Como aumentar a qualidade dos seus laudos?
Conheça algumas práticas que ajudam a aumentar a qualidade dos laudos médicos e ferramentas que otimizam o tempo do profissional
A qualidade dos laudos médicos é fundamental para um correto diagnóstico do paciente e, consequentemente, encaminhamento para o tratamento adequado.
Dessa forma, tanto médicos quanto gestores precisam estar comprometidos com práticas e ferramentas que viabilizem essa melhora dos laudos emitidos.
5 dicas para aumentar a qualidade dos laudos
Os laudos médicos são documentos relevantes e que poderão ser consultados por muitos anos, pois não indicam apenas quadro do paciente momentaneamente, mas também a evolução ou regressão de uma patologia.
Com isso, a qualidade dos laudos é fundamental não apenas de imediato, mas para preservação das informações médicas essenciais no longo prazo.
A seguir confira alguns passos para otimizar a tarefa de emissão dos laudos, mas ainda para garantir a qualidade desse documento.
1. Insira primeiro as informações de identificação
Todo laudo médico deve conter algumas informações básicas no cabeçalho, como nome, idade, gênero do paciente, médico/instituição solicitante e tipo de exame realizado.
A recomendação é que essas informações sejam as primeiras a serem adicionadas para garantir a identificação e qualidade dos laudos.
Outra vantagem dessa prática é que, caso seja interrompido, o profissional pode retomar o laudo posteriormente, tendo clareza da identificação o que, se viesse por último, inviabilizaria essa retomada da atividade.
2. Saiba o contexto do paciente
É indispensável que o médico tenha acesso à solicitação do exame para que possa acessar as informações acerca do contexto do paciente no momento da emissão do laudo.
Informações relevantes incluem idade do paciente, histórico relacionado à queixa atual e sintomas apresentados.
3. Tenha máscaras para diferentes tipos de exames e instituições
É muito comum, especialmente entre médicos radiologistas, que os profissionais atuem com diferentes exames radiológicos e instituições solicitantes.
Cada exame demanda um tipo de análise e exposição das informações, bem como essas podem variar de acordo com a instituição solicitante.
Dessa forma, é produtivo que o médico tenha as diferentes máscaras dos exames radiológicos à disposição, de forma a poder adicionar as informações corretas conforme a solicitação.
4. Revise e formate o conteúdo
Uma etapa trabalhosa e que acaba reduzindo a produtividade do profissional é a revisão e formatação do conteúdo visando corrigir erros de digitação ou pontuação, destacar blocos de informações do exame e criar um encadeamento lógico do que se é apresentado.
Apesar de trabalhosa, entretanto, essa etapa é fundamental à qualidade do laudo.
Nesse sentido, uma forma de otimizar a tarefa e garantir a qualidade dos laudos é ter uma modelo padronizado a ser seguido.
5. Utilize um software de voz para laudo
Atualmente, uma das tecnologias que mais contribuem na emissão de laudos é o software de voz para laudo.
Essa solução permite que o conteúdo do laudo seja ditado em vez de digitado, sendo uma tarefa até três vezes mais rápida.
Além disso, o software de voz pode ter funcionalidades adicionais que facilitam a rotina do radiologista, como biblioteca de máscaras, atalho para frases mais usadas, revisão e formatação automáticas e outros recursos.
O Laudite dispõe de todas essas funções e outras que além de garantir maior qualidade dos laudos, vão facilitar o dia a dia do profissional. Conheça o Laudite aqui!
Ver outros posts