O que é a emissão de laudos na telemedicina?

30 de setembro de 2021

A telemedicina é regulamentada no Brasil desde 2002, sendo definida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como o exercício da Medicina por meio de tecnologias da informação e comunicação (TIC).

São diversos usos da telemedicina com suporte do aparato tecnológico, incluindo práticas de assistência, educação e pesquisa. 

A telerradiologia, que consiste na emissão de laudos a distância, consiste em uma das práticas que fazem parte da telemedicina. Entenda melhor a seguir! 

O que é e como é feita a emissão de laudos na telemedicina?

Um dos objetivos centrais da telemedicina é viabilizar o acesso aos serviços de saúde em situações nas quais a distância ou infraestrutura da localidade geográfica consistem em fatores que comprometem a universalização do acesso.

A emissão de laudos na telemedicina visa atender justamente essa necessidade no que diz respeito aos exames radiológicos.

A execução do exame radiológico é realizada pelo técnico em radiologia, um profissional qualificado para operar os equipamentos de raios-x, mamografia, tomografia e ressonância magnética, por exemplo.

Já a interpretação do exame radiológico deve ser realizada por um médico radiologista, no entanto, a distribuição de profissionais especializados no país é mais crítica, com muitas áreas sem cobertura ou com baixa concentração de radiologistas em relação ao tamanho da população.

A emissão de laudos na telemedicina, que consiste na telerradiologia, visa atender justamente essa necessidade, uma vez que os exames são realizados localmente, na região de residência do paciente, mas o laudo é emitido à distância pelo médico radiologista.

Portanto, a emissão de laudos a distância na telemedicina é uma prática que atende às necessidades do paciente e da equipe médica no que se refere à assistência em saúde.

Todos os processos são digitais, o que demanda uma infraestrutura tecnológica apropriada em clínicas e hospitais, como equipamentos de radiologia digital, computadores, acesso à internet e softwares, como de gestão em saúde e de radiologia. 

Como otimizar as práticas da telerradiologia?

Além de conhecer o que é a emissão de laudos na telemedicina, ampliando o acesso aos serviços especializados mesmo em regiões isoladas, é fundamental que os gestores saibam como otimizar as práticas da telerradiologia.

Tecnologias associadas

Como visto, o próprio exercício da telerradiologia demanda que haja uma infraestrutura de tecnologia na instituição de saúde.

Algumas opções modernas que viabilizam os serviços de telemedicina ao mesmo em tempo que reduzem custos e otimizam processos incluem:

  • computação em nuvem: consiste na alocação em servidores externos alugados dos dados da instituição, reduzindo a necessidade de servidores internos que são mais custosos e com riscos aumentados de perda de dados. Além disso, facilita a mobilidade e flexibilidade das operações devido o acesso remoto e aumenta a segurança digital;
  • sistema PACS: o Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagem é um software que dinamiza das operações da área de radiologia ao facilitar a troca de informações entre equipes, departamentos e instituições e viabilizar um armazenamento seguro;
  • sistemas RIS: o Sistema de Informação em Radiologia é uma opção de software com funcionalidades diversas para organizar os processos da área, incluindo agendamentos, recepção, entrega de laudos e outros.

Portanto, o investimento em tecnologias modernas pode tornar a operação da radiologia mais eficiente e dinâmica, contribuindo também na otimização das atividades relacionadas à emissão de laudos a distância.

Software de voz para laudo

O software de voz para laudo Laudite é uma opção para potencializar os resultados da área de radiologia da instituição.

A tecnologia de reconhecimento de voz permite ditar os achados nos exames radiológicos, facilitando a emissão do laudo. Além disso, as funcionalidades adicionais, como revisão, salvamento automático, hospedagem na nuvem, máscaras favoritas e outras torna o trabalho mais ágil.

Dessa forma, o software de voz para laudo beneficia o radiologista, aumentando a produtividade e facilitando as atividades de emissão de laudos na telemedicina, como gera vantagens operacionais à instituição de saúde.

A praticidade na emissão dos laudos também resulta em bem-estar e qualidade de vida ao profissional, influenciando sua motivação.

Processos transparentes e objetivos

Para potencializar os resultados da clínica com o uso de tecnologias e do software de voz para laudo é essencial estabelecer processos transparentes, claros e objetivos.

Esse aspecto faz com que os fluxos operacionais da instituição sejam reconhecidos pelas equipes, melhorando a tomada de decisão e contribuindo na agilidade e assertividade das práticas.

Associada ao treinamento das equipes, a definição de bons fluxos operacionais e protocolos contribui na satisfação dos profissionais e também dos pacientes, gerando resultados de curto, médio e longo prazo.

Portanto, a emissão de laudos na telemedicina proporciona uma série de benefícios às instituições de saúde, pacientes e equipe médica, devendo ser associada a boas práticas que potencializam os resultados alcançados.

Ver outros posts