.