8 dicas para otimizar o uso do iOS no hospital ou clínica

10 de novembro de 2022

A preferência pelo iOS no hospital ou clínica é comum entre profissionais. Conheça os melhores recursos para otimizar tarefas no dia a dia:

O uso do iOS no hospital ou clínica é muito comum, visto que muitos profissionais de saúde optam por aparelhos da marca Apple devido às vantagens relacionadas à segurança e eficiência operacional.

Apesar de serem bons equipamentos, conhecer estratégias para otimizar o uso com foco na área da saúde é indispensável para maior facilidade no dia a dia.

Conheça a seguir dicas para otimizar o uso do iOS no hospital ou clínica tendo como foco as funcionalidades voltadas à área da saúde.

Como otimizar o uso do iOS no hospital ou clínica?

O iOS, sistema operacional utilizado nos iPhones, celulares da Apple, já tem algumas facilidades intrínsecas, como segurança e operabilidade.

Ainda assim, é possível ter uma experiência de uso ainda mais satisfatória quando incorporadas às 8 dicas que selecionamos a seguir. Confira! 

1. Bloqueio de tela

Para médicos que utilizam o celular na prática diária, o bloqueio automático da tela a cada 30 segundos (configuração padrão) pode ser pouco funcional.

Para tornar o uso mais fluído durante o atendimento é possível alterar o tempo de bloqueio em Configurações > Tela e brilho > Bloqueio automático.

A Apple disponibiliza intervalos de 30 segundos a 5 minutos ou nunca, podendo personalizar as suas necessidades de uso.

2. Uso do cursor 

Para quem precisa acessar documentos ou escrever textos usando o iPhone ou iPad, a tela é um pouco incômoda, dificultando ações como selecionar texto ou direcionar o cursor no ponto certo.

As atualizações do iOS 12 amenizaram esse problema com a opção de usar a barra de espaço para mover o cursor.

Portanto, manter o aparelho atualizado é importante para segurança e também melhor experiência de uso.

3. Integração Mac e iPhone

A integração entre dispositivos é uma das vantagens de usar equipamentos de uma mesma fabricante.

No caso da Apple, a integração ocorre por meio do recurso Handoff que permite copiar um texto e colá-lo diretamente em outro dispositivo entre Mac, iPhone, iPad ou Apple Watch.

Para usar o recurso é preciso ativar o recurso em ambos os dispositivos acessando Configurações> Geral> AirPlay e Handoff e ativar o Handoff.

A funcionalidade permite que uma nota iniciada em um dispositivo, por exemplo, seja concluída em outra sem ruídos na transferência de dados.

Além disso, quando o mesmo aplicativo está instalado nos dois dispositivos é possível alternar entre eles para conclusão da tarefa pretendida. 

4. Widgets do iPhone

Por meio dos widgets é possível criar atalhos e organizar os aplicativos mais utilizados, o que garante a otimização do uso do iOS no hospital ou clínica.

Com o recurso também é viável configurar os apps exibidos de acordo com o período do dia, garantindo praticidade quando estiver usando o iPhone a trabalho ou de forma recreativa.

5. Modo foco

Apesar das facilidades de usar o iOS no hospital ou clínica para otimizar as tarefas, por vezes, é melhor usar menos os dispositivos, o que também pode ser um desafio.

Nesse sentido, é possível configurar o modo foco para reduzir o uso do iPhone ao silenciar chamadas e notificações em determinados períodos.

Ao configurar de forma personalizada pode-se selecionar os contatos e aplicativos que terão as notificações permitidas. 

Com o ativar automaticamente, por sua vez, é possível definir os horários nos quais a configuração é válida, aumentando a praticidade do dia a dia. 

6. Desbloqueio com uso de máscara

A partir das atualizações do iOS 15 torna-se possível usar o Face ID, para desbloqueio da tela, com máscara.

Para tal é preciso configurar a função em Configurações > Face ID e senha e ativar o recurso. Na mesma aba há a opção para usar o reconhecimento facial com óculos, não precisando retirar o acessório para acessar o aparelho.

7. Conheça o ResearchKit

O ResearchKit é uma das ferramentas desenvolvidas pela própria Apple para facilitar algumas atividades realizadas com o iOS no hospital ou clínica.

São diversos recursos desenvolvidos especificamente para área da saúde como facilitação na coleta de assinatura para consentimento, questionários digitais, testes visuais e auditivos, entre outros.

8. Recorra ao CareKit para suporte ao paciente

Também desenvolvido pela Apple, o CareKit permite que o médico tenha acesso fácil, rápido e diário às informações de saúde coletadas por meio de dispositivos com iOS, como o Apple Watch.

Além disso, a ferramenta permite monitorar sintomas, acompanhar planos de cuidados e ter canais de comunicação com o paciente.

Esses diversos recursos fazem com que a prática médica com o iOS no hospital ou clínica possa ser otimizada de acordo com as necessidades profissionais e também melhora a assistência aos pacientes

Ver outros posts