8 dicas para estruturar sua clínica em 2022

8 dicas para estruturar sua clínica em 2022

20 de dezembro de 2021

A reestruturação da clínica médica pensando em 2022 deve começar já no início do novo ano, visando a modernização e a otimização por meio de diferentes estratégias, como revisão dos processos e implementação de novas ferramentas – como o software de reconhecimento de voz para laudo.

A definição de quais as práticas mais acertadas sempre vai depender de uma avaliação personalizada sobre o contexto atual da clínica, incluindo as forças e fraquezas da operação atual.

A seguir, conheça 8 práticas que podem contribuir na estruturação da clínica médica pensando em mais resultados para 2022.

1. Modernização das ferramentas

Um primeiro passo é considerar a atualização e modernização das ferramentas operacionais da clínica, tanto do ponto de vista gerencial como no de atendimento.

Um exemplo é a implementação de um software de gestão médica visando a integração e centralização dos processos gerenciais relacionados a compras, pagamentos, financeiro, recursos humanos e atendimento.

Outro exemplo, mais focado na experiência do paciente, é investir em melhores equipamentos para exames médicos, como modernizar os aparelhos radiológicos.

2. Revisão dos processos

Muitas clínicas médicas não se debruçam sobre a reestruturação dos processos como ocorre em outros segmentos, mas essa ausência pode comprometer a qualidade e eficiência do atendimento.

Estruturar fluxos de trabalho otimizados promove uma série de benefícios aos pacientes e profissionais, como:

  • protocolos transparentes, claros e objetivos;
  • redução dos gargalos operacionais;
  • diminuição dos erros;
  • agilidade no atendimento;
  • padronização da assistência médica e atendimento;
  • redução do desperdício de insumos.

Apenas essa prática é capaz de transformar a operação da clínica, tornando-a mais ágil, eficiente e econômica.

3. Ampliação e/ou otimização dos serviços

Uma avaliação que deve ser realizada periodicamente pelos gestores é quanto aos serviços oferecidos na clínica médica.

Como resultado da análise podem ser identificadas duas oportunidades: a otimização e melhora dos serviços prestados ou mesmo a ampliação destes.

Um exemplo de melhora é a modernização de equipamentos de radiologia tradicional para radiologia digital, garantindo um serviço de maior qualidade aos pacientes.

Já no que se refere à ampliação, é possível aumentar a variedade de exames realizados quando se observa que esse investimento está alinhado com os objetivos da clínica e demandas dos pacientes.

4. Treinamento das equipes

O início de ano é um ótimo momento para investir no aperfeiçoamento e qualificação das equipes por meio de treinamentos.

A humanização do atendimento em saúde, por exemplo, é uma tendência, mas muitas clínicas não adequam seus processos e qualificam suas equipes para esse tipo de assistência.

A qualificação periódica da equipe é importante para desenvolver habilidades, informar sobre protocolos e processos e também despertar o senso de pertencimento e cultura organizacional.

5. Trabalho híbrido

Uma tendência em diferentes segmentos para 2022 é o trabalho híbrido, alternando dias no escritório e em home office.

Na saúde essa também é uma possibilidade, especialmente em tarefas administrativas, mas não apenas.

O trabalho híbrido contribui na motivação dos profissionais e está alinhado às novas perspectivas do mercado de trabalho.

Até mesmo os médicos podem adotar ao trabalho híbrido realizando em casa tarefas de teleatendimento, emissão de laudos e outras.

6. Jornada do paciente e relacionamento

Uma das tendências em todos os segmentos é ampliar o foco na experiência do cliente. No caso da saúde, a jornada do paciente é colocada no centro das decisões e práticas.

Isso significa prestar um atendimento mais qualificado e satisfatório, respeitando as individualidades.

No quesito relacionamento, uma oportunidade às clínicas médicas é investir em estratégias de retenção e fidelização de clientes, como por meio do aprimoramento do atendimento, canais digitais e estratégia de marketing médico.

7. Comunicação interna

Uma área pouco falada nas instituições médicas é quanto à comunicação interna. Isso significa ter um olhar atento às necessidades e experiência dos colaboradores.

A comunicação interna é uma facilitadora da abertura de diálogo com as equipes, entendendo melhor suas perspectivas, expectativas e anseios em relação ao aspecto profissional.

Ela também abre uma oportunidade para mapear e reformular processos a partir da perspectiva de quem está atuando na linha de frente da clínica e tem mais clareza sobre as falhas e limitações das práticas atuais.

Por fim, a comunicação interna é importante na promoção dos valores da clínica médica, viabilizando que eles sejam incutidos no dia a dia das atividades.

8. Software de voz para laudo

Por fim, uma estratégia para estruturação da clínica médica é investir em ferramentas que facilitem a rotina dos profissionais, como o software de voz para laudo.

Um exemplo é o Laudite, um software de voz para laudo que permite ditar os achados no exame radiológico sendo que o conteúdo é transcrito automaticamente pela ferramenta que dispõe de reconhecimento de voz inteligente.

Com recursos adicionais, como alocação na nuvem, autossave, máscaras e frases favoritas, comandos de voz e indicador de erros previsíveis, a ferramenta promove uma experiência mais satisfatória aos profissionais.

A reestruturação da clínica médica para 2022, portanto, pode basear-se em práticas distintas e complementares, de acordo com as necessidades mapeadas pelos gestores e as oportunidades identificadas para o crescimento e consolidação.

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