Radiologia odontológica: tudo que você precisa saber
A radiologia odontológica é um campo de oportunidade para atuação do radiologista, sendo uma opção de especialização para o dentista.
Existem diversas oportunidades profissionais no ramo da radiologia odontológica, mas os tipos e conteúdos trabalhados nesse campo ainda são menos conhecidos.
A seguir, saiba o que é a radiologia odontológica, quais os tipos, conteúdos abordados e também como é esse mercado de trabalho para o radiologista.
O que é a radiologia odontológica?
A radiologia inclui um vasto campo de atuação que vai para além da prática médica em si. Apesar de a radiologia clínica e hospitalar ser a mais conhecida, também é possível se especializar em radiologia industrial, de portos e aeroportos, forense e outras.
Além dessas, também tem a radiologia veterinária e a odontológica, dois ramos com elevado potencial.
A radiologia odontológica consiste em uma área que capacita o dentista radiologista a atuar na área da odontologia, focada na estrutura maxilar e dentária dos pacientes.
Essa área contribui no diagnóstico de condições da mandíbula e arcada dentária, viabilizando o tratamento, acompanhamento e planejamento cirúrgico.
A obtenção de imagens e emissão de laudos odontológicos pode ser focada em diferentes especialidades, como:
- cirurgia bucomaxilofacial: consiste na área focada no diagnóstico de lesões, fraturas ósseas, alterações nervosas e cartilaginosas do maxilar, estrutura óssea e dentária, incluindo dentes que não nasceram e que podem demandar extração, o que ocorre frequentemente com o siso;
- ortodontia: focada na estrutura geral da arcada dentária do paciente, visando a definição de tratamentos, incluindo o uso de aparelho ortodôntico para correção de problemas dentários e mandibulares, como mordida torta;
- implantodontia: tem foco na colocação de próteses dentárias, tanto removíveis quanto fixas, permitindo a análise da condição óssea para verificar a necessidade de enxerto, por exemplo;
- periodontia: área focada nas estruturas ósseas da mandíbula e arcada do paciente para estabelecer qual a melhor abordagem de tratamento, inclusive podendo recorrer à cirurgia.
Além das diferentes especialidades as quais a radiologia odontológica pode se voltar, também são diferentes tipos de exames radiológicos que contribuem no diagnóstico, monitoramento e tratamento na área:
- foco na documentação, que pode ser ortodôntica, ortopédica, para implantes ou próteses;
- foco na radiografia que pode ser interproximal, panorâmica e periapical;
- tomografia, que pode que ser focada na articulação das têmporas e mandíbula (ATM), endodontia, próteses, implantes e ortodontia;
- tridimensional, que utiliza imagens em 3D para maior detalhamento da estrutura dentária do paciente.
A definição do campo de atuação específico depende diretamente do objetivo profissional do radiologista, as oportunidades do mercado de trabalho local e as áreas de interesse.
Quais os conteúdos da especialização em radiologia odontológica?
Na especialização em radiologia odontológica voltada a dentistas radiologistas, os profissionais vão aprender conteúdos diversos que contribuam na sua prática profissional, como:
- anatomia;
- radiografia com contraste;
- física das radiações;
- legislação radiológica;
- biossegurança;
- princípios de interpretação radiográfica;
- fotografia em odontologia;
- articulação das têmporas e mandíbula;
- cavidade oral;
- cistos odontológicos e não odontológicos;
- processamento de imagens convencionais e digitais;
- ressonância magnética;
- tomografia computadorizada;
- ultrassonografia;
- técnicas radiológicas.
Portanto, são três pilares centrais, o focado na abordagem técnica, o focado na saúde e anatomia e o focado em questões legais das atividades radiológicas.
Um bom profissional deve ter conhecimento sobre esses campos para o desenvolvimento das práticas diárias no mercado de trabalho.
Como é o mercado de trabalho do radiologista?
O mercado de trabalho na radiologia apresenta grande potencial de desenvolvimento e consolidação.
Para radiologistas especializados em odontologia existem algumas possibilidades de atuação, como clínicas especializadas, atendendo a demanda de vários dentistas e pacientes, em clínicas radiológicas que fornecem exames odontológicos e também na telerradiologia.
Atualmente, a telerradiologia apresenta-se como uma tendência na área da saúde, incluindo a odontológica, devido reunir demandas de várias instituições localizadas em todo o país.
Por meio desse serviço, o radiologista especializado em odontologia pode atuar em home office atendendo as demandas dessa especialidade que surgem de diferentes locais.
A gestão operacional nesses casos é simplificada, pois todas as demandas e comunicações são feitas por um sistema que centraliza as atividades.
Outro diferencial é que a empresa de telerradiologia pode fornecer uma estrutura de trabalho mais completa do que uma clínica, incluindo o software de voz para laudo que contribui na tarefa de emissão de laudos radiológicos em geral, incluindo os odontológicos.
Dessa forma, o profissional interessado em radiologia odontológica pode investir nessa especialização com a possibilidade de uma carreira sólida e com oportunidades profissionais diversas.
Ver outros posts